Agricultura Impulsiona Empregos no Brasil em Julho
Início - Notícias e Tendências do Agro - Agricultura Impulsiona Empregos no Brasil em Julho
O setor agropecuário foi o principal responsável pela abertura de vagas formais no Brasil no trimestre encerrado em julho de 2025, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ocupação em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura avançou 2,7%, o que representa 206 mil pessoas a mais trabalhando nessas atividades.
O desempenho do agronegócio contribuiu para a queda da taxa de desocupação, que recuou para 5,6%, menor nível desde 2012. O indicador diminuiu 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e 1,2 ponto percentual frente ao mesmo período de 2024.
Outros setores em alta
- Transporte
- Informação e comunicação
- Indústria
- Administração pública e serviços sociais
Esses segmentos também ajudaram a elevar a população ocupada, que cresceu 1,2% no trimestre e 2,4% em 12 meses, alcançando o recorde de 102,4 milhões de pessoas. O nível de ocupação chegou a 58,8% da população em idade de trabalhar.
Desemprego e subutilização em queda
O contingente de desempregados foi estimado em 6,1 milhões, redução de 14,2% no trimestre e 16% em um ano. A taxa de subutilização também diminuiu, atingindo 14,1%, o menor patamar da série histórica. O número de trabalhadores subutilizados ficou em 16,1 milhões, 1,6 milhão a menos no trimestre e 2,3 milhões abaixo do observado no mesmo período de 2024.

Imagem: Wenderson Araujo via canalrural.com.br
Rendimento em alta
O rendimento médio real habitual subiu para R$ 3.484, alta de 1,3% no trimestre e de 3,8% em 12 meses. A massa de rendimentos chegou a R$ 352,3 bilhões, maior valor já registrado pela pesquisa.
Com informações de Canal Rural