Início - Blog - Mundo Agro - ANP Autoriza Copersucar no RenovaBio como Importadora de Etanol
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou o primeiro certificado que permite a participação de um importador no RenovaBio. O documento, concedido à Copersucar em 19 de agosto, autoriza a empresa a comercializar etanol anidro produzido pela norte-americana Plymouth Energy LLC, de Iowa.
De acordo com nota divulgada pela ANP nesta quinta-feira (21), a habilitação permite que o biocombustível trazido dos Estados Unidos gere Créditos de Descarbonização (CBIOs), algo inédito desde o início do programa federal.
A certificação enquadra-se na rota E1GMI, destinada a etanol de primeira geração produzido a partir de milho. A agência destacou que a inclusão de importadores havia sido prevista na regulamentação de 2018, mas somente em janeiro de 2025 recebeu o primeiro pedido formal, cujo relatório final foi entregue em 31 de março por empresa inspetora independente.
Líder global em açúcar e etanol, a Copersucar opera no mercado norte-americano por meio da controlada Eco-Energy. Na safra 2024/25, a companhia aumentou em 23,4% o volume de etanol comercializado a partir dos EUA, somando 9,5 bilhões de litros.
Imagem: Reuters via forbes.com.br
Segundo a ANP, a entrada de importadores no RenovaBio amplia a oferta de CBIOs e de etanol, complementando a produção nacional.
Com informações de Forbes Brasil