Babosa confira 9 benefícios comprovados dessa planta
Aloe vera é um ingrediente popular comum em muitos produtos. Se você visitar um supermercado ou um salão de beleza, você provavelmente vai se deparar com aloe de uma forma ou de outra: como um suco, em bebidas, como um suplemento, bem como em pomadas, limpadores faciais ou protetor solar.
Amplamente conhecida como uma planta “milagrosa”, aloe vera pode ser usada de muitas maneiras. Neste guia, vamos passar por cima do básico do aloe, o que você precisa saber sobre sua versatilidade, bem como seus benefícios dependendo do tipo e uso.
Colaboramos com nossos especialistas e equipes globais de Ciência & Segurança de Produtos para compartilhar as mais recentes pesquisas e usos práticos de aloe para os consumidores cotidianos.
O que é Aloe e Por que é tão popular?
Aloe é um gênero que contém mais de 550 espécies de plantas suculentas. No vernáculo de hoje, aloe geralmente se refere a Aloe vera, o nome científico de uma planta suculenta tropical específica originária da Península Arábica há milhares de anos.
Amplamente conhecido como aloe “verdadeiro” devido aos seus muitos usos, aloe vera é um membro da família Asphodelaceae Juss. Durante séculos, as pessoas cultivam a planta por sua beleza e muitos benefícios. Cultivado ao redor do mundo, aloe pode ser encontrado em jardins, na natureza, ou até mesmo em vasos em um parapeito da janela.
Como suculenta tropical, a planta pode sobreviver em temperaturas quentes com pouca água, armazenando assim grandes quantidades de fluido como um gel na parte central de cada folha ou filé.
As folhas são esmagadas, moídas ou pressionadas para liberar o gel, que é então filtrado e processado para obter diferentes formas de aloe a serem usadas para alimentos ou produtos cosméticos.
Como é usado o aloe vera gel?
De acordo com nossa equipe global de Ciência e Segurança de Produtos, o aloe vera gel pode servir a muitos propósitos únicos, dependendo de como ele é processado.
Por um lado, muitas empresas usam o gel para desenvolver cosméticos e produtos de skincare para uso externo. Outros usam o gel para produzir bebidas refrescantes, sucos, suplementos alimentares e pós seguros para consumo. Você encontrará aloe incorporado em bebidas e chás para apoiar a digestão e a saúde intestinal.
Como ingrediente natural, a composição final do aloe vera pode variar dependendo da cultura e dos fatores de cultivo, bem como dos processos de fabricação.
Por que as empresas usam aloe para cuidados com a pele?
- Aloe vera é bem conhecida por suas propriedades hidratantes e reconfortantes.
- Quando aplicado na pele, aloe pode acalmar as pequenas queimaduras e irritação hidratando e lubrificando a pele.
- Hoje, a aloe vera é um ingrediente comum em cremes, loções, produtos de limpeza, sabonetes, shampoos, pomadas e outros produtos cosméticos e de cuidados pessoais.
Por que as empresas usam aloe para alimentos e suplementos?
- Depois de processar o gel para remover impurezas, aloe vera é popularmente promovida como tônica para o sistema digestivo.
- Aloe suporta absorção de nutrientes e saúde digestiva geral e tem sido tradicionalmente usado para acalmar um estômago perturbado ou indigestão.
- Embora o gel seja principalmente água, aloe vera também contém pequenas quantidades de minerais e compostos botânicos.
- O gel também é uma fonte de açúcares especializados conhecidos como polissacarídeos que supostamente suportam a função imunológica – o sistema de defesa natural do nosso corpo contra doenças e lesões. E, como outras plantas, fitonutrientes encontrados em aloe vera são uma fonte de antioxidantes.
Uma breve história do uso de Aloe Vera
Aloe vera tem uma longa história de uso na medicina botânica em todo o mundo. A evidência do uso medicinal de Aloe remonta a mais de 4.000 anos:
- Os antigos egípcios a chamavam de “planta da imortalidade”, dando-a como uma oferenda em funerais para os faraós e usada nos banhos de rainhas egípcias.
