Brasil Exportará Material Genético Bovino à Indonésia e Burkina Faso
Início - Notícias e Tendências do Agro - Brasil Exportará Material Genético Bovino à Indonésia e Burkina Faso
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, na terça-feira (9), a autorização para o Brasil iniciar as exportações de sêmen e embriões bovinos à Indonésia. O aval foi concedido após as autoridades sanitárias do país asiático aprovarem os modelos de Certificado Zoossanitário Internacional propostos pelo governo brasileiro.
De acordo com a pasta, o envio de material genético permitirá ao arquipélago — quarta nação mais populosa do mundo, com mais de 270 milhões de habitantes — reforçar o rebanho, aumentar a produtividade interna e reduzir custos de importação de animais vivos. Para o Brasil, a medida abre nova frente comercial para empresas especializadas em genética bovina, setor reconhecido pela excelência sanitária e pelo uso de biotecnologia avançada.
No mesmo dia, o Mapa anunciou outra abertura de mercado: Burkina Faso passará a importar bovinos vivos para reprodução, sêmen e embriões bovinos, além de alevinos, ovos férteis e pintos de um dia provenientes do Brasil. Segundo o ministério, esses produtos de alto valor agregado contribuirão para o aprimoramento do plantel no país da África Ocidental, região com grande potencial de crescimento demográfico e econômico.
Com as novas autorizações, o agronegócio brasileiro alcança 434 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Imagem: Associação Brasileira de Angus via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural