Início - Notícias e Tendências do Agro - Brasil Busca Importar Mais Produtos de Países Árabes
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou que o Brasil pretende ampliar a compra de produtos originários dos países da Liga dos Estados Árabes. A declaração foi feita na quinta-feira (18), durante reunião com o Conselho de Embaixadores da Liga e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, na embaixada da Palestina, em Brasília.
“Nós também queremos ser grandes compradores, não apenas de fertilizantes, mas de outros itens que os países árabes desejem vender”, disse Fávaro, reforçando que o país está aberto a negociar.
Relações consolidadas
Neste ano, Brasil e Liga Árabe completam 80 anos de relações diplomáticas. Atualmente, 75% do que o Brasil exporta para o bloco é formado por produtos agropecuários, como:
- carnes de aves;
- carnes bovinas;
- açúcar;
- milho;
- mel.
Segundo Fávaro, o país é o maior fornecedor de alimentos halal do mundo para essa região.
Expansão das trocas comerciais
O ministro afirmou que o governo trabalha para aumentar as exportações e citou negócios recentes, como ovos férteis para a Arábia Saudita, açaí para o Egito, além de café e suco de laranja destinados aos Emirados Árabes Unidos. Ele também mencionou o aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos a determinados produtos, indicando que o Brasil busca ampliar mercados alternativos.
Imagem: Viviane Petroli via canalrural.com.br
Novas parcerias
O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, William Adib Dib, destacou a necessidade de estreitar a cooperação em segmentos como fertilizantes e economia halal, que abrange alimentos processados, cosméticos, medicamentos e serviços.
As conversas continuam com o objetivo de diversificar a pauta de importações brasileiras e fortalecer o intercâmbio com os países da Liga Árabe.
Com informações de Canal Rural