Navegar pelo Conteúdo
ToggleCogumelos de ostra em crescimento: o guia completo para um jardim
Está pensando em cultivar cogumelos de ostra? Talvez você queira ganhar dinheiro extra ou cultivar comida mesmo quando o tempo lá fora não está cooperando. Ou talvez você queira mergulhar o dedo do pé no mundo do cultivo de cogumelos.
Seja qual for a sua razão, você veio ao lugar certo. Cogumelos de ostra são ideais para iniciantes porque são relativamente fáceis, rápidos e de baixa manutenção para crescer. Ah sim – e eles são deliciosos.
Em 1993, comprei minha primeira fazenda. Para apoiar meus próprios esforços agrícolas, aceitei um emprego gerenciando uma fazenda de cogumelos gourmet onde comecei um caso apaixonado com cogumelos de ostra. Eles apenas naturalmente apelam para os sentidos com uma variedade de cores e formas.
Há algo tão incrivelmente satisfatório em torcer um cogumelo fresco que você mesmo cresceu. Sem mencionar o dinheiro que você pode economizar em sua conta de alimentos no processo.
Cogumelos de ostra são um pouco intensivos para começar porque você precisa preparar o material de cultivo. Mas uma vez que você levá-los para ir, eles são mais fáceis de criar do que outros cogumelos populares shiitakes ou jus de leão.
Este guia se concentrará no cultivo de cogumelos de ostra usando substratos de palha ou serragem. Este método garante um ambiente mais controlado, o que significa maior produção e um melhor retorno do seu investimento. Pronto para começar?
Variedades
Existem vários tipos de cogumelos ostras, cada um com sua própria cor e perfil de sabor.
Ostras Azuis (Pleurotus ostreatus var. columbinus)
Às vezes referidos como ostras de pérola azul, esses cogumelos são populares porque crescem rapidamente. Eles também toleram clima mais frio, crescendo em temperaturas de 45 a 65°F, embora deva ser pelo menos 60°F para que a frutífera ocorra.
Cogumelos de ostra azul apreciam boa circulação de ar e fazem melhor fora, mas você pode cultivá-los dentro de casa, também.
Ostra Dourada ou Amarela (Pleurotus citrinopileatus)
Este cogumelo é uma cor amarela deliciosamente rica. Tem um sabor mais forte do que alguns outros tipos. Na natureza no Japão e no norte da China, cresce desenfreadamente em madeira em decomposição.
Eles crescem bem em sacos com substratos de serragem e palha. As ostras amarelas têm uma alta taxa de conversão, o que significa que fazem bom uso de nutrientes e são prolíficas.
Ostra Rosa (Pleurotus djamor)
Este é o meu cogumelo ostra favorito! Eles têm uma tonalidade rosa bonita e eles são populares com chefs para o seu sabor suave, woody. Eles são produtores vigorosos – temos os maiores pesos por saco com este tipo quando eu estava trabalhando na fazenda de cogumelos. Eles crescem rapidamente e frutas de 21 a 28 dias.
Ostras cor-de-rosa gostam de temperaturas acima de 60°F, então elas se saem bem em uma estufa (ou um banheiro). Você pode cultivá-los em palha ou serragem. Em palha, eles tendem a produzir muitos cogumelos pequenos. Em serragem, eles crescem menos, mas cogumelos maiores.
Cogumelo ostra-rei (Pleurotus eryngii)
Esta variedade cresce com uma tampa redonda e haste considerável, e eles podem ficar bastante grandes – até um quilo de peso. Eles crescem um pouco mais devagar do que outras variedades e fazem melhor em serragem. Eles se beneficiam de uma camada de invólucro. Ostras rei podem ser suscetíveis a manchas.
Esta variedade é marcadamente leve quando cozida, por isso é perfeito quando você quer algo com uma textura carnuda que vai assumir o sabor.
Ostra Phoenix (Pleurotus pulmonarius)
Também conhecido como cogumelo de ostra indiano, este tipo marrom é um cinch para crescer e pode amadurecer em menos de uma semana. Ele se sai bem em palha, e frutas em condições mais quentes do que outras variedades, tornando-o ideal como um cogumelo de verão. Eles são firmes e carnudo com um leve sabor de anis.
Começando
Antes de começarmos, há alguns termos que você deve saber.
- Desova – A desova é essencialmente semente de cogumelo. É a cultura fúngica viva que você vai anexar a um meio em crescimento.
- Substrato – Um meio ou substrato é o material em que você coloca a desova de cogumelos que alimenta os cogumelos à medida que crescem.
- Inoculação – O processo de adição de desova a um substrato é chamado de inoculação.
- Micélio – O micélio são filamentos de desova que se unirão para formar uma colônia.
