Como plantar cupuaçu passo a passo!
Cupuaçu é o fruto do Cupuaçuzeiro, árvore típica da selva amazônica brasileira, que também pode ser conhecida como Cupuaçueiro ou Cupu.
O Cupu – tratarei por este nome por motivos óbvios – é uma árvore que pode atingir até 15 metros de altura, suas flores nascem do tronco, são muito belas, vistosas e com cores e tons que variam do vermelho ao amarelado.
A árvore parece-se muito com o cacau, afinal, ambas são do mesmo gênero; seus frutos também são semelhantes: o cupuaçu pode medir até 20 cm e pesar um quilo, possui polpa ácida e aromada.
Passos a seguir:
- Fertilidade relativa no solo;
- Temperaturas medianas, entre os 18 e 30ºC.
- Controle de ervas daninhas que desgastam os nutrientes da terra.
- Adubagem, compostagem; realizada no momento de transplante – lembre-se também, de adicionar um pouco de areia de rio, se possível, no fundo da cova;
- A cova deve ter 40 x 40 x 40, o espaço deve ser preenchido com terra, compostagem/adubo e areia (4 centímetros de areia no final da cova bastam para proporcionar fluidez e neutralidade à cova).
- Umidade e boa fluidez, para que a terra não fique encharcada, mas ao mesmo tempo possa manter certa umidade;
Está aí uma duvida recorrente ao cultivo de cupuaçu, acontece que, para que ele floresça, é preciso haver um cupuaçu e uma cupuaçoa. Esta espécie é de polinização cruzada, ou seja, precisa de pólen de uma outra planta que não seja um clone (muda por estaquia da mesma planta). Logo, para que possam haver flores e cupuaçus é necessário haver um casal. Quando as árvores florescerem, ambas darão frutos.
O cupuaçu floresce cerca de quatro meses antes dos meses mais chuvosos, quando nesta altura começa a dar frutos. Os frutos devem ser colhidos manualmente assim que eles caem no chão, sinal natural de que estão maduros e prontos para serem utilizados.
A polpa é deliciosa, e além de nutritiva, pode ser utilizada no preparo de doces e compostas e, pouca gente sabe, mas ela pode ser utilizada como substituto do cacau para a confecção do chocolate.
Suas sementes podem ser usadas também para industria cosmética, por causa dos seus diversos benefícios (como por exemplo: ferro, fósforo, proteínas, vitaminas C e B, pectina e fibras) e propriedades químicas. É realmente uma ótima planta para se cultivar.
curiosidade:
o cupuaçu é da mesma família do cacau (Theobroma). Existem pesquisas e estudos para fabricar chocolate a partir das amêndoas de cupuaçu em um derivado com sabor, textura, odor e aparência semelhantes ao do chocolate elaborado com cacau
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar cupuaçu, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
Conselhos
- Curiosidade: O fruto de cupuaçu, por ser da mesma família do cacau, é utilizado em alguns casos para a fabricação de chocolate
- Existe uma variedade de cupuaçu que não produz sementes, é mais difícil de encontrar mudas deste tipo para vender, mas o rendimento de cada fruto chega a ser 70%, enquanto o do cultivar normal beira os 30%