Como crescer e cuidar de quiabo passo a passo!
O quiabo, referido pelo nome botânico Abelmoschus esculentus ou às vezes Hibiscus esculentus, é um membro da família Malvaceae, ou malva, que inclui algodão, hibisco e malva-rosa.
Também chamado de lady finger ou gumbo, as vagens comestíveis imaturas de quiabo têm sido usadas como espessante em ensopados e sopas como gumbo crioulo e sulista e pratos indianos.
Leia tudo o que você precisa saber para cultivar e colher sua própria colheita, além de algumas informações sobre variedades e dicas úteis de culinária.
Como crescer e cuidar de quiabo: Orientação de Quiabo
Rico em fibras, proteínas e vitaminas A, C e K, o quiabo não é apenas uma adição nutritiva às hortas. Mas também é um espécime atraente em canteiros e bordas, com variedades que variam de anão a mais de dois metros e meio de altura na maturidade.
Ou seja, as plantas são tipicamente verdes, mas também podem ser de caule vermelho com folhas de veias vermelhas.
No entanto, as flores amarelas com centros vermelhos lembram hibiscos. As vagens podem ser verdes ou vermelhas; curvo ou reto; com ou sem cristas; e liso ou coberto de minúsculos “espinhos” felpudos.
Na verdade, as folhas, caules e vagens desta planta são muitas vezes setulosas, ou cobertas de minúsculos pelos ou cerdas.
Embora estes não sejam tecnicamente espinhos como o que você pode encontrar em um cacto, eles são comumente referidos como tal, e podem ser uma verdadeira dor para quem está fazendo a colheita.
Os jardineiros geralmente preferem variedades “sem espinhos”, porque essas saliências geralmente causam coceira e irritação quando o quiabo é colhido e preparado. No entanto, para alguns, o manuseio da planta pode realmente causar uma reação alérgica na pele.
Assim como urtigas, lavar e cozinhar, ou escaldar em água fervente, removerá esses pelos irritantes.
Portanto, o uso de mangas compridas e luvas para proteger a pele é sempre recomendado quando estiver trabalhando no jardim.
Como crescer e cuidar de quiabo: Dicas de crescimento
O quiabo é muito fácil de crescer a partir de sementes.
Prefere sol pleno, umidade média sem deixar o solo secar completamente, se possível, e solo bom que drena bem. Um pH neutro do solo entre 6,5 e 7,5 é o preferido.
Crescerá em solo pobre e pode até suportar algumas condições de seca, mas pode não produzir de maneira ideal nessas circunstâncias.
Prepare as sementes para plantar raspando cada uma levemente com uma lixa de unha e embebendo em água da torneira durante a noite.
Em climas quentes, semeie diretamente no jardim do início da primavera quando as temperaturas do solo forem de pelo menos 60 ° F, a uma profundidade de cerca de uma polegada. Por volta do meio do verão, você pode podar variedades altas para estimular o crescimento, e também pode optar por plantar uma colheita fresca nessa época para uma colheita tardia.
Em regiões frias, como a minha no Nordeste, você terá que esperar um pouco mais para o solo aquecer o suficiente para a semeadura direta ao ar livre, pelo menos duas semanas após a data da última geada, talvez mais. Você também pode iniciar as sementes dentro de casa até dois meses antes da última data média de geada na primavera. Como o solo precisa estar quente para estimular a germinação, considere usar um tapete térmico.
Transplante mudas resistentes para o jardim ao ar livre em torno da última data de geada. Eu gosto de usar caixas de ovos ou potes de turfa que posso colocar diretamente no chão, porque o quiabo tem raízes frágeis. Lembre-se de que o quiabo não aceita bem o transplante, então é provável que você perca algumas mudas se seguir esse método de plantio.
Como crescer e cuidar de quiabo: Dicas
Certifique-se de ler os pacotes de sementes para obter instruções específicas e detalhes sobre alturas e larguras das plantas. Os tipos altos atingem até um metro e meio de diâmetro, e esse conhecimento ajudará a espaçar suas plantas no jardim.
Semeie mais sementes do que você precisa e, quando os brotos tiverem suas primeiras folhas verdadeiras, rale-as, mantendo apenas as mais fortes.
Aplique uma camada de cobertura ao redor de suas plantas para inibir o crescimento de ervas daninhas e ajudar na retenção de umidade. Alimente com um fertilizante vegetal balanceado durante toda a estação de crescimento, de acordo com as instruções da embalagem.