Como plantar cogumelos de ostra
Ao cultivar cogumelos de ostra, você pode escolher entre vários meios diferentes. Os substratos mais populares e confiáveis são palha e serragem, embora algumas pessoas usem papelão ou resíduos de algodão. Você também pode comprar substratos pré-fabricados.
Usando palha
- Pique ou corte a palha limpa em pedaços de 1 a 3 polegadas. Você pode usar um triturador de madeira para isso.
- Adicione a palha a uma grande banheira de água morna com uma pequena quantidade de sabão de prato. Swish-lo ao redor. Despeje a água com sabão.
- Enxágüe com água limpa passando a mangueira do jardim sobre a palha.
- Pasteurize cozinhando palha em uma panela grande até atingir 150°F.
- Escorra e coloque-o em uma mesa limpa e esterilizada.
Isso pode parecer muito trabalho – e é – mas estudos mostram que um ambiente estéril maximiza a produção. Se você planeja fazer várias malas, pode ajudar a configurar um sistema de linha de montagem. Os produtores profissionais de cogumelos muitas vezes investem em uma autoclave para acelerar o processo.
Por outro lado, se você quiser experimentar com apenas um ou dois sacos, você pode micro-ondas a palha para esterilizá-lo.
Só faça o máximo que você planeja usar imediatamente.
Usando serragem ou pelotas de madeira
Serragem é um meio igualmente bom para cultivar cogumelos de ostra. A serragem precisa ser de madeiras como carvalho ou hickory. Você pode ligar para sua serraria local e ver se você pode fazer um acordo.
A serragem deve ser esterilizada a uma temperatura mais alta que a palha porque pode conter esporos de molde que interferem no crescimento.
- Leve a serragem para ferver e cozinhe por uma hora.
- Alternativamente, você pode absorver serragem em um banho de limão de alto pH por 18 horas.
- Legal (se necessário).
- Escorra através de um coador de metal.
Você também pode micro-ondas pequenos lotes de serragem.
Pelotas de madeira comercializadas para fumantes de madeira funcionam bem, especialmente porque você não precisa esterilizá-las. Mergulhe as pelotas de madeira em água morna para quebrá-las, e elas estão prontas para ir.
Onde obter desova
Compre desova on-line do seu provedor de cogumelos favorito. Você pode obter desova de grãos em diferentes tamanhos e adequado para substratos de serragem ou palha.
A desova de grãos é geralmente enviada em grãos de centeio e está ativamente crescendo micélio. Isso é diferente dos plugues que são usados para inocular troncos quando crescem tipos como cogumelos shiitake.
Inoculação
Deixe seu substrato esfriar e verifique se ele tem o nível de umidade certo. Você quer que ele se amarre se você espremer em sua mão, e um pouco de água deve lentamente gotejar para fora. Se muita água sai, está muito molhada. Se nenhuma água sair e não se ligar, seu substrato está muito seco.
Agora é hora de adicionar a desova de cogumelo. Use cerca de três quilos de desova por vinte quilos do substrato. Misture bem, quebrando os aglomerados.
Depois que tudo estiver bem misturado, coloque-o em suas malas. Você pode comprar sacos de empresas de suprimentos de cogumelos ou usar os sacos plásticos maiores de 2 galões de qualquer grande loja de caixas.
Os sacos de cogumelo muitas vezes já têm buracos neles. Se você comprar sacos plásticos regulares, você precisará fazer buracos nos sacos a cada 2 polegadas ao longo das laterais e inferior.
Uma vez que você terminar com a inoculação, você pode respirar um grande suspiro de alívio. A parte difícil acabou.
Cuidando de seus cogumelos de ostra
Incubação
Cogumelos precisam incubar para que possam crescer. Coloque sua bolsa em uma área quente e escura a cerca de 65-75°F.
Escuro pode significar um grande armário, garagem ou galpão. Cultivar cogumelos de ostra em uma estufa também é possível com uma cobertura de pano de sombra. Recomendo um pano de sombra com pelo menos 50% de sombreamento.
Os cogumelos precisam de boa circulação de ar, então configure um ventilador ou dois, se necessário. O ventilador não deve estar soprando direito no saco, mas movendo o ar por todo o espaço. Se sua estufa tem grandes ventiladores, coloque as bolsas a pelo menos 3 metros de distância.
Cogumelos não gostam de ser incomodados, então coloque-os em um canto ou outro fora do caminho.
Frutificação
Depois de 3 a 4 semanas, dependendo da variedade, o micélio terá estabelecido uma boa colônia. Você vai ser capaz de dizer porque as coisas dentro do saco vai ficar branco.
Neste ponto, sua colônia começará a frutificar. Os pinos (brotos de frutas) começarão a sair dos buracos em sua bolsa.
