China Exige Fim de Tarifas para Retomar Compra de Soja dos EUA
Início - Notícias e Tendências do Agro - China Exige Fim de Tarifas para Retomar Compra de Soja dos EUA
O Ministério do Comércio da China afirmou nesta quinta-feira (25) que os Estados Unidos precisam eliminar o que Pequim considera “tarifas injustificadas” para que haja espaço à ampliação do comércio bilateral, incluindo possíveis aquisições de soja norte-americana.
Questionado sobre novas compras do grão, o porta-voz He Yadong declarou que a remoção das tarifas é condição para avançar nas negociações. “Os Estados Unidos devem adotar medidas positivas para cancelar as tarifas relevantes”, disse, em coletiva de imprensa.
Segundo a agência Reuters, a China — maior importadora mundial de soja — ainda não fechou contratos para a safra de outono dos EUA e segue priorizando fornecedores da América do Sul. A falta de negócios preocupa produtores norte-americanos, que temem perder bilhões de dólares devido às tensões comerciais entre os dois países.
Na segunda-feira (22), o principal negociador comercial chinês, Li Chenggang, visitou o Meio-Oeste dos EUA, região que concentra a produção de soja, e se reuniu com líderes políticos e empresariais locais. A visita foi vista como um possível indicativo de interesse em parte da safra antes de tratativas mais amplas.
Imagem: Carina Gomes via canalrural.com.br
Ainda assim, divergências técnicas persistem. Representantes comerciais dos dois governos têm nova rodada de conversas marcada para esta quinta-feira no Departamento do Tesouro norte-americano.
Com informações de Canal Rural