Como fazer enxerto de mangueira

Compartilhar

A mangueira é uma das plantas mais conhecidas nos dias de hoje e isso não é atoa, e o enxerto de mangueira também. É importante estarmos lembrando a todos, que além de ser muito conhecida a mesma também é muito plantada, já que é uma planta muito simples de realizar o plantio e que também não exige muitas coisas.

É importante que você tenha em mente que essas mesmas plantas podem se dar muito melhor quando passam pelo processo de enxerto, podendo apresentar resultados muitos melhores do que o esperado. Ficou interessado no assunto? Bem, se a sua resposta tenha sido sim, então continue lendo esse artigo até final.

Antes mesmo de darmos início em nosso artigo, é importante você ter conhecimento de que se você faz parte do grande grupo de pessoas que apresentam interesse em entender de forma melhor como esse mesmo processo deve ser feito e ainda, ter acesso a algumas informações relacionadas a essa planta, este é o artigo correto para você.

Viveiro da planta

O mais recomendado é que a sua planta seja colocada em um terreno plano ou com pouco declive e que apresente um solo bem drenado, onde é muito importante que a sua plantação seja feita em um local que seja abrigado dos ventos fortes, afastado de pomares praguejados, estradas poeirentas e caso seja possível, que apresente uma espécie de manancial de água de boa qualidade.

É muito importante estarmos lembrando ainda, que na grande maioria das vezes os produtores de manga usam solos de barranco de boa fertilidade natural, mas o que muitos não sabem é que o mesmo pode ser feito em sua casa por meio de uma mistura, que vai: três partes de terra de boa qualidade.

Uma parte de esterco curtido, três quilos de superfosfato simples e 500g de cloreto de potássio por metro cúbico e assim que pronto, o mesmo é colocado em diversos tipos de sacos plásticos.

Para que você possa obter bons resultados, o mais recomendado é usar  sacos que medem de 20 a 22 cm de boca, 30 a 34 cm de altura e 0,20 mm de espessura, lembre-se ainda que esse mesmo saco deve ser perfurado em sua lateral e em sua base, para que assim possa acontecer o escoamento do excesso de água.

Quando prontos, os sacos devem ser colocados em uma fileira, formando canteiros de aproximadamente 80 cm de largura, com espaçamento entre si de 50 a 60 cm e com comprimento máximo de 15 m.

Métodos de enxerto de mangueira

Caso não seja de seu conhecimento, a muda de manga é plantada usando alguns métodos de enxertia, que basicamente funciona por meio da junção do porta-enxerto (cavalo) com o enxerto (copa). Caso você tenha. Para que você possa obter um melhor conhecimento sobre o assunto e assim, entender quais são os métodos de enxertia mais usados, decidimos citar alguns deles. Veja só:

  • Borbulhia em “T” invertido e a borbulhia em placa ou escudo: nessa opção o enxerto é como uma espécie pequena da parte da casca e apresenta uma única gema;
  • Garfagem: ao contrário do que muitos pensam, a garfagem pode ser feita de diversas formas (no topo em fenda cheia, à inglesa simples e lateral), porém em todas elas o enxerto funciona como o principal segmento de algum ramo, que deve apresentar cerca de 10 a 15 cm de comprimento médio, e ao contrário do anterior, ele apresenta várias gemas;

Enxerto de Mangueira

A enxertia funciona como uma espécie de união, que na grande maioria das vezes acontece entre o garfo da variedade copa com o porta-enxerto e que apresenta como seu principal objetivo formar uma única planta.

Para que esse processo seja feito de forma correta, é necessário que o porta-enxerto deve ser cortado usando uma tesoura de poda, apresentando 20 cm acima do colo da planta e depois disso, usando um canivete deve ser feita uma fenda de  3 a 4 cm de profundidade, de cima para baixo.

O garfo deve ser preparado no formato de uma cunha, onde os cortes (de 3 a 4 cm) devem ser feitos com a ajuda de um canivete. Feito isso, o mesmo deverá ser encaixado no corte do porta-enxerto, tentando permitir com que um dos lados do enxerto e porta-enxerto coincida casca com casca.

Para que o seu enxerto seja fixado e assim, evite a aglomeração de água dentro deste é recomendado que seja enrolada uma fita adesiva de baixo para cima. Por ser uma planta que exige um bom nível umidade, será necessário cobrir o garfo e a região da enxertia usando saquinhos plásticos.

Após o enxerto de mangueira

Caso a enxertia feita seja bem sucedida, você poderá observar em torno de 2 a 3 semanas as gemas iniciarem a sua brotação. Saiba ainda, que depois que as primeiras folhas aparecerem, cerca de 30 a 40 dias após a enxertia, você estará liberado para retirar os saquinhos plásticos.

Já a fita adesiva que foi colocada, deve ser retirada cerca de 90 a 120 dias após a realização da enxertia.

Facebook Comments Box
Rafaela Santos
Rafaela Santos

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3254