China Communications Discute Investimentos Ferroviários com Ministério
Início - Notícias e Tendências do Agro - China Communications Discute Investimentos Ferroviários com Ministério
O secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, reuniu-se na terça-feira (19) com representantes da estatal chinesa China Communications Construction Company Limited (CCCC) para tratar de possíveis investimentos na malha ferroviária brasileira.
Segundo o Ministério, a cooperação pretende modernizar e expandir a infraestrutura, reduzir custos logísticos e criar rotas alternativas para o escoamento de grãos e minérios.
Durante o encontro, foram discutidos:
- o acompanhamento de leilões e roadshows de ferrovias que serão promovidos pela pasta;
- a adoção de modelos de negócios como o Transit Oriented Development (TOD), que integra projetos ferroviários a empreendimentos imobiliários;
- o interesse da CCCC em participar dos estudos do corredor Fico-Fiol, que ligará a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
De acordo com o diretor externo da CCCC, Liu Hui, a companhia quer “manter a troca de informações e acompanhar de perto os projetos em andamento”.
Em julho, Brasil e China firmaram parceria para conectar o país ao porto de Chancay, no Peru, objetivo que deve facilitar as exportações brasileiras para o mercado chinês.
Imagem: Agência Senado via canalrural.com.br
O corredor Fico-Fiol, que também se conecta à Ferrovia Norte-Sul, atravessará Mato Grosso, Goiás e Bahia, formando um eixo estratégico de exportação para as regiões produtoras do Centro-Oeste e Oeste.
Com informações de Canal Rural