O guia para cultivar morangos em casa confira!
Todos nós sabemos o que é voltar para casa do supermercado e cavar os morangos apenas para encontrá-los muito sem graça, muito azedos ou muito distantes. E quando conseguimos um lote bom, doce e suculento, não dura um dia.
Bem, se os morangos mais saborosos são o que você procura, cultivar o seu próprio é o caminho a percorrer. Ou seja, existem várias variedades para escolher e, como perenes que são resistentes. Ainda assim, eles não são necessariamente fáceis de cultivar.
Portanto, as plantas sobreviverão quase sem esforço, mas obter uma colheita abundante exige um pouco de trabalho. Certamente, com um pouco de conhecimento, paciência e persistência, você estará no caminho certo para desfrutar de morangos deliciosos e colhidos no seu próprio quintal.
Portanto, há três variedades de morangos, onde você vai obter uma colheita melhor. Então, venha conhecer.
O guia para cultivar morangos em casa: Crescendo a partir de sementes
Embora seja possível cultivar morangos a partir de sementes, é muito mais comum e eficaz comprar plantas ou raízes nuas.
No entanto, se você estiver interessado em cultivar uma variedade menos popular, talvez seja necessário iniciar as plantas a partir de sementes.
Se este é o caminho que você segue, semeie as sementes diretamente no jardim no início da primavera.
No entanto, esteja preparado para esperar até um mês para ver quaisquer sinais de germinação.
Ou seja, as plantas geralmente não produzem frutos até o ano seguinte, então você terá que esperar.
Honestamente, porém, se você se dedica a alcançar a colheita final, terá que esperar um ano de qualquer maneira. A prática padrão para o cultivo de morangos é remover todas as flores no primeiro ano – sim, TODAS elas. Muito triste, eu sei!
Mas você ficará grato por ter feito isso na primavera seguinte, quando as plantas estiverem maiores e mais fortes e capazes de produzir uma colheita muito maior.
O guia para cultivar morangos em casa: Ok eu me adiantei
Vamos voltar a comprar plantas…
Os morangos são geralmente vendidos como plantas em vasos individuais ou em sacos como raízes nuas.
Raízes nuas são apenas plantas adormecidas. Ou seja, eles quase parecem mortos, mas não estão.
Aqui estão algumas coisas para procurar para que você saiba que está comprando uma raiz nua saudável, e não uma morta:
Primeiro, verifique se há sinais de podridão ou mofo e rejeite a planta se encontrá-los.
As coroas devem estar intactas.
As raízes devem ser vigorosas.
Depois de escolher suas plantas, é hora de colocá-las no chão!
O guia para cultivar morangos em casa: Plantar morangos e mantê-los felizes
Os morangos podem ser colocados no solo no início da primavera assim que o solo estiver viável.
No entanto veja o solo que está com dreno e argiloso. Um pH entre 6 e 7 é o ideal.
Sendo assim, é preciso de sol no mínimo 6 horas para que tenha resultados bons. Os morangos tolerarão condições menos do que ideais, no entanto, e até se sairão bem em sombra parcial. Mas, você simplesmente não desfrutará de uma colheita tão grande.
Solos argilosos pesados com drenagem deficiente serão particularmente prejudiciais ao crescimento geral.
Como a drenagem do solo é tão importante, os canteiros elevados são frequentemente usados para o cultivo de morangos.
Ou seja, você também pode plantá-los em recipientes e plantadores suspensos. Sendo assim, apenas certifique-se de não usar pneus velhos, pois eles podem vazar toxinas.
No entanto, trabalhar duas a três polegadas de composto no solo antes do plantio melhorará a saúde do solo e a retenção de água, bem como a drenagem.
O guia para cultivar morangos em casa: Teste de solo
Um teste de solo é realmente a única maneira de saber se o seu site precisa de alguma atenção especial.
