Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Chile Assume 2º Lugar Entre Destinos da Carne Suína
O Chile passou a ocupar a segunda posição entre os maiores compradores da carne suína brasileira em julho e agosto, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O volume exportado ao mercado chileno foi de 14,5 mil toneladas em julho, o dobro das 7,7 mil toneladas embarcadas em janeiro. Em agosto, foram 13,3 mil toneladas.
Com esse desempenho, o país sul-americano superou a China, tradicional destino da proteína brasileira, e ficou atrás apenas das Filipinas, principal comprador desde fevereiro.
De acordo com o Cepea, a expansão das vendas ao Chile está relacionada ao reconhecimento, pelo governo chileno, do estado do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica — decisão tomada em abril e oficializada em julho. O Paraná é o segundo maior produtor de carne suína do Brasil.
Volumes embarcados em 2023
Imagem: Thiago Gomes via canalrural.com.br
- Janeiro: 7,7 mil t
- Julho: 14,5 mil t
- Agosto: 13,3 mil t
Segundo os pesquisadores, o reconhecimento sanitário impulsionou a confiança dos importadores chilenos, refletindo no avanço das exportações brasileiras para aquele mercado.
Com informações de Canal Rural