Você pode seduzir seus cogumelos para produzir frutas, misting o saco com água morna. Além disso, agora é a hora de deixar suas malas terem luz indireta. Uma janela voltada para o norte funciona bem.
Você pode cortar uma fenda no saco para melhorar a circulação do ar, o que replica as condições que um cogumelo experimentaria à medida que cresce de um tronco na natureza.
Leva cerca de 5 ou 6 dias para eles atingirem o tamanho da colheita, então fique de olho nos cogumelos durante esta etapa. Uma vez que você arrancar um cogumelo, os pinos serão muito pequenos e continuarão a crescer fora do saco. Eles continuarão produzindo frutas ao longo de vários meses antes que o micélio esgose sua energia.
O que fazer depois que sua bolsa é gasta
Uma maneira de continuar cultivando cogumelos de ostra depois que os sacos são gastos é adicioná-lo à sua pilha de adubo quando você terminar. O micélio é nutrido e aquecido pelo processo de compostagem.
Eles continuarão a crescer na pilha e podem começar a frutificar novamente. Quando você tem cogumelos lá fora assim, é essencial monitorá-los. Um dia ensolarado pode fazê-los crescer muito rápido e se separar, ou secar. A chuva pode fazer com que eles fiquem encharcados e degradados.
O saco de cogumelo gasto – menos o plástico, é claro – também é um aditivo nutritivo para uma lixeira vermicomposting.
Kits de Cogumelos de Ostra
Você pode comprar kits de cogumelos de ostra se quiser tirar um pouco do trabalho do processo. A grande vantagem dos kits é que eles são simples de usar. Eles vêm esterilizados com cogumelos pré-inoculados e colonizadores.
A desvantagem é que eles podem ser caros, especialmente os kits de qualidade, e há menos opções de variedade. Às vezes, os kits mais baratos não valem a pena porque não produzem bem. Leia comentários e compre de uma empresa respeitável.
Problemas
Problemas de frutífera
- Drying out – if your substrate or mushrooms start to dry out, spray them with water.
- Cabeças pequenas – Hastes longas e cabeças pequenas são causadas por muito CO2. Abra uma janela ou porta várias vezes ao dia para aumentar a troca de ar.
Molde
O maior desafio para cultivar cogumelos de ostra em sacos é evitar o mofo. Afinal, você criou um ambiente quente e úmido, algo que fungos e moldes buscam.
Moldes estão em todo o mundo. Eles podem tomar posse porque você não os matou durante a fase de limpeza e esterilização, ou eles podem ser introduzidos ao seu ambiente através da atividade diária.
Se você tem um pequeno pedaço de mofo, você pode simplesmente cortá-lo e removê-lo. Se a bolsa toda ficar verde, é hora de enviá-la para a pilha de adubo.
Mancha
Blotch é uma doença bacteriana que faz com que lesões se formem na tampa e na haste dos cogumelos. Cloro sua água e deixe os cogumelos secarem entre a pulverização se você lutar com a mancha.
Gnats de Galo
Insetos podem danificar o cultivo de cogumelos de ostra, embora isso seja menos comum do que o mofo. Cecidomyiidae é uma pequena mosca chamada gnats gail que comem a parte inferior do cogumelo.
Manter sua área de cultivo limpa é a melhor prevenção. Você pode usar armadilhas pegajosas para controlar insetos voadores. Cogumelos são sensíveis a pesticidas, então não os pulverize com nada.
Moscas de Catador Negro
Scatopsidae is known as the black scavenger fly. It feeds on decaying plants and dung. Control them in the same way as gall gnats.
Harvesting and storing
Harvest your mushrooms before they begin dropping their spores. You can tell that’s about to happen when the outside edges of the head start to curl up. Another indication that they’re ready for harvest is when the heads begin to flatten out and stop growing.
To harvest, twist the mushroom off or cut it off with a knife.
In general, mushrooms don’t have a long shelf life. Oyster mushrooms, due to their thicker walls, fare a little bit better.
Store in a paper bag in the refrigerator. Oyster mushrooms tend to come in groups. If you get too many at once preserve them by drying.
Oyster mushrooms are high in protein – 30% by dry weight. They’re also low in cholesterol, and they contain molecule lovastatin which helps to lower cholesterol levels. They’re a popular food with people on vegetarian and vegan diets because they’re thick and meaty so they can be substituted for meat in soups and stews.
Cogumelos de ostra são melhor cozidos. Comer muitos deles frescos pode fazer você se sentir mal. Eles contêm uma proteína chamada ostreolysina que pode ser tóxica se comida crua em grandes quantidades. Para evitar, cozinhe-os a 140°F.
Você fez o trabalho, agora é hora de aproveitar! Deixe-nos saber como vai, e não deixe de compartilhar suas receitas favoritas nos comentários.