Ou seja, se você estiver interessado em usar um fertilizante geral para todos os fins, use um com uma proporção de NPK (nitrogênio, fósforo, potássio) de 10-10-10.Além disso, antes de colocar as raízes nuas no solo, remova as folhas velhas das coroas e mergulhe as raízes na água por uma boa hora.
Ao colocar raízes no solo, é especialmente importante prestar atenção à profundidade. Contudo, a coroa da planta, de onde se originam as folhas, deve ficar bem em cima do solo.
Cuidados:
Muito fundo e vai apodrecer. Muito alto e vai secar. Tem que estar certo, então pense em cachinhos dourados aqui e plante de acordo.
Além disso, certifique-se de que há bastante espaço para as raízes e que elas estejam espalhadas antes de cobri-las com o solo.
Mantenha as plantas bem regadas até que se estabeleçam.Então, mergulhe as raízes nuas por pelo menos uma hora antes do plantio.
Portanto, uma vez que as raízes estejam estabelecidas, os corredores começarão a se formar. Mas veremos como lidar com eles quando falarmos sobre os diferentes tipos um pouco mais tarde.
Contudo, também é importante capinar completamente a área com antecedência e mantê-la livre de ervas daninhas durante toda a estação de crescimento. Mas, as ervas daninhas podem facilmente competir com as raízes rasas dos morangos por água e nutrientes.
Ou seja, uma vez no solo, é melhor cultivar o solo ao redor dos morangos regularmente com uma enxada. Mas, trabalhe ao longo da superfície do solo, arrancando as mudas de ervas daninhas.
Tenha cuidado para não perturbar o solo mais de uma polegada abaixo da superfície. Ou seja, você pode danificar as raízes. Sem mencionar que novas sementes de ervas daninhas encontrarão o caminho para a superfície do solo, onde poderão germinar.
O guia para cultivar morangos em casa: Protegendo e Substituindo Plantas
Se a sua área experimenta invernos particularmente frios, escolha uma variedade adequada. Ou seja, considere também adicionar uma camada de cobertura morta, como palha, sobre sua colheita no inverno para proteger as coroas. Mas, você pode ler mais sobre cuidados de inverno para morangos aqui.
Portanto, as flores que aparecem mais cedo tendem a produzir os frutos maiores. Mas as flores são suscetíveis à geada no início da temporada.
Portanto, é de seu interesse cobrir seu canteiro de morangos se as temperaturas caírem abaixo de zero na primavera.
Mesmo que os morangos continuem voltando ano após ano, eles são mais produtivos nos primeiros 2 a 5 anos de vida.
Certamente, é uma prática comum substituí-los a cada poucos anos, à medida que você percebe uma queda na produtividade.Compre novos iniciantes – não desenterre runners do patch antigo. Ou seja, dessa forma, você pode garantir plantas saudáveis e livres de doenças.
Além disso, escolha um novo local para suas substituições, o que ajudará a evitar pragas e doenças que possam ter se acumulado no solo ao longo dos anos.
Tenha cuidado para evitar áreas do jardim onde berinjela, pimentão, tomate ou batata tenham habitado recentemente. Portanto, todos eles são propensos à murcha de verticillium, que também pode infectar morangos.
O guia para cultivar morangos em casa: Colheita e usos deliciosos
Você saberá que suas bagas estão prontas para a colheita quando estiverem completamente vermelhas e totalmente maduras.
Preste atenção aos dias até o vencimento nas etiquetas das plantas que vieram, assim você terá uma ideia aproximada do que esperar.
Tenha cuidado para não danificar as plantas ou arrancá-las do solo durante a colheita. Em vez de puxar as bagas, mantenha os topos verdes intactos e corte os caules com uma tesoura ou podador limpo.
Espere alguns dias entre as colheitas, se puder, para evitar estressar as plantas. E colha no frescor da manhã, pois sua fruta se machucará com menos facilidade do que quando o sol estiver batendo à tarde.