- Cleópatra amava aloe vera gel e a usou para embelezar sua beleza.
- A qualidade de cura da ferida de aloe era tão conhecida que Aristóteles convenceu Alexandre, o Grande, a conquistar uma ilha particular no leste da África para adquirir aloe para uso como remédio para tratar soldados.
- Na Ásia, a aloe vera tem uma história mais ampla de uso que inclui a preparação de bebidas e sucos usando gel de aloe.
6 Benefícios do Gel Aloe para Skincare
O gel aloe vera, tanto como gel tópico quanto como ingrediente em produtos de skincare, é útil para hidratar e resfriar a pele, mantendo-a macia e flexível.
Aqui estão alguns benefícios do gel aloe para skincare
1. Pode ajudar a reduzir e prevenir erupções cutâneas.
Aloe vera é um ingrediente muito suave que também tem propriedades antimicrobianas naturais. Usá-lo para reduzir e prevenir surtos leves a moderados em combinação com a medicação anti-acne tradicional pode ser uma ótima opção para pessoas com sensibilidade da pele.
2. Hidrata todo o corpo.
A vantagem de usar aloe vera é que ele é denso em água, por isso é um ótimo ingrediente para usar em produtos de skincare para pele seca e coceira. Mantém a pele hidratada e lisa.
3. Esfria e hidrata a pele.
Suponha que você já teve uma pequena queimadura de uma queimadura de sol, cozinhar, ou usar uma ferramenta de estilo. Você sabe que a primeira coisa que você quer fazer é aplicar algo legal. O gel Aloe vera pode ajudar a criar uma barreira melhor enquanto hidrata e resfria a pele. Uma ótima dica é mantê-lo em forma de gel na geladeira para essa sensação de resfriamento extra.
4. É um ótimo ingrediente para máscaras DIY.
Por causa de sua textura leve e versátil, você pode usar gel aloe vera para criar suas próprias máscaras capilares, além de hidratar máscaras faciais que podem esfriar flare-ups. Aloe vera está cheia de vitaminas antioxidantes A, C e E, enzimas e minerais que são benéficos para apoiar a saúde da pele.
5. É gentil para um tratamento facial relaxante.
Os tratamentos faciais podem ajudar a restaurar a pele seca e ajudá-lo a se sentir revigorado. Obter um facial com gel de aloe pode deixar sua pele mais macia, suave e com um brilho radiante.
6. Hidrata tranças estilosas.
Especialmente durante os meses de verão, nosso cabelo tende a ficar um pouco mais seco. Aloe vera é um ótimo ingrediente para usar no cabelo. Procure produtos que tenham uma fórmula de não secagem e consistam em sedação, ingredientes hidratantes como aloe vera. Ele vai deixar seu couro cabeludo se sentindo revigorado e suas fechaduras olhando grande.
5 Benefícios do Aloe Consumível para Saúde e Bem-Estar
Quando o gel de aloe é extraído, processado e fabricado de forma segura de consumir, ingerível, você pode se deparar com produtos como bebidas de suco de aloe ou cápsulas concentradas de aloe em pó.
Muitas pessoas tomam suco aloe vera como suplemento, e aqui estão algumas razões pelas quais:
1. Aloe vera suporta digestão saudável.
Quando consumido como tônico para o sistema digestivo, o suco de aloe pode ser usado para acalmar o estômago. Em um estudo independente*, o consumo de suco de aloe vera foi encontrado para ajudar a aliviar o desconforto intestinal e inflamação. Outros estudos independentes* sugerem que o aloe pode reduzir a produção de ácido gástrico.
2. Suporta absorção de nutrientes.
À medida que os alimentos percorrem os mais de 20 pés do trato digestivo, os nutrientes – incluindo vitaminas, minerais, gorduras, proteínas, carboidratos – e a água são absorvidos dos intestinos para a corrente sanguínea para que possam ser utilizados pelo corpo. Esses nutrientes fornecem estrutura ao corpo – permitindo-nos cultivar e reparar tecidos – e fornecem energia para as atividades cotidianas.
