Chuvas de Janeiro Impulsionam Lavouras, Diz Conab

Início - Notícias e Tendências do Agro - Chuvas de Janeiro Impulsionam Lavouras, Diz Conab
A intensificação das chuvas em janeiro apoiou o desenvolvimento das lavouras em grande parte do país, segundo o Boletim de Monitoramento Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os volumes precipitados foram influenciados pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), garantindo umidade suficiente no solo para as culturas de primeira safra.
Principais destaques
- Arroz: plantio praticamente concluído, com 98,5 % das áreas semeadas.
- Índices de vegetação: níveis acima da média histórica, sinalizando bom desempenho das lavouras em estágios decisivos do ciclo.
- Variedade de condições: oscilações no regime de chuvas e atrasos pontuais na semeadura afetaram algumas regiões no início do ciclo.
- Recuperação no Norte e Nordeste: após distribuição irregular das precipitações no começo de janeiro, a regularização do clima favoreceu o avanço do plantio.
- Centro-Oeste, Sudeste e Sul: clima predominantemente favorável, embora o excesso de chuvas tenha limitado, pontualmente, atividades de colheita e maturação.
Segunda safra de milho
Até 24 de janeiro, o plantio do milho de segunda safra atingiu 5,9 % da área prevista. O índice supera os 1,4 % registrados no mesmo período do ano passado, mas fica abaixo da média dos últimos cinco anos, de 7,2 %.
Com a continuidade das chuvas e a manutenção da umidade no solo, a Conab prevê ambiente favorável para a evolução dos cultivos nas próximas semanas.

Imagem: canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural