Brasil Deve Gerar 10 Bilhões de Litros de Etanol de Milho

Início - Notícias e Tendências do Agro - Brasil Deve Gerar 10 Bilhões de Litros de Etanol de Milho

A produção brasileira de etanol de milho deve alcançar 10 bilhões de litros no ciclo 2025-2026, segundo projeção apresentada pela SCA Brasil a representantes do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool) na última quinta-feira (18).

Expansão no Nordeste

Novos projetos em implantação no Nordeste prometem acrescentar 1,3 bilhão de litros por ano à oferta regional. Hoje, o abastecimento é sustentado por 2,3 bilhões de litros de etanol proveniente da cana-de-açúcar. Estados como Maranhão e Bahia devem liderar a expansão, com usinas que, juntas, somam quase 800 milhões de litros de capacidade adicional.

Redução de custos e autossuficiência

Segundo Martinho Ono, CEO da SCA Brasil, a produção próxima aos centros consumidores nortistas e nordestinos reduz despesas logísticas, diminui a dependência do etanol transportado do Centro-Sul durante a entressafra e garante maior estabilidade no abastecimento. A expansão também fortalece a oferta de subprodutos, como os grãos secos de destilaria (DDGS), utilizados na nutrição animal.

Capacidade futura

Além dos empreendimentos no Nordeste, projetos em construção no Centro-Oeste podem levar o país a ampliar a capacidade em mais 10 bilhões de litros nos próximos anos. Entretanto, Ono prevê que o volume adicional será destinado principalmente ao mercado interno, já que não há, no momento, perspectivas concretas de exportação via combustível sustentável de aviação ou de aumento da mistura de anidro na gasolina em outros países.

Brasil Deve Gerar 10 Bilhões de Litros de Etanol de Milho - Imagem do artigo original

Imagem: Pixabay via canalrural.com.br

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!