Como plantar manga em vaso ou solo passo a passo
Este artigo sobre como cultivar manga a partir de sementes lhe dará as informações necessárias sobre o cultivo de manga.
Se não, as dicas aqui vão fazer você desenvolver a paixão. Há duas maneiras de cultivar/propagar mangas. São métodos assexuados e sexuais. Propagação assexual é o cultivo de uma manga sem usar sementes.
Neste artigo, vamos ver como cultivar manga a partir de sementes (propagação sexual).
Cultivar uma manga a partir de sementes produz uma planta vigorosa. Esse vigor ajuda as plantas a suportar algumas condições de crescimento, ao contrário das plantas assexuadas que tendem a crescer mais lentamente. Comprar uma manga para cultivar a semente é altamente econômico comparado ao enxerto onde você gasta muito dinheiro.
Para cultivar uma manga a partir de sementes, existem vários passos que você precisa seguir para um crescimento bem sucedido.
O que você vai precisar
1. Semente de manga
2. Tesoura
3. Água
4. Mistura de vasos
5. Toalha de lava-roupa/toalha de papel
6. Saco plástico
Guia passo a passo sobre como cultivar manga a partir de sementes
Passo 1- Obter uma manga madura
A razão pela qual você precisa de uma manga madura é que você tem certeza da maturidade das sementes. É provável que uma semente de uma manga não madura não seja totalmente madura. Entre na mercearia da sua área e compre um.
Passo 2- Descasque a fruta para acessar a casca
Remova as cascas de manga para permanecer com a casca. Você pode comer a fruta ou cortá-la em pedaços e colocá-las de lado para misturá-las em um smoothie.
Usando uma faca afiada, esfregue as peças em forma de corda na casca para que a casca seegue mais rápido. Alternativamente, segure a casca sob água corrente e use um purificador liso para remover as peças de fio.
Reserve a casca para secar por no máximo dois dias.
Passo 3- Abra a casca
Depois de dois dias, a casca geralmente é seca o suficiente para a remoção das sementes.
Usando uma tesoura firme, corte suavemente as bordas da casca para remover a semente sem danificá-la.
Step 4- Limpe a semente de manga
Como você pode ver, a semente parece uma enorme semente de feijão. Certifique-se de que a semente é saudável. Se parecer podre e/ou encolhido, inicie o processo novamente usando outra fruta de manga. Limpe cuidadosamente a semente para remover quaisquer camadas ao seu redor e evite quebrá-la.
Note que as sementes de manga podem ser monoembryônicas ou poliembryônicas. As variedades monoembriônicas têm um embrião formado a partir da polinização cruzada. Isso significa que o produto final não se assemelha totalmente à planta-mãe.
Há uma probabilidade de obter produtos de má qualidade ou bons produtos, então, pode ser um sucesso ou uma falha.
Por outro lado, as variedades poliembriônicas têm dois ou mais embriões formados a partir da polinização cruzada. Portanto, as chances de obter as características exatas da árvore-mãe de uma das sementes são altas.
Passo 5- Brotar a semente
Ao brotar a semente, recomendo que você enrole a semente de manga em uma toalha úmida e coloque-a em um saco plástico. Isso ajuda você a saber se a semente de manga é viável ou não antes de prosseguir.
Se você planeja cultivar muitas sementes, use toalhas diferentes para cada semente, apenas para garantir que as raízes não se emaranham.
Mantenha o saco plástico em uma área quente, como balcões de cozinha, para acelerar a taxa de germinação.
Verifique frequentemente o progresso (talvez após dois ou três dias) e tire fotos (se interessado) para acompanhar o progresso.
Passo 6- Verifique a semente brotada
Depois de aproximadamente 3 a 5 semanas, você notará um broto vermelho com raízes na semente. Nesta fase, a semente está pronta para ser plantada na mistura de vasos.
A germinação depende da temperatura circundante e quão madura a manga estava quando você extraiu a semente.
Não se preocupe se o broto parecer pálido, pode ser porque a área está mal iluminada. Uma vez que você expô-lo à luz do sol, ele vai ficar verde.
