Brasil e China Fecham Acordo de Pré-listing para Sorgo
Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Brasil e China Fecham Acordo de Pré-listing para Sorgo
O Brasil e a China oficializaram na quinta-feira (28) um acordo de pré-listing que autoriza o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a habilitar empresas brasileiras interessadas em exportar sorgo ao mercado chinês.
Com o reconhecimento do mecanismo pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC), a avaliação final do país importador deixa de ser necessária. Na prática, cerealistas já registradas no sistema de inspeção sanitária do Mapa e em conformidade com as exigências chinesas poderão ser incluídas na lista de exportadores sem depender de nova vistoria das autoridades asiáticas.
Segundo o ministro Carlos Fávaro, o Brasil encaminhará às autoridades chinesas a relação de empresas aptas assim que concluído o processo de habilitação. “Seguimos com o propósito de ampliar oportunidades e diversificar os produtos para exportação”, escreveu o ministro nas redes sociais.
A abertura do mercado chinês para o sorgo brasileiro foi anunciada em novembro de 2023, mas o comércio ainda não começou devido aos trâmites posteriores. No início de março, técnicos da GACC visitaram lavouras, cooperativas e armazéns em Goiás e Minas Gerais para auditar práticas sanitárias e de sustentabilidade.
A expectativa do governo e da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) é iniciar os embarques já na safra em colheita. Inicialmente são previstos volumes modestos, mas o setor projeta crescimento, pois a China importa cerca de 7 milhões de toneladas de sorgo por ano, principalmente dos Estados Unidos.
Imagem: pessoal via canalrural.com.br
Atualmente, o Brasil produz em torno de 5 milhões de toneladas por safra, ocupando a terceira posição mundial, mas responde por apenas 0,5% do comércio internacional do cereal.
Com informações de Canal Rural