Você sabe o que é a enxerto de laranjeira? Sabe como ela deve ser feita? Ou então, sabia que a mesma pode ser feitas em mudas de laranjeira? Isso mesmo, a enxertia é um método adquirido por muitos produtores, tendo como o seu principal objetivo juntar duas plantas diferentes, para que as mesmas virem uma planta só.
Se você faz parte do grande grupo de pessoas que apresentam interesse em entender de forma melhor, como funciona a enxertia e como ela deve ser feita quando estamos falando de mudas de laranjeira, saiba que você está no artigo correto e que será ao longo dele que você poderá ter acesso a diversas informações.
Não podemos esquecer de citar o simples fato de que poderá ter por meio dessas informações, que você obterá um melhor conhecimento e entendimento sobre esse assunto, que é o gerador de milhares de dúvidas, permitindo assim com que você esteja encontrando a resposta correta para grande parte de suas principais dúvidas.
O que é o enxerto de laranjeira?
Caso não seja de seu conhecimento, a enxertia é um processo que é feito para realizar a multiplicação vegetativa e que na grande maioria das vezes, é usado em espécies frutíferas, na qual.
Mesmo sendo amplamente difundida e usada muitas vezes em laranjas, milhares de produtores e agricultores do estado do Amazonas ainda não apresentam um total domínio dessa mesma técnica e de seus métodos.
Os principais fatores que devem ser observados, uma vez que estamos falando sobre a enxertia feita em laranjeiras, e também quando as mesmas são feitas em áreas de produtores e que podem ou não contribuir para o insucesso desse mesmo processo.
Têm sido o uso daquelas borbulhas desidratada, daquelas que estão verdes, canivetes sujos ou sem afiação, período prolongado de estiagem, excesso de chuva, porta-enxertos não compatíveis e/ou até mesmo desfolhados e desnutridos, enxertador não treinado e muito mais.
E é por esse mesmo motivo, que antes mesmo de realizar uma enxertia é muito importante estar entendendo melhor o que de fato é esse processo e como ele deve ser feito, para que assim você possa ter melhores resultados e não acabar perdendo a sua planta.
Como fazer enxerto de laranjeira
Agora que você pôde entender de forma melhor o que é e como deve ser feito o enxerto de forma geral, você pode entender como é feito esse mesmo processo em mudas de laranjeiras, de forma rápida e simples.
É importante que você saiba que na grande maioria das vezes, na produção de mudas de laranjeira é usado o método de enxertia por borbulhia em T invertido.
Antes mesmo de começar a realizar esse processo, é muito importante ter em mãos uma tesoura de poda, fita para o amarrio e um canivete que é usado especialmente para a enxertia.
Tendo isso em mãos, você deve retirar as borbulhas ou as gemas das borbulheiras premonizadas ou até mesmo de plantas matrizes sadias previamente selecionadas, isso deve ser feito para que a sua planta fique livre de todo e qualquer tipo de doenças que podem ser causadas por vírus, bactérias e fungos.
E usando o canivete para enxertia, você deverá retirar a gema da planta, com parte do lenho.
No porta-enxerto, usando o mesmo canivete você deverá realizar um corte vertical e outro transversal, formando assim um T invertido, lembre-se que esse mesmo corte deve ter no máximo 30 cm. Depois de fazer isso, você deverá introduzir a gema na base do corte feito e assim, deve ser amarrada com alguma fita plástica transparente.
O que fazer depois desse processo?
Bem, assim que você fizer todo o processo que foi mostrado e citado no parágrafo anterior, será necessário esperar cerca de 20 dias, para que assim você possa retirar a fita que foi colocada (caso você tenha usado uma fita biodegradável, não é preciso retirar a mesma).
Depois de algum tempo, também será necessário decapitar o porta enxerto a cerca de 10 cm do ponto principal em que a enxertia foi feita, para que assim, esse mesmo processo possa ajudar e facilitar o tutoramento de suas mudas.
É muito importante estarmos lembrando a todos, que para que o bom desenvolvimento de seu enxerto não seja prejudicado de alguma forma, pode ser muito importante livrar o porta enxerto de possíveis brotações que podem aparecer na lateral do mesmo.
Entenda a laranjeira e o seu fruto
Como todos sabemos, a laranjeira é uma planta que produz laranjas e nos dias de hoje, a mesma é uma das frutas mais vendidas e cultivadas em todo o mundo.
Não podemos nos esquecer, que por meio da laranja podem ser feitos diversos produtos, tanto para usos medicinais, quanto para a culinária.
Essa planta deve ser cultivada sobre um pleno sol e a mesma pode se dar muito melhor em solos que são férteis, profundos e que sejam enriquecidos com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares.
Pode ser importante estarmos lembrando, que as mudas de laranjeira devem ser plantadas em estação chuvosa, para que assim o seu “pegamento” seja melhor e a mesma apresente melhores resultados com o enxerto de laranjeira.