Aprender a plantar tomates cereja é bastante simples

Compartilhar

Aprender a plantar tomates cereja é bastante simples, pois apresentaremos a vocês 3 maneiras diferentes e muito simples de fazer isso!

O tomate cereja (Solanum lycopersicum var. Cerasiforme) é uma espécie de tomate em miniatura, uma vez que suas frutas são muito menores em relação ao tomate original. É uma das plantas mais populares em termos de cultivo, afinal, é muito fácil cuidar e entregar frutas muito rapidamente.

E como é fácil cultivá-lo, apresentaremos neste artigo como plantar tomates cereja em garrafas pet e potes, permitindo que você tenha produtos frescos produzidos em sua própria casa ou apartamento, pois pode ser colocado no quintal, em babadores ou mesmo em jardins suspensos.

Quando devo plantar tomates cereja?

A decisão de quando plantar tomate cereja dependerá de alguns fatores. Como esta cultivar prefere um clima mais frio e também alta luminosidade, dá melhor com temperaturas entre 20ºC e 25ºC durante o dia e 11ºC e 18ºC à noite. Na região Sul, por exemplo, pode ser plantada de agosto a fevereiro, para evitar períodos mais frios e geadas.

Mas apesar da preferência por tempo mais frio, ele pode ser cultivado durante todo o ano nas outras regiões sem qualquer contraindicação, especialmente se você fizer o cultivo em casa ou apartamento, seja em panela ou animal de estimação engarrafado, o que explicaremos a partir de agora

Como plantar tomates cereja em garrafas pet

Para conseguir o plantio efetivo de tomates cereja em garrafas pet, você precisará dos seguintes itens:

  • Garrafa pet de 12 litros;
  • 1 churrasqueira ou pedaço de madeira de cerca de oito centímetros;
  • 1 tesoura;
  • 1 coador de café;
  • Terra;
  • Mudas de tomate cereja;
  • Arame farpado ou arame para pendurar a garrafa;
  • Objeto afiado para fazer buracos.

Primeiro, lave bem a garrafa pet e remova o rótulo. Em seguida, corte o fundo da garrafa e coloque-o de volta, mas invertido. Com o fundo ainda dentro da garrafa pet, faça dois orifícios laterais para que o pedaço de madeira ou espeto de churrasco possa ser perfurado. É necessário que os orifícios estejam na mesma posição para proporcionar equilíbrio quando a garrafa estiver pendurada. Em seguida, faça alguns furos na base da garrafa pet que foi aparada, eles serão necessários para que a água desça até o chão quando a planta for regada.

Pegue o filtro de café e rasgue sua costura da borda para o centro. Em seguida, pegue a muda de tomate cereja e enrole-a com o filtro de café para que o solo esteja coberto. Coloque cuidadosamente a muda de tomate através do gargalo da garrafa pet, usando o orifício aberto na base.

Em seguida, vire o recipiente de cabeça para baixo e encha-o com o solo, deixando um espaço para a introdução da base aparada, o que ajudará a distribuir a água. Volte para o palito de madeira e passe pelos orifícios. Amarre o fio ou a corda entre os pauzinhos para que você possa pendurar a planta. Escolha um local para pendurar seu novo vaso de garrafa de estimação e encha o dispensador com água até que ele flua para o gargalo. Para proteger as raízes extremamente delicadas da luz, cubra a garrafa pet, seja com spray ou com fita adesiva.

Como plantar tomates cereja em vasos

No caso do vaso, você pode começar a plantar a partir de sementes, seja compradas em uma loja especializada ou até mesmo nas sementes de alguns tomates cereja que você comprou. Se você escolher a segunda opção, coloque as sementes em uma folha de papel e deixe-a secar à sombra.

Ao escolher um local em seu quintal, jardim ou janela, tenha em mente que o pote de tomate cereja deve receber pelo menos quatro horas de sol diariamente. Com esse conjunto, é hora de colocar as mãos no chão, deixando-o bem solto, afinal, o tomate ama um solo macio e rico. Depois disso, fure com o dedo, com um espaço de 30 cm entre eles e insira as sementes. Polvilhe terra em cima.

No caso da irrigação, existem algumas especificidades. Até que as mudas comecem a sair e quando ainda são muito pequenas, é permitido regar todas as manhãs. No entanto, quando o tomate está mais firme, água apenas três vezes por semana. E quando as folhas crescerem, evite molhar..

Com o tempo, o broto crescerá, engrossa e as folhas aparecerão. Para manter o pé de tomate firme, coloque uma estaca que exceda a altura da planta e amarre-a ao caule. Isso fará com que o tomate não caia, continue a crescer e produza frutas.

Como plantar tomates cereja no apartamento

Tanto o método da garrafa pet quanto da maconha podem ser feitos em um apartamento. Basta que você tome os cuidados necessários durante o cultivo, que os resultados sejam satisfatórios. Entre as precauções está reforçar a necessidade de receber bastante sol, e mantê-lo com água suficiente para que ele se desenvolva, sem desaboá-lo. Além disso, o solo deve ser bem fertilizado e contar com matéria orgânica, como cascas de alimentos e ovos, batidos no liquidificador, que são bons fertilizantes.

A colheita geralmente ocorre entre 30 e 50 dias após o surgimento das flores, que por sua vez geralmente aparecem após cerca de 60 dias de germinação. E é fácil ver se a fruta está pronta para consumo: se o tomate cereja é vermelho, é hora de tirá-lo e fazer uma boa salada com ele!

Você também pode gostar:

Folhas de pepino amarelas como resolver esse problema

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3222