Início - Notícias e Tendências do Agro - Amcham: Diálogo Lula-Trump Pode Reequilibrar Comércio
O telefonema realizado nesta segunda-feira (6) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente norte-americano Donald Trump foi classificado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) como um passo inicial para reduzir os atuais desequilíbrios na balança comercial entre os dois países.
Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostram que, em setembro, as exportações brasileiras para os Estados Unidos recuaram 20,3%, enquanto as importações de produtos norte-americanos avançaram 14,3%.
No acumulado de janeiro a setembro, as vendas externas do Brasil ao mercado norte-americano caíram 0,6%, ao mesmo tempo em que as compras externas cresceram 11,8%. Como resultado, o superávit comercial dos Estados Unidos em relação ao Brasil chegou a US$ 5,1 bilhões.
Para a Amcham, o cenário reflete o impacto das sobretaxas aplicadas pelos Estados Unidos a mercadorias brasileiras, distorcendo o fluxo bilateral e gerando efeitos negativos para empresas e consumidores dos dois lados.
Setores mais afetados
- siderurgia
- alumínio
- máquinas e equipamentos
- madeira
- produtos químicos
- manufaturados industriais em geral
“O comércio entre Brasil e Estados Unidos é sustentado por uma ampla rede de empresas, investimentos e interesses mútuos. Esperamos que o diálogo entre os presidentes abra caminho para negociações que devolvam previsibilidade e permitam preservar e expandir o comércio e os investimentos bilaterais”, afirmou o presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto, em nota.
Imagem: canalrural.com.br
Segundo a entidade, a continuidade das conversas entre os dois líderes é considerada fundamental para a construção de soluções que mitiguem os efeitos das tarifas e estimulem um ambiente mais equilibrado para as trocas comerciais.
Com informações de Canal Rural