Bacuri: para que serve a fruta e como fazer o creme
Ao contrário do guarani, açaí e cupuaçu, o fruto bacuri amazônico ainda é pouco conhecido no Brasil e no exterior. Apesar disso, é um alimento rico em minerais, fibras e proteínas.
Mas além da polpa, a casca e as sementes de bacurize também podem ser usadas em alimentos e medicamentos, respectivamente. Enquanto a parte externa produz receitas como creme, um óleo curativo e anti-inflamatório é extraído das sementes .
Bacuri ainda chama a atenção das indústrias, pois seu aroma foi extraído para ser usado em iogurtes.
Para que é bacuri?
A polpa dessa fruta é formada por 76,65% da água e 23,35% de matéria seca. Neste último caso, as seguintes substâncias estão incluídas principalmente: proteína bruta e fibra bruta .
Ajuda no crescimento
Para que fiquemos fortes e saudáveis, alguns nutrientes são necessários, como o cálcio. Em 100 gramas da polpa, encontramos 20 miligramas do mineral.
Por essa razão, a fruta amazônica é um excelente alimento para crianças em crescimento. Além do fortalecimento dos ossos, o mineral também contribui para dentes mais saudáveis.
Regula o intestino
Para se despedir de intestinos preguiçosos e de constipação temível, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer 25 gramas de fibra por dia.
Este composto faz parte de 9,37% da polpa e 23,07% da casca, por isso tornam-se boas fontes de fibra e aliados para a saúde do intestino e digestão.
Na verdade, as fibras não são digeríveis, mas contribuem para movimentos peristálticos e eliminação de fezes, pois não são dissolvidas em água.
Fornece energia ao corpo
Bacuri é mais calórico que cupuaçu, oferecendo 105 calorias para cada 100 gramas. Assim, é perfeito para quem precisa de mais energia em seu cotidiano. Só não exagera, porque em excesso pode te engordar.
Outro elemento que também atua como gerador de energia é o carboidrato, um carboidrato encontrado na polpa dessa fruta. Para se ter uma ideia, em 100 gramas há 22,80 gramas de carboidratos.
Luta contra a inflamação e age como um agente curativo
Tanto a manteiga extraída da fruta quanto o óleo das sementes são considerados anti-inflamatórios e curativos. Ambos são indicados para ajudar a tratar problemas de pele e queimaduras.
Tudo isso graças à ação de três compostos básicos, são eles: xanthones, euxanthone e garcinielliptone FC. ( 3 , 6 )
Proteger as células
Por último, mas não menos importante, a ação antioxidante encontrada na polpa e casca deste alimento, devido à presença de vitamina C, flavonoides, antocianinas e polifenóis.
Todos esses compostos ajudam as células a combater ataques radicais livres. Assim, evitam danos celulares e suas consequências, como doenças degenerativas, envelhecimento precoce e problemas cardíacos. ( 6 )
Creme de frutas: como fazer?
Tradicionalmente, o creme bacuri é uma receita cheia de calorias porque, além das frutas, os outros ingredientes são leite condensado, açúcar e creme pesado.
No entanto, é possível investir em uma versão mais leve, substituindo os itens do prato por suas alternativas menos calóricas e saudáveis. Acompanhar!
- 400 g de polpa de frutas
- 1 lata de leite condensado leve
- 1 lata de creme leve
- 200 ml de leite desnatado
- Açúcar marrom ou demerara a gosto
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e misture até ficar homogêneo. Em seguida, basta levá-lo para o congelador e esperar pelo menos uma hora.
Outra receita: geleia ou geleia
Também chamada de geleia, essa receita também usa itens mais calóricos, mas eles podem ser facilmente substituídos. Olhar!
- 600 g de polpa
- duas xícaras de água
- Três xícaras de açúcar marrom ou demerara
- Cascas de um limão.
Em uma panela, coloque a polpa junto com a água e o açúcar. Espere cozinhar por 15 ou 20 minutos. Finalize adicionando as cascas de limão e deixe ferver até obter uma calda densa.
Uma vez feito, despeje-o em um recipiente de vidro e deixe esfriar. Leve à geladeira e sirva somente quando estiver refrigerado. ( 7 )
Curiosidades de Bacuri
A maior parte dessa fruta é formada pela pele (60%), depois a pedra (18%) e, finalmente, a polpa (12%). Mas, como vimos, todos esses componentes são úteis para os seres humanos, seja na comida ou na saúde.
Vale ressaltar também que para consumir a casca dessa fruta, é necessário cozinhá-la antecipadamente para que as resinas abundantes possam ser eliminadas no processo de ebulição.
origem da árvore
A Amazônia é o local de origem da árvore de bacurize, mas também nasce espontaneamente em regiões do Nordeste brasileiro. Maranhão e Piauí são os principais estados onde a fruta pode ser encontrada.
nome significa
O nome bacuri vem do Tupi, onde “ba” significa cair e “kury” significa logotipo. Assim, há uma referência ao fruto da planta que cai logo após o amadurecimento. Seu nome científico é Platonia insignis Mart .
Onde comprar?
A cada dia essa fruta amazônica está ganhando mais espaço em supermercados e feiras. Mas a maneira mais fácil de encontrá-lo é através da polpa industrializada.
Enquanto isso, o óleo extraído das sementes pode ser comprado em farmácias ou lojas online de alimentos saudáveis.
Tipos de bacuris
A árvore bacu tem muitos parentes, eles são:
- Bacuripari suave
- Bacuri
- bacuri mirim
- Thorn Bacuri.