Passo 7- Plante a semente
Mangas são plantas tropicais, então você tem que imitar condições tropicais em sua casa o mais perto que puder.
É óbvio que na fase de plantio, você não será capaz de dizer qual é a raiz e qual é a filmagem assim, plantar a semente plana. Cada um deles tomará sua posição em seu próprio tempo.
Certifique-se de que a panela é larga e profunda o suficiente para fornecer espaço suficiente para que as raízes cresçam. Um pote de 6 a 8 polegadas de profundidade funciona bem.
A panela também deve ter orifícios de drenagem na parte inferior e um disco de gotejamento para evitar inundar a planta de manga.
Encha a panela com a mistura de vasos adequada para mangas em crescimento, deixando duas polegadas.
Rega a mistura de vasos completamente e deixe-a se acomodar. Em seguida, coloque a semente brotada em cima do meio de vaso.
Cubra a semente com uma polegada da mistura e rega-a levemente. Você nota que você é deixado com uma polegada entre a mistura superior e o lábio de panela. Isso ajuda a evitar o transbordamento ao regar.
Passo 8- Veja a planta crescer
Os tiros surgirão e as folhas começarão a se formar. Com a umidade certa e calor, tenha certeza de obter o melhor rendimento. Certifique-se de que a planta está localizada em um local ensolarado, mas longe do sol direto para que a planta não se queime. Além disso, mantenha a mistura de vasos úmida, mas não úmida.
Você pode notar folhas moles nas primeiras folhas – isso é normal e você não deve se preocupar com elas desde que você pratique bons hábitos de rega.
Voila! Você tem sua manga com você.
Manutenção de mangas
Luz
Forneça luz solar suficiente, mas tenha cuidado extra para não queimar as plantas sob a luz solar direta. Mantenha as plantas dentro de casa do outono à primavera e coloque-as ao ar livre para o máximo calor no verão.
Temperatura
As temperaturas ideais para o cultivo de mangas variam de 21°C a 24°C. Eles podem tolerar até 48°C, mas não podem sobreviver abaixo de 5°C.
Média
O meio de cultivo deve ser de boa drenagem para evitar problemas decorrentes de alagamento.
Humidade
Aproximadamente 60% até florescer. A partir daí, você pode abaixar.
Fertilizante
Eu não recomendaria um fertilizante específico para mangas cultivadas em ambientes fechados, mas. você pode alimentar sua planta de manga todos os meses durante o verão com um fertilizante de planta solar de água equilibrado. Reter a aplicação de fertilizantes no inverno.
Além disso, use um fertilizante que seja baixo em nitrogênio e rico em potássio e fósforo durante a estação de floração.
Problemas comuns no cultivo de manga
Pragas e Doenças
Antracnose
Anthracnose é uma infecção fúngica causada por gleosporioides colletotrichum. Esta doença é caracterizada por pequenas manchas escuras nas flores que se fundem e cobrem todo o pânico que leva à queda de flores.
A doença também apresenta sintomas de lesões escuras e irregulares afundadas nos frutos e isso faz com que os frutos caiam da árvore antes de amadurecerem.
Para controlar a antracnose nas mangas, aplique um fungicida apropriado durante as fases de floração e frutífera.
Mofo em pó
O mofo em pó é uma infecção fúngica caracterizada pelo crescimento em pó acinzentado nas flores, folhas e às vezes nas frutas. Esta doença ocasionalmente afeta mangas em todas as regiões em crescimento e pode ser grave se não for controlada.
Aplique um fungicida apropriado ao primeiro sinal da doença para um controle eficaz do mofo em pó.
Molde de fuli de sooty
Esta é uma infecção fúngica que deixa os galhos, folhas, frutas, e a inflorescência coberta com um crescimento preto pegajoso e brilhante de micélio fúngico.
O molde de fulimento não causa infecções diretamente, mas pode afetar a fotossíntese que, por sua vez, causa crescimento atrofiado e envelhecimento precoce, e a morte das folhas.