Flutuações climáticas extremas podem afetar esta planta, fazendo com que flores e botões caiam, ou vagens não se formem. Dê às suas plantas as melhores condições possíveis em termos de exposição ao sol, forneça rega e proteção solar adequadas para tentar manter suas plantas frescas em uma onda de calor e cubra as mudas para obter calor extra no caso de um frio no final da temporada.
Como crescer e cuidar de quiabo: Pragas e Doenças
O quiabo não é particularmente propenso a pragas ou doenças, mas ambos são sempre uma possibilidade.
Evite a necessidade de solução de problemas posteriormente com rotação de culturas, sementes de alta qualidade, ampla circulação de ar e umidade adequada. Portanto, mantenha seu canteiro de vegetais limpo e remova as folhas mortas e a vegetação antiga.
Você sabia que o quiabo também pode ser cultivado como ornamental? Essa beleza ficaria em casa em qualquer jardim anual.
Então, caminhe pelo seu jardim todos os dias e fique atento aos pulgões e percevejos que se alimentam dos sucos das vagens emergentes. Lembre-se de que insetos benéficos, como joaninhas, são seus amigos na horta, e eles devem poder ficar!
Procure vermes de repolho e besouros de pulga mastigando folhas e verifique a parte inferior das folhas para ovos de insetos e moscas brancas.
Apanhar manualmente os insetos ou encharcá-los com um fluxo constante de água da mangueira geralmente é tudo o que é necessário para evitar uma infestação.
Além disso, um fungo chamado murcha de fusarium pode ocorrer onde há muita umidade. No entanto, seu sinal revelador são folhas amarelas caídas. As plantas que sucumbem a isso devem ser destruídas, para evitar a propagação para outras plantas.
O fungo da antracnose é outro problema potencial, observado por manchas pretas nas folhas.
Ou seja, novamente, você deve remover todas as plantas infectadas para evitar uma maior propagação no jardim.
O oídio, notado por manchas brancas e pulverulentas nas plantas, como o nome sugere, também pode afetar o crescimento do quiabo em condições úmidas e excessivamente úmidas. Sendo assim, remova as partes afetadas, poda as plantas para um bom fluxo de ar e sempre plante em solo bem drenado.
Variedades sugeridas
O quiabo é um cultigen, o que significa que foi aprimorado por meio de reprodução seletiva e hibridização por muitas gerações. Mas, para produzir as colheitas mais deliciosas e plantas atraentes e resistentes.
Então, você encontrará uma variedade de cultivares disponíveis em todo o mundo, incluindo espécies de herança e variedades híbridas. E embora o sabor das frutas resultantes seja geralmente suave, os aficionados de relíquias antigas geralmente juram que seus favoritos são os melhores.
Se você cultiva no Sul, todas as variedades devem atendê-lo bem, pois o quiabo adora calor, umidade e uma longa estação de crescimento.
Certamente, para os nortistas, as cultivares criadas para melhor tolerância ao frio e uma estação de crescimento mais curta são as melhores.
No entanto, se procura algo único, pode encontrar quiabo em tons de vermelho e bordô. Para salvar sua pele, procure variedades sem espinhas. Mas lembre-se de que nenhuma cultivar está totalmente livre desses pequenos pêlos potencialmente irritantes que crescem na planta.
Aqui estão algumas variedades dignas de nota que você pode escolher para o jardim deste ano:
Delícia Cajun
Se você está crescendo em um clima mais frio no Norte como eu, este híbrido é uma ótima escolha. As plantas amadurecem em 50-55 dias, atingindo o máximo de cerca de 4 pés de altura. As vagens verde-escuras crescem até cerca de 5 centímetros de comprimento, com uma ligeira curva.
Borgonha
Para algo um pouco diferente, adicione um pouco de cor às suas colheitas. Então, esta variedade vermelha amadurece em 60 dias, atingindo quatro pés de altura.
Como crescer e cuidar de quiabo: Tempo de colheita
Você quer colher seu quiabo quando ele tiver cerca de três centímetros de comprimento, que é o tamanho ideal para a maioria das cultivares antes que elas comecem a ficar lenhosos. Ou seja, se eles forem muito duros e fibrosos nesse comprimento, você pode começar a colhê-los com cinco centímetros.
Então, se você escolher qualquer outro dia e ficar em cima deles, suas vagens devem continuar florescendo e produzir vagens saborosas durante todo o verão. E se você plantou variedades de polinização aberta, lembre-se de permitir que algumas cresçam até a maturidade para guardar suas sementes para o plantio do próximo ano.