Chuvas Alagam Lavouras e Retardam Plantio de Soja no Sul
Início - Notícias e Tendências do Agro - Chuvas Alagam Lavouras e Retardam Plantio de Soja no Sul
O excesso de chuva na última semana alagou lavouras de soja no Rio Grande do Sul e atrasou o plantio na região Sul do país. No Paraná, 86% da área prevista já foi semeada, mas o ritmo ainda está 6% abaixo do registrado no mesmo período de 2022.
Situação nos estados
- Paraná: 86% da área plantada, com atraso de 6% em relação ao ano passado.
- Rio Grande do Sul: 28% da semeadura concluída; alagamentos atingem principalmente a região de Várzea.
- Santa Catarina: 40% da área já foi semeada.
Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, os próximos dez dias devem ter tempo mais firme no Sul, favorecendo a retomada dos trabalhos. A umidade do solo permanece elevada em quase todo o território, com exceção de pontos do sudeste gaúcho.
Previsão de chuva e temperatura
Um sistema de alta pressão deve limitar a formação de nuvens carregadas nos próximos cinco dias, permitindo apenas pancadas leves de até 5 mm. Para a virada do mês, são esperados volumes acima de 50 mm em municípios como Palmeiras das Missões (RS).
Entre 25 e 29 de novembro, o tempo firme deve predominar nos três estados do Sul, mas chuvas podem retornar ao Paraná e ao oeste catarinense, com acumulados que podem chegar a 100 mm.
Na Bahia, Ibotirama registrou ontem 40,7 °C. O calor permanece nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul nas próximas 24 horas. Uma frente fria avança sobre o Nordeste e deve provocar temporais entre quinta e sexta-feira.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Müller alerta para risco de raios, vento forte e granizo em áreas do Matopiba, norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Piauí. Apesar da instabilidade, precipitações que podem superar 100 mm são consideradas positivas para reduzir o déficit hídrico e auxiliar os produtores.
Com informações de Canal Rural