China Eleva Compras de Soja Brasileira em Agosto

Início - Notícias e Tendências do Agro - China Eleva Compras de Soja Brasileira em Agosto

A China aumentou em 2,4% as importações de soja do Brasil em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2024, na tentativa de reforçar estoques e reduzir riscos de possíveis interrupções de oferta no quarto trimestre.

Dados alfandegários divulgados no sábado (20) mostram que chegaram 10,49 milhões de toneladas de soja brasileira ao país asiático no período, o equivalente a 85,4% de todo o volume importado.

Agosto tornou-se o quarto mês de 2025 a registrar recorde de compras para o respectivo período, repetindo o desempenho observado em maio, junho e julho.

As importações originárias dos Estados Unidos alcançaram 227.205 toneladas, crescimento anual de 12,3%. No acumulado de janeiro a agosto, o Brasil forneceu 52,74 milhões de toneladas (queda de 2,0%), enquanto os embarques norte-americanos somaram 16,8 milhões de toneladas (alta de 30,9%).

Segundo analistas, a colheita brasileira mais tardia prolongou a janela de exportação dos EUA, fator que se somou a atrasos no desembaraço aduaneiro nos primeiros meses do ano. Mesmo assim, Pequim ainda não reservou carregamentos da nova safra norte-americana.

China Eleva Compras de Soja Brasileira em Agosto - Imagem do artigo original

Imagem: Divulgação via canalrural.com.br

A Argentina enviou 1,05 milhão de toneladas em agosto, recuo de 18,6% frente ao mesmo mês de 2024. Entre janeiro e agosto, os volumes argentinos totalizaram 1,72 milhão de toneladas, aumento de 6,2% em relação ao ano anterior.

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!