Brasil e Angola Avançam em Cooperação Agrícola

Início - Notícias e Tendências do Agro - Brasil e Angola Avançam em Cooperação Agrícola
O Ministério da Agricultura informou, em nota, que Brasil e Angola deram novo passo para firmar um acordo de cooperação na produção agrícola. As tratativas foram conduzidas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que cumpre missão oficial no país africano.
A proposta brasileira foi protocolada junto às autoridades econômicas angolanas e conta com o interesse de mais de 30 produtores rurais do Brasil em investir em projetos agrícolas em Angola.
“O Brasil tem muito a contribuir com sua experiência em pesquisa agropecuária e em tecnologias de baixo carbono. Avançar nessa parceria é beneficiar ambos os países e promover oportunidades para os nossos produtores”, afirmou Fávaro, segundo a nota.
Reuniões com governo e instituições financeiras
Durante a agenda em Luanda, o ministro se reuniu com:
- José de Lima Massano, ministro de Estado para a Coordenação Econômica de Angola;
- Vera Daves, ministra das Finanças;
- João Cunha, ministro em exercício da Agricultura e Florestas;
- Representantes do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), do Fundo Soberano de Angola e da Corporação Financeira Internacional (IFC).
De acordo com a pasta, a IFC, braço do Grupo Banco Mundial voltado ao setor privado, manifestou interesse em financiar as operações previstas no entendimento bilateral.
Imagem: canalrural.com.br
Ganhos para os dois países
Segundo Fávaro, o acordo permitirá ao Brasil ampliar a venda de máquinas, equipamentos, sementes, insumos e tecnologia, enquanto Angola avançará na produção de alimentos e na segurança alimentar.
Com informações de Canal Rural