Chuvas Recuperam Feijão no RS e Elevam Preço em 3,9%
Início - Notícias e Tendências do Agro - Chuvas Recuperam Feijão no RS e Elevam Preço em 3,9%
As precipitações registradas entre 8 e 21 de dezembro contribuíram para a recuperação fisiológica e o avanço do desenvolvimento das lavouras de feijão no Rio Grande do Sul, conforme o boletim semanal da Emater-RS divulgado nesta terça-feira (23).
A entidade informa que as áreas prejudicadas pela restrição hídrica nas fases de formação e enchimento de grãos mantêm produtividade abaixo do potencial, com menor emissão de vagens e redução no número de grãos.
Por outro lado, os talhões já em colheita não sofreram impactos com a diminuição recente das chuvas e apresentam grãos de maior calibre e boa qualidade.
De acordo com a Emater-RS, o estado fitossanitário da cultura é classificado como satisfatório. O acompanhamento de pragas e doenças ocorre de forma contínua, com aplicação de controles sempre que necessário.

Imagem: canalrural.com.br
A área cultivada é estimada em 26.096 hectares, com produtividade média prevista em 1.779 kg por hectare. No mercado, a saca de 60 quilos subiu 3,89% em relação à semana anterior, passando de R$ 115,30 para R$ 119,78.
Com informações de Canal Rural
Artigo criado em: 23/12/2025
Revisado em: Dezembro de 2025