Alckmin Acelera Negociações com EUA para Cortar Tarifas

Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Alckmin Acelera Negociações com EUA para Cortar Tarifas

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (28) que o governo brasileiro pretende agilizar as conversas com os Estados Unidos para reduzir alíquotas de até 50% aplicadas a produtos nacionais exportados ao mercado norte-americano.

Segundo Alckmin, o chamado “tarifaço” ainda recai sobre 22% das exportações do Brasil aos EUA, sobretudo itens industriais, como máquinas e equipamentos. “Vamos nos empenhar para cortar essas alíquotas, porque não faz sentido ter tarifa de 40% ou 50% quando, dos dez produtos que os Estados Unidos mais vendem para nós, em oito a alíquota é zero”, declarou, após participar da inauguração da delegacia cibernética do Inmetro, no Rio de Janeiro.

O ministro destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a manutenção de diálogo constante com Washington. “Temos pressa, porque, quanto mais rápido resolvermos, mais exportamos. E comércio exterior é emprego e renda”, acrescentou.

Resultados e metas mencionados

  • Crescimento das exportações: mesmo com o tarifaço, vendas externas brasileiras aos EUA avançaram 9,1% em outubro, de acordo com a balança comercial.
  • Desemprego em baixa: Alckmin citou a taxa de 5,4% no trimestre até outubro, mínima histórica divulgada pelo IBGE.
  • Próximos passos internacionais: o governo espera assinar em 20 de dezembro o acordo entre Mercosul e União Europeia.

Para o vice-presidente, a retirada de barreiras pode gerar “ganha-ganha”, com mais investimentos bilaterais e maior fluxo de comércio. “Vamos acelerar esse trabalho para excluir mais produtos e aproveitar novas oportunidades de complementaridade econômica entre Brasil e Estados Unidos”, concluiu.

Alckmin Acelera Negociações com EUA para Cortar Tarifas - Imagem do artigo original

Imagem: gov.br via canalrural.com.br

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro