Abelha ‘Lucifer’ É Identificada na Austrália
Início - Notícias e Tendências do Agro - Abelha ‘Lucifer’ É Identificada na Austrália
Uma abelha até então desconhecida pela ciência foi catalogada na região de Bremer Range, no interior de Goldfields, Austrália Ocidental. Batizada de Megachile lucifer, a espécie chama atenção por exibir pequenos “chifres” na cabeça, detalhe que inspirou o nome.
A descoberta ocorreu durante pesquisas sobre a planta silvestre ameaçada Marianthus nais. Ao notar o inseto visitando tanto a flor rara quanto uma árvore próxima, a pesquisadora Kit Prendergast, da Curtin School of Molecular and Life Sciences, iniciou a coleta de dados para descrição formal.
Exames de DNA confirmaram que exemplares macho e fêmea pertenciam à mesma espécie e não coincidiam com registros genéticos ou museológicos. Trata-se do primeiro integrante desse grupo de abelhas descrito em mais de duas décadas.
O artigo que oficializa a nova espécie foi publicado no Journal of Hymenoptera Research e detalha a interação do inseto com a planta em risco. Por dividirem a mesma área restrita, tanto a Megachile lucifer quanto a Marianthus nais podem sofrer ameaças como perda de habitat e mudanças climáticas.
Com informações de Canal Rural