O molde de fuligem desenvolve-se principalmente em meldo secretado por insetos como pulgões, folhas, moscas brancas, insetos de escala e mealybugs.
Livrar-se desses insetos, portanto, é um grande passo para controlar o mofo de fuligem em mangas.
Canker bacteriano/ mancha preta bacteriana
Canker bacteriano é uma infecção bacteriana que é encontrada principalmente em regiões de cultivo de manga subtropical e tropical. A infecção é caracterizada por manchas angulares encharcadas de água nas folhas, lesões pretas nas frutas e lesões cankerous pretas em caules.
Gerencie o canker bacteriano podando as plantas infectadas e/ou peças de plantas, fornecendo quebra-ventos para suas plantas de manga e, pulverizando as plantas com sprays de cobre durante o tempo úmido.
Mealybugs
Os mealybugs causam danos às mangas, saqueando seiva das folhas macias, brotos e inflorescência. Os danos fazem com que as plantas murcham e a inflorescência infectada afete o conjunto de frutas e pode levar à queda de frutas.
Para gerenciar mealybugs em mangas, inunde o chão com água para matar qualquer ovo presente no solo, ou arado profundo no chão durante os verões quentes para expor os ovos à luz solar. Além disso, recolher e queimar os galhos e folhas caídas das plantas afetadas.
Se os insetos já estiverem na árvore, pulverize com produtos de neem ou aplique um spray de sabão inseticida adequado.
Funis de manga
O surgimento de funileiros de manga é favorecido por condições úmidas e sombrias. Estes insetos produzem uma substância pegajosa que reveste a superfície da folha.
Este revestimento leva ao crescimento do molde de fuligem que, por sua vez, folhas cacheadas e secas em plantas de manga. O efeito geral dos funis de manga é o vigor da planta reduzido.
Use óleo de neem para controlar os funis de manga.
Escala de manga branca
As escamas de manga branca sugam seiva das folhas, frutas e galhos que levam à desfoliação, flores pobres, galhos secos e manchas rosas nas frutas. Além disso, esses insetos secretam melão que favorece o desenvolvimento de molde de fulimento.
A infestação também leva ao crescimento retardado em plantas jovens, e à queda das frutas, juntamente com frutas maduras de pequeno porte sob infestação severa.
O primeiro passo para o manejo em escala branca é remover e queimar as plantas e/ou peças afetadas. Em seguida, pulverize as plantas com inseticidas adequados a taxas recomendadas para controle.
Problemas Fisiológicos
Dicas pretas
Pontas negras em mangas são um problema comum em pomares de manga perto de um forno de tijolos. Vapores do forno de tijolos como dióxido de enxofre, etileno e monóxido de carbono causam danos às pontas das frutas em crescimento, e as pontas ficam pretas.
A gravidade desse transtorno pode ser acelerada por má rega e práticas de gestão geral.
Minimize a ocorrência de pontas pretas em mangas pulverizando com bórax e laçando suas mangas longe de locais de forno.
Gota prematura de frutas
As principais causas da queda de frutas nas mangas incluem; falta de polinização, umidade inadequada do solo, aborto ovule, mudanças climáticas e mudanças climáticas.
Além disso, a fertilização excessiva e ataques graves de doenças também podem levar à queda prematura de frutas.
Nariz Macio
Também conhecida como podridão de frutas insidiosas, sementes de geleia, polpa de ponta, cavidade final do caule e podridão de frutas leveduras. É uma desordem fisiológica nas mangas causada pela deficiência de cálcio.
Entender os requisitos ambientais para o cultivo de mangas e o uso de cultivares resistentes ajuda a aliviar problemas com o nariz macio.
Pitting de frutas
A pastagem de frutas é uma desordem em mangas caracterizada por poços afundados na casca de frutas. É causada por uma deficiência de cálcio e boro.
Para controlar a pastagem de frutas, você deve fornecer às suas plantas os elementos de traço necessários.
Veja também: Como fazer Enxertos de Mangas passo a passo