Em um estudo independente*, os pesquisadores testaram os efeitos do gel aloe vera e extrato de folha inteira e o efeito dessas preparações líquidas na absorção e subsequente concentração de plasma de sangue das vitaminas C e E.
O estudo descobriu que o gel aloe, agindo como um agente de liberação de tempo, diminuiu a taxa de absorção de vitamina C, mantendo os níveis de plasma elevados por um período maior de tempo quando comparado com os controles. Ambas as formas de aloe tiveram um efeito semelhante em relação à vitamina E.
3. Aloe vera pode promover a saúde intestinal e o suporte imunomodulatório.
Prebióticos são compostos em alimentos que incentivam o crescimento de boas bactérias em seu trato digestivo. Exemplos de alimentos ricos em prebióticos incluem maçãs, bananas, alho e soja.
Dados científicos recentes sugerem que compostos em aloe vera podem ser um ingrediente prebiótico benéfico. De acordo com um estudo independente*, acemannan, um polissacarídeo presente no aloe vera, pode atuar como prebiótico e estimular o crescimento de bactérias benéficas no trato digestivo.
Essa mudança na composição da microbiota é tipicamente acompanhada por uma melhora no sistema imunológico, modulando a resposta imune. Os autores de Novas Perspectivas em Aloe* associam esse efeito imunológico positivo aos polissacarídeos e outros compostos específicos presentes no gel aloe.
4. Pode impulsionar o sistema de defesa antioxidante do corpo.
Os antioxidantes no aloe podem ajudar a reforçar o sistema de defesa antioxidante do corpo. A oxidação – um processo que ocorre naturalmente no corpo como parte do metabolismo cotidiano – precisa ser mantida em xeque, uma vez que o estresse oxidativo pode causar danos às células e tecidos do corpo.
Antioxidantes – amplamente encontrados em alimentos vegetais como aloe vera, mantêm os processos de oxidação e antioxidação em equilíbrio. Os polissacarídeos e outros compostos do aloe vera também podem levar a uma proteção positiva contra o estresse oxidativo. Em um estudo independente*, os participantes que beberam extrato de aloe vera diariamente durante 14 dias viram uma melhora na capacidade antioxidante total medida no plasma sem quaisquer efeitos colaterais clínicos.
5. É hidratante e pode conter menos calorias do que bebidas altamente adoçadas.
Além de ser um suplemento dietético que proporciona benefícios digestivos, o suco de aloe – feito pela mistura de gel aloe vera com água – também é uma bebida que pode suportar suas necessidades de hidratação. A hidratação é importante para que nosso corpo e órgãos funcionem corretamente.
Enquanto a maioria de seus fluidos devem vir da água, muitas pessoas procuram outras bebidas para variar. Por essa razão, refrigerantes e bebidas de alta caloria frequentemente alinham as prateleiras de mercearias e lojas de conveniência. Suco de aloe vera pode ser uma boa alternativa, mas certifique-se de verificar o rótulo nutricional para obter quaisquer açúcares adicionados.
Por que você não deve comer aloe cru
Embora o aloe cru possa ser usado com segurança como uma aplicação atual, ele não deve ser consumido.
A palavra “aloe” vem do grego, o que significa amargo. Logo abaixo da casca da planta aloe vera, há uma substância de látex consistindo de um líquido amarelado pesado que reside entre a camada externa da folha e o gel interno. Este látex contém compostos conhecidos como aloinas que são muito amargos, agem como laxantes e não devem ser ingeridos.
Para serem consumidos com segurança, os cientistas desenvolveram um processo de purificação que remove os aloinas do suco de aloe. Esse processo é conhecido como descoloração onde o suco prensado – tanto da folha inteira quanto do filé interno – é passado através de um filtro de carvão ativado para remover componentes laxantes, como aloinas, a níveis insignificantes.
A maioria das empresas de bebidas e suplementos utiliza esses processos para entregar os benefícios digestivos do aloe aos consumidores. Na Herbalife Nutrition, utilizamos um processo abrangente de descolorização e medidas rigorosas de controle de qualidade para produzir suco de folha aloe vera altamente purificado e de qualidade premium.
