Início - Notícias e Tendências do Agro - Brasil Quer Destacar Agro Sustentável na COP30
O governo brasileiro pretende apresentar o agronegócio como aliado no enfrentamento das mudanças climáticas durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para 2025, em Belém (PA).
Segundo o embaixador André Côrrea do Lago, que presidirá o encontro, os efeitos do aquecimento global avançam mais rápido do que se previa, com risco de atingir pontos de não retorno. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontou 2024 como o ano mais quente já registrado, com temperatura média 1,55 °C acima dos níveis pré-industriais.
Vantagens brasileiras
Para Marcelo Morandi, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, o país possui “vantagens estratégicas” por contar com matriz elétrica e energética baseada em fontes renováveis, como hidrelétricas, biomassa, biocombustíveis e outras formas de bioenergia.
Conservação em propriedades rurais
Levantamento da Embrapa indica que as fazendas brasileiras mantêm 282,8 milhões de hectares de vegetação nativa, o equivalente a 33,2 % do território nacional. O Código Florestal de 2012 determina a preservação mínima de 80 % das áreas na Amazônia, 35 % no Cerrado e 20 % no Sudeste.
O professor emérito da Fundação Getulio Vargas Roberto Rodrigues defende a criação de mecanismos que remunere o produtor rural pela manutenção dessas áreas. “Produtor rural é quem preserva, portanto faz sentido que ele receba alguma coisa por esse trabalho também”, afirmou.
Imagem: canalrural.com.br
Evento em Belém
A COP30 será o primeiro encontro climático da ONU sediado no Brasil e deverá reunir representantes de mais de 190 países. O governador do Pará, Helder Barbalho, vê o evento como oportunidade para engajar líderes globais, sociedade civil e comunidade científica na busca por soluções sustentáveis dentro da Floresta Amazônica.
Com informações de Canal Rural