Brasil Critica Ação Militar dos EUA contra Venezuela na ONU
Início - Notícias e Tendências do Agro - Brasil Critica Ação Militar dos EUA contra Venezuela na ONU
O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Sergio Danese, condenou nesta terça-feira (24) a mobilização militar dos Estados Unidos em direção à Venezuela. A manifestação ocorreu durante reunião do Conselho de Segurança, em Nova York.
Segundo Danese, as medidas adotadas por Washington violam a Carta das Nações Unidas e precisam “cessar imediata e incondicionalmente” para dar lugar a instrumentos políticos e jurídicos disponíveis no direito internacional.
O diplomata informou que o Brasil convida Estados Unidos e Venezuela a estabelecer um diálogo “genuíno, conduzido de boa-fé e sem coerção”. Ele acrescentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se colocou à disposição para intermediar um acordo entre os dois países e apoia esforços semelhantes do secretário-geral da ONU.
Danese destacou ainda que a América do Sul pretende manter-se como região de paz, pautada pelo respeito ao direito internacional e por relações amigáveis entre vizinhos. Para o embaixador, evitar um conflito continental interessa não só à América Latina, mas a toda a comunidade internacional, já que uma eventual guerra poderia ter repercussões globais.

Imagem: canalrural.com.br
As declarações ocorrem em meio ao cerco militar ordenado pelo presidente norte-americano Donald Trump, que ameaça intervir na Venezuela para retirar do poder Nicolás Maduro, acusado por Washington de liderar um “cartel narco-terrorista”.
Com informações de Canal Rural
Artigo criado em: 25/12/2025
Revisado em: Dezembro de 2025