China Eleva Compras de Soja do Brasil em Julho

Início - Blog - Mundo Agro - China Eleva Compras de Soja do Brasil em Julho

A China importou 10,39 milhões de toneladas de soja do Brasil em julho, volume 13,9% superior ao registrado no mesmo mês de 2024, apontam dados divulgados nesta quarta-feira (20) pela Administração Geral de Alfândega.

O montante brasileiro respondeu por 89% das aquisições totais do país asiático, que bateram recorde para o mês ao alcançar 11,67 milhões de toneladas.

Enquanto isso, as compras oriundas dos Estados Unidos somaram 420.874 toneladas, queda de 11,5% em comparação a julho do ano passado, quando totalizaram 475.392 toneladas.

Segundo Liu Jinlu, pesquisador agrícola da Guoyuan Futures, o aumento das importações foi favorecido pela ampla oferta brasileira e por incertezas sobre o comércio entre Washington e Pequim, fatores que estimularam a formação de estoques na China.

China Eleva Compras de Soja do Brasil em Julho - Imagem do artigo original

Imagem: Reuters via forbes.com.br

Desempenho acumulado no ano

  • De janeiro a julho, os embarques do Brasil atingiram 42,26 milhões de toneladas, retração de 3% ante igual período de 2024.
  • As remessas norte-americanas somaram 16,57 milhões de toneladas, alta de 31,2% na mesma comparação.
  • No mesmo intervalo, a China importou 672.630 toneladas de soja da Argentina, expansão de 104,7% ano a ano; apenas em julho foram 561.027 toneladas.

Com tarifas elevadas, compradores chineses ainda não fecharam contratos antecipados da próxima safra dos EUA, receio que, segundo traders, pode resultar em perdas bilionárias para exportadores norte-americanos. Na terça-feira (19), produtores de soja dos EUA enviaram carta ao presidente Donald Trump pedindo um acordo comercial que inclua compromissos de compra do grão.

Com informações de Forbes Brasil

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!