Chuva Forte Marca o Início de Dezembro no País
Dólar (USD ➜ BRL)
--
Atualizando…
Tempo agora
--
Selecione uma região
Início - Notícias e Tendências do Agro - Chuva Forte Marca o Início de Dezembro no País
Índice de Conteúdo
ToggleO primeiro dia útil de dezembro, nesta segunda-feira (1º), começou com condições climáticas contrastantes em diferentes regiões do Brasil. Enquanto o Sul enfrenta novas áreas de instabilidade e risco de temporais, outras partes do país registram sol forte, calor e baixa umidade.
Região Sul
- Rio Grande do Sul: pancadas moderadas a fortes desde a madrugada, com possibilidade de temporais isolados. A Campanha Gaúcha tende a ter melhora à noite.
- Santa Catarina e Paraná: no início da tarde, a chuva avança pelo oeste catarinense e alcança metade sul e oeste paranaense. O norte do Paraná segue com tempo firme e calor em elevação.
- As temperaturas sobem gradativamente no território gaúcho, mas norte e Serra do RS, além do interior catarinense, permanecem com clima mais ameno.
Região Sudeste
- Nas primeiras horas do dia, pancadas isoladas ocorrem no oeste e noroeste de Minas Gerais.
- Instabilidades avançam ao longo do dia pelo Triângulo Mineiro e atingem oeste, norte e nordeste de São Paulo, com chuva moderada a forte. No sul paulista, pancadas podem surgir no fim da tarde.
- Demais áreas do Sudeste têm sol predominante, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa em partes de São Paulo e do Triângulo Mineiro.
Região Centro-Oeste
- Instabilidades persistem entre oeste e leste de Mato Grosso e na faixa central de Goiás, ganhando força durante o dia.
- No Mato Grosso do Sul, a baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai intensifica as chuvas, com risco de temporais no sul do estado.
- No leste de Mato Grosso, o tempo fica mais aberto, mas a sensação de abafamento permanece em toda a região.
Região Nordeste
- Chuva fraca e isolada no sul e litoral da Bahia, além do oeste e interior baiano.
- Instabilidades moderadas persistem na metade sul do Maranhão e do Piauí, podendo se intensificar em pontos do Maranhão.
- Nas demais áreas, tempo firme, calor elevado e baixa umidade no interior.
Região Norte
- Instabilidades diminuem no leste do Amazonas, mas continuam ativas na metade oeste do estado, Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins, com risco de pancadas moderadas a fortes e temporais isolados.
- No Pará, a chuva perde intensidade, porém ainda ocorre de forma fraca a moderada na metade sul. Grande parte do estado e o Amapá permanecem com tempo estável e temperaturas altas.
A combinação de instabilidades no Sul e calor intenso em outras regiões exige atenção redobrada da população e dos produtores rurais ao longo desta primeira semana de dezembro.
Com informações de Canal Rural
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Deixe Seu Comentário Abaixo
Sobre o Autor
Tudo Sobre Roça
O Tudo Sobre Roça é um portal feito com alma rural e visão moderna. Trazemos conteúdos confiáveis sobre agricultura, agronegócio e vida no campo — com simplicidade, verdade e muita paixão pela terra.