Início - Notícias e Tendências do Agro - Abrasel Defende Retorno do Horário de Verão
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou, nesta segunda-feira (22), um comunicado pedindo a retomada do horário de verão no país. A entidade classifica a medida como solução simples, de baixo custo e capaz de reduzir o consumo de energia diante da seca que atinge as principais bacias hidrográficas.
No documento, a Abrasel cita dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) que apontam estiagem severa em rios como Paraná, São Francisco e Tocantins, o que aumenta a pressão sobre o sistema elétrico.
Segundo a associação, o horário de verão vigorou por 34 anos e trouxe economia de energia, diminuição de riscos sistêmicos e estímulo ao setor de comércio e serviços, principalmente bares e restaurantes. “Este ano, o risco é ainda maior”, afirma a nota.
Governo não prevê volta em 2025
Apesar do pleito, o governo federal informou que não planeja retomar o horário de verão em 2025. A medida foi suspensa em 2019 após avaliação de que mudanças nos hábitos de consumo haviam reduzido sua eficácia.
Informações do Ministério de Minas e Energia explicam que o principal objetivo era aproveitar melhor a luz natural e aliviar o pico de demanda entre 18h e 21h. Ao adiantar os relógios em uma hora, ocorria o achatamento da curva de consumo, diminuindo a sobrecarga nas linhas de transmissão e subestações.
Imagem: canalrural.com.br
O Canal Rural entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia para comentar o pedido da Abrasel, mas ainda não obteve resposta.
Com informações de Canal Rural