Início - Notícias e Tendências do Agro - Ciclone Extratropical Leva Temporais e Granizo ao Sul
Um ciclone extratropical previsto para se formar no litoral do Rio Grande do Sul deve provocar chuva forte, granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h no Sul do país a partir desta segunda-feira (8). Segundo a previsão, os efeitos avançam para o Sudeste na terça-feira (9), com possibilidade de queda de energia elétrica em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Impacto no Sul
- Quando: segunda (8) e terça-feira (9)
- Onde: todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná
- Chuva: acumulados entre 40 mm e 60 mm
- Fenômenos: temporais, granizo e ventos superiores a 60 km/h
A partir de quarta-feira (10), o sistema se afasta e o tempo volta a firmar na região, com nova elevação das temperaturas.
Reflexos no Sudeste
O ciclone deve alcançar o Sudeste na terça (9), trazendo rajadas capazes de derrubar árvores e causar interrupções no fornecimento de energia em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas. No litoral paulista, fluminense e no leste mineiro são esperadas pancadas isoladas, mas o volume não deve passar de 10 mm até sexta (12).
Apesar do alívio do frio no fim de semana, termômetros voltam a subir, e a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% em grande parte do interior paulista, mineiro e fluminense, com máximas de até 37 ºC.
Centro-Oeste
Chuva mais significativa se concentra no extremo sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Mato Grosso, com acumulados entre 20 mm e 30 mm ao longo da semana. Nas demais áreas, o tempo permanece quente e seco, e as temperaturas podem atingir 41 ºC, principalmente em Goiás e no centro-norte sul-matogrossense.
Nordeste
Ondas de leste mantêm a chuva entre 10 mm e 20 mm no litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte. No interior, a umidade segue abaixo de 30% e as máximas podem alcançar 38 ºC. A intensificação das precipitações é esperada apenas para o fim de setembro.
Imagem: Tânia Rêgo via canalrural.com.br
Norte
Rondônia, Acre e o oeste do Pará continuam com risco de temporais nesta segunda (8). Amazonas, Roraima e Rondônia podem somar de 30 mm a 40 mm de chuva na semana, mas o calor persiste no centro-sul do Pará e no Tocantins, onde os termômetros ultrapassam 40 ºC.
A previsão detalhada vale até sexta-feira (12) e indica que o ciclone extratropical é o principal sistema a influenciar o tempo no país neste início de semana.
Com informações de Canal Rural