Como é uma oliveira
A útil e bela oliveira cresce como uma pequena árvore ou arbusto grande com folhas oblongas, pálidas e verde-prateadas medindo 1 1/2 a 4 polegadas (4 a 11 cm) de comprimento. As folhas ficam na árvore o ano todo.
O tronco dessas árvores muitas vezes se torna rosnado e torcido em formas interessantes à medida que a árvore envelhece, e essas árvores podem viver por um longo tempo surpreendente, com os espécimes vivos mais antigos tendo milhares de anos de idade e ainda produzindo frutas comestíveis.
A maioria dos tipos de oliveiras crescem até uma altura final de cerca de 7,6 metros, embora alguns cheguem a 15,25 metros, e algumas cultivares ficam mais altas que outras. Há também algumas cultivares semi-anãs que crescem a uma altura final de cerca de 4,6 metros, incluindo:
- Arbequina
- Arbosana
- Maurino
A altura final de uma oliveira também é afetada pela qualidade do solo onde é plantada e quanta água recebe.
Flores e Frutas da Oliveira
Na primavera, as oliveiras florescem, produzindo pequenos grupos brancos de flores com uma aparência de penas e contendo dez calyx e dois estamens. As flores aparecem em aglomerados chamados racemes, crescendo fora dos axils das folhas.
A maioria das variedades de oliva são auto-férteis, o que significa que as flores podem polinizar-se, embora ao cultivar azeitonas, uma melhor produção de frutas é frequentemente alcançada quando há diferentes cultivares plantadas perto uma da outra.
As flores polinizados transformam-se em frutas de oliva que tem aproximadamente 1/2 a 1 polegada (1,25 a 2,5 cm) de comprimento, contendo um único e pequeno poço. A fruta começa de cor verde e, em seguida, lentamente fica verde-amarela, em seguida, roxo escuro ou preto à medida que amadurece.
A colheita de frutas de oliva acontece entre outubro e dezembro, dependendo se a fruta será curada como azeitonas verdes ou pretas ou usadas para óleo. Frutas colhidas no final da estação são geralmente as utilizadas para o óleo porque as frutas produzem mais teor de óleo à medida que se desenvolvem.
Zonas de plantio para Oliveiras
As oliveiras, nativas das partes mais quentes da Europa e do Oriente Próximo, prosperam nas zonas de plantio do USDA de 8 a 11. Esses climas temperados têm invernos amenos, com temperaturas acima de 20ºF (-6,6C) e meses secos e quentes de verão. No entanto, as oliveiras precisam de rega regular durante o verão.