Todas as maneiras que você pode usar Aloe: um guia DIY rápido
Hoje, os consumidores de todo o mundo podem colher os benefícios do aloe de muitas formas.
Como usar aloe na sua rotina de cuidados com a pele
Ao procurar cosméticos à base de aloe ou produtos de skincare, procure aqueles que sejam testados por dermatologistas e livres de sulfato. Procure um produto de gel aloe que seja livre de fragrâncias. Se possível, peça uma amostra ou kit de teste, para que você possa testar o produto antes de comprar. O efeito desejado deve deixar a pele lisa, macia e com uma aparência melhorada.
Aqui estão receitas baseadas em aloe que você mesmo pode fazer:
Máscara facial hidratante DIY
Esta máscara facial hidratante se sente bem na pele e só precisa de três ingredientes simples:
- 3 COLHERES DE AVEIA
- 2 TBSP gel de aloe
- 1 COLHER DE SOPA de mel
Trajeto:
- Cozinhe a farinha de aveia com 3 COLHERES DE SOPA de água por 20 a 30 segundos.
- Adicione o gel de aloe e mel ao farinha de aveia quente. Deixe esfriar antes de aplicar no rosto.
- Deixe ligado por 15 a 20 minutos. Farinha de aveia e mel são conhecidos por suas propriedades hidratantes, e o gel de aloe tem ingredientes de condicionamento da pele.
- Enxágüe usando água morna e um limpador suave e sem sulfato.
Máscara DIY para cabelo oleoso
Esta máscara capilar é ótima para cabelos oleosos e possui três ingredientes simples:
- 2 COLHER DE SOPA de mel
- 2 TBSP gel de aloe
- 1 colher de suco de limão
Trajeto:
- Mexa todos os ingredientes e aplique em cabelos úmidos, adicionando a máscara de cima a baixo. Certifique-se de que a maior parte da máscara está no seu couro cabeludo. Se você tem cabelos longos ou grossos, você pode dobrar a receita.
- Enrole o cabelo em um coque ou tampa de cabelo por 30 a 40 minutos. O mel tem propriedades hidratantes, enquanto o gel de aloe tem botânicos de condicionamento de pele. O suco de limão atua como um adstringente natural para ajudar a reduzir a secreção de óleo.
- Enxágüe com água morna e siga com shampoo e condicionador sem sulfato.
Máscara DIY para Flare-ups de pele
Esta máscara facial é reconfortante, e os ingredientes são ótimos para prevenir bactérias. Tudo que você precisa são três ingredientes simples:
- 2 COLHERES DE SOPA de iogurte simples (sem sabor)
- 1 TBSP de gel de aloe
- 1 COLHER DE SOPA de mel
Trajeto:
- Misture os três ingredientes e aplique-os no rosto, de preferência com uma escova facial. Deixe ligado por 15-20 minutos.
- Gel de aloe e mel são conhecidos por suas propriedades hidratantes, e o iogurte é conhecido como um ingrediente antibacteriano natural.
- Para finalizar, lave bem usando água morna e um limpador suave e sem sulfato.
Como usar suco Aloe Vera
Quanto ao aloe ingerível, os consumidores podem comprar aloe vera seguro para consumir em sucos, concentrados, extratos em pó ou cápsulas.
Aqui estão algumas dicas e lembretes ao incorporar aloe vera em sua dieta:
- Antes de comprar suco de aloe, certifique-se de ler o rótulo nutricional para adição de açúcares e ingredientes de alta caloria.
- Misture suco de aloe vera com água com gás para uma alternativa refrescante ao refrigerante.
- Misture o suco de aloe vera com chá quente ou frio.
- Adicione suco de aloe vera ao seu smoothie favorito ou shake de proteína.
E como em qualquer suplemento nutricional, certifique-se de avaliar a marca e comparar suas opções para ter certeza de que você está recebendo suco aloe vera de qualidade premium. Adicioná-lo à sua bebida de escolha pode ajudá-lo a se manter melhor hidratado e também obter o suporte digestivo que você precisa.
Você também pode gostar:
Folhas de pepino amarelas como resolver esse problema