Como plantar repolho em vasos passo a passo

Compartilhar

Caso não seja de seu conhecimento, é possível plantar repolho em vasos. O repolho pertence a mesma família do Couve-flor e do Brócolis e o mesmo é muito conhecido, usado e comido principalmente na Alemanha, já que grande parte das comidas de lá, apresentam o repolho em sua composição, porém, não podemos nos esquecer que o mesmo é muito famoso no Brasil.

Aqui em nosso país, na grande maioria das vezes ele é usado em saladas e raramente refogado. Muitas pessoas que fazem o uso do mesmo, podem ficar incomodados com o preço do repolho e por isso, escolhem realizar o plantio deste, mas você sabe como esse processo deve ser feito? Ou então, ficou interessado no assunto?

Caso você seja uma das milhares de pessoas que apresentam interesse não somente em entender de forma melhor como deve ser feito o plantio do repolho de forma correta, mas também se interessa em obter um melhor conhecimento sobre o assunto, permitindo com que você encontre a resposta para suas dúvidas, você está no lugar certo.

Benefícios do repolho para a saúde

Antes mesmo de estarmos citando como deve ser feito o plantio de repolho (seja em vasos ou em qualquer outro tipo de recipiente), pode ser muito importante você entender alguns dos principais benefícios que são apresentados para a sua saúde, uma vez que você come o mesmo com frequência.

É importante que você saiba, que o repolho apresenta boa quantidade de vitamina C e também é uma ótima fonte de fibras, ajudando assim a saúde digestiva e a boa função cerebral (por apresentar uma quantidade significativa de lodo).

Lembrando ainda, que o repolho pode ser comido da forma que você preferir (seja cru, em saladas ou cozidos servindo de acompanhamento para diversos pratos).

Mas é importante que você tenha conhecimento que uma vez que o mesmo permanece muito tempo na água fervente, o mesmo pode soltar um odor horrível para o ambiente, portanto fique de olho no tempo.

Como Plantar Repolho em Vasos

Agora você poderá aprender como realizar o plantio de seu repolho de forma simples. Veja só:

-Passo 1:

Compre as sementes de repolho e coloque-as em um copo com água gelada durante 24 horas (aquelas que boiarem deverão ser descartadas, pois provavelmente estarão ocas);

-Passo 2:

Você pode usar a técnica de plantio por sementeira, o que basicamente quer dizer que você pode escolher copos de plástico, saquinhos de jornal ou rolinhos de papel higiênico para realizar esse processo.

Na qual, para fazer essa etapa, você pode fazer uma mistura de 70 % de húmus de minhoca e 30 % de vermiculita e cobrir cada uma das sementes (3 por recipiente) com a mistura feita.

-Passo 3:

Durante o período de 15 dias, é importante que você mantenha a sua planta bem regada e tente tratar a mesma com muita atenção pois será nesse tempo que as sementes irão germinar. Passo esse tempo, cerca de 30 dias depois a sua planta estará com cerca de 10cm (período ideal para fazer o replantio.

-Passo 4:

Livre-se daquelas plantas que estiverem feias e menores do que as demais, retirando assim as melhores com uma boa porção de terra e o máximo de raízes o possível. Assim, você deverá formar mudas padrão, extraindo-as da sementeira.

-Passo 5:

Pegue as melhores mudas e replante-as em um vaso de no mínimo 10 litros de volume e com um solo bem drenado, que seja rico em matéria orgânica, onde o pH esteja por volta de 6,0 a 7. É importante você saber que as plantações de repolho gostam de receber 4 horas seguidas da luz do sol e devem ser regados uma vez ao dia.

É recomendado que os seus repolhos sejam plantados em um local frio e caso você more em um lugar quente, tente realizar o plantio dos mesmos no inverno.

-Passo 6:

Tenha uma rotina, onde a adubação de sua planta deva ocorrer a cada 20 dias e ao realizar esse processo, você deverá completar o vaso com Húmus de minhoca ou adubos orgânicos naturais.

-Passo 7:

Para que as folhas de sua planta não apresente pulgões, é recomendado que você não regue-as, mas sim regue apenas a mistura de terra no vaso. Caso você deseje afastar todo e qualquer tipo de praga existente em sua planta, é importante que você esteja pulverizando cinzas de vez em quando.

Colheita

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a colheita do repolho pode depender completamente de como o seu cultivo foi feito, porém, na grande maioria das vezes o mesmo deve ser feito 120 depois da semeadura do mesmo.

É muito importante estarmos ressaltando que assim que você realizar a colheita de seus repolhos, você deverá cortar a cabeça do mesmo, deixando assim cerca de 10 cm de talo.

Isso pode ser feito por aquelas pessoas que se interessam em continuar o plantio de repolhos, já que ao realizar esse processo outros repolhos menores poderão crescer daquela mesma semeadura e daquele mesmo talo. Estas foram as dicas para plantar repolho em vasos.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3230