Imagem destacada Bahia Investiga Sete Casos Suspeitos de Intoxicação por Metanol

Bahia Investiga Sete Casos Suspeitos de Intoxicação por Metanol

Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Bahia Investiga Sete Casos Suspeitos de Intoxicação por Metanol

A Secretaria da Saúde da Bahia informou que sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, com suspeita de intoxicação após ingestão acidental de metanol.

Segundo a pasta, os pacientes permanecem sob observação e recebem assistência médica. Os protocolos de atendimento foram acionados, mas o estado de saúde dos internados não foi divulgado.

A investigação das causas conta com a participação do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-BA), do Centro de Informações Toxicológicas da Bahia (Ceatox-BA), das vigilâncias sanitárias estadual e municipal, da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica. Exames laboratoriais serão realizados e, se necessário, será aplicado antídoto específico.

Situação nacional

Entre 26 de setembro e 5 de dezembro de 2025, o Brasil registrou 890 notificações de intoxicação por metanol, das quais 73 foram confirmadas e 29 seguiam em investigação no início de dezembro.

  • São Paulo: 578 notificações, 50 confirmações;
  • Pernambuco: 109 notificações, 8 confirmações;
  • Paraná: 6 confirmações;
  • Mato Grosso: 6 confirmações;
  • Bahia: 2 confirmações;
  • Rio Grande do Sul: 1 confirmação.

Foram confirmados 22 óbitos no período: 10 em São Paulo, 5 em Pernambuco, 3 no Paraná, 3 em Mato Grosso e 1 na Bahia. Outros nove óbitos permaneciam em análise.

Encerramento da sala de situação

O Ministério da Saúde encerrou em 8 de dezembro a sala de situação criada em outubro para monitorar a crise. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A pasta apontou redução expressiva de casos e óbitos, indicando cenário de estabilidade epidemiológica.

Bahia Investiga Sete Casos Suspeitos de Intoxicação por Metanol - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

Ainda de acordo com o ministério, todos os estados mantêm estoques de antídotos e capacidade ampliada para diagnóstico. O acompanhamento dos casos voltou ao fluxo rotineiro do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A sala de situação havia sido instalada em 1º de outubro de 2025, reunindo representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e dos ministérios da Agricultura e Pecuária e da Justiça e Segurança Pública.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro