Chuvas Superam 100 mm e Podem Provocar Alagamentos
Início - Notícias e Tendências do Agro - Chuvas Superam 100 mm e Podem Provocar Alagamentos
A previsão meteorológica para as principais regiões produtoras de soja do país indica avanço das precipitações nos próximos dias. Entre esta terça-feira (5) e domingo (9), volumes de 20 mm a 50 mm devem atingir diversas áreas agrícolas, favorecendo o plantio.
Risco elevado no Sul
O alerta mais intenso é para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nessas duas unidades da Federação, os acumulados podem ultrapassar 100 mm em apenas 24 a 48 horas, elevando a possibilidade de alagamentos e dificultando o trabalho no campo.
Bahia terá pausa rápida
Em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, a soma de chuvas entre 5 e 9 de novembro deve chegar a cerca de 50 mm. Entre 10 e 14 de novembro, está prevista uma janela de tempo firme, seguida por novo período úmido que pode totalizar 150 mm até o fim do intervalo analisado.
Volumes importantes no Centro-Oeste e Sudeste
Para a semana de 9 a 13 de novembro, modelos indicam precipitações relevantes em Mato Grosso, Goiás e no norte de Minas Gerais, regiões que enfrentam déficit hídrico. A chuva deve contribuir para retomada do plantio.
Boa disponibilidade de umidade também está prevista para o Matopiba, centro-norte de Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul, favorecendo a sequência das atividades agrícolas.
Imagem: Freepik via canalrural.com.br
Período seco em parte do Sudeste
Cidades como Diamantina (MG) e áreas do centro-norte do país poderão registrar cerca de dez dias de tempo firme e temperaturas mais altas, com retorno das chuvas por volta de 12 de novembro.
As condições de umidade do solo já são satisfatórias no sul de Minas, em São Paulo e em boa parte do Mato Grosso do Sul, mas ainda demandam melhoria em Goiás, Matopiba e no norte de Minas para acompanhar o desenvolvimento da safra 2025/26.
Com informações de Canal Rural