Chuva, Ventos de 70 km/h e Temporais Marcam 1º de 2026

Tudo Sobre Roça
01/01/2026
Dólar (USD ➜ BRL)
--
Atualizando…
Tempo agora
--
Selecione uma região
Início - Notícias e Tendências do Agro - Chuva, Ventos de 70 km/h e Temporais Marcam 1º de 2026
Índice de Conteúdo
ToggleO primeiro dia de 2026, nesta quinta-feira, 1º de janeiro, é de instabilidade em praticamente todo o território nacional. De acordo com a Climatempo, o transporte de calor e umidade provoca pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, possibilidade de temporais e rajadas de vento que podem alcançar 70 km/h.
Região Sul
- Manhã: chuva moderada a forte no norte do Rio Grande do Sul, em grande parte de Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná.
- Tarde: pancadas ganham força, com risco de temporais no Paraná e em Santa Catarina.
- RS: tempo firme no centro, oeste e norte do estado; sul e sudeste gaúchos recebem chuva moderada a forte entre o fim da tarde e o início da noite devido à aproximação de uma frente fria oceânica.
- Temperaturas: calor predomina, exceto em áreas da serra gaúcha e catarinense e no interior catarinense, onde o clima fica mais ameno.
- Ventania: rajadas entre 40 e 50 km/h na maior parte do Paraná e de Santa Catarina, além do norte e litoral sul do Rio Grande do Sul.
Sudeste
- Pancadas ocorrem desde cedo no Triângulo Mineiro, oeste e norte de Minas, interior, oeste, norte e noroeste de São Paulo.
- Durante a manhã, chove fraco a moderado em pontos do litoral paulista, noroeste mineiro e em boa parte do Rio de Janeiro.
- Ao longo do dia, calor e umidade reforçam as nuvens: chuva moderada a forte atinge São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e metade sul do Espírito Santo, com trovoadas e risco de temporais.
- Chance maior de tempestades no interior paulista, centro-sul e Triângulo Mineiro, além do sul, interior, serra e noroeste fluminense.
- No restante do Espírito Santo e no nordeste mineiro, o tempo permanece mais firme; em Vitória pode chover de forma isolada no fim do dia.
- Mar: agitação no litoral capixaba e aviso de ressaca entre o Rio de Janeiro e Arraial do Cabo durante a madrugada e início da manhã.
- Ventos: rajadas de 40 a 50 km/h em grande parte de São Paulo, sul de Minas, Espírito Santo e norte fluminense; até 70 km/h no litoral norte do Rio de Janeiro.
Centro-Oeste
- Chuva fraca a moderada nas primeiras horas do dia no norte de Mato Grosso, sul e leste de Mato Grosso do Sul e em áreas de Goiás.
- No fim da manhã e início da tarde, instabilidades se intensificam por influência do calor, da umidade e de perturbações em altitude.
- Pancadas fortes e risco de temporais no sul e faixa leste de Mato Grosso do Sul, além do sul e sudeste de Goiás.
- Até a noite o tempo melhora na maior parte da região, mas chuvas isoladas persistem no noroeste, oeste, sul e interior de Mato Grosso, leste de Mato Grosso do Sul e sul e leste de Goiás.
- Temperaturas: altas em toda a região.
- Ventania: rajadas de 40 a 50 km/h na metade sul de Mato Grosso do Sul.
Nordeste
- Manhã com chuva fraca no interior e sul do Piauí, Maranhão, oeste e noroeste da Bahia.
- No final da tarde, novas áreas de instabilidade avançam pela metade oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, associadas a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis; risco de temporais entre o oeste piauiense e o leste maranhense.
- No litoral baiano, norte do Ceará e do Rio Grande do Norte, as precipitações são fracas e passageiras; demais áreas mantêm tempo firme e calor.
- Ventos: rajadas de 40 a 50 km/h ao longo da faixa litorânea e no leste da região.
- Umidade do ar: valores abaixo de 20% no oeste da Paraíba, sul e oeste potiguar e leste do Ceará.
Norte
- Instabilidades moderadas a fortes no Amazonas, Rondônia, Acre e Tocantins, com chance de temporais no oeste amazonense.
- Chove intensamente também no norte do Amapá e no oeste de Roraima; nas demais áreas desses estados o tempo fica mais aberto, com chuva fraca em pontos isolados.
- No Pará, a chuva diminui, mas ainda há registros moderados a fortes no oeste e metade sul; o restante do estado permanece com tempo mais firme e calor.
As condições atmosféricas devem continuar variando ao longo do dia, exigindo atenção especial para o risco de alagamentos, queda de energia e transtornos pontuais nas áreas com previsão de temporais e ventos fortes.
Com informações de Canal Rural
Imagem: canalrural.com.br
Deixe Seu Comentário Abaixo
Sobre o Autor
Tudo Sobre Roça
O Tudo Sobre Roça é um portal feito com alma rural e visão moderna. Trazemos conteúdos confiáveis sobre agricultura, agronegócio e vida no campo — com simplicidade, verdade e muita paixão pela terra.