COMO CULTIVAR FIGUEIRAS BONITAS E PRODUTIVAS

Compartilhar

COMO CULTIVAR FIGUEIRAS BONITAS E PRODUTIVAS

Ficus carica

O uso pejorativo ocasional do termo “folha de figo” é totalmente imerecido.

As folhas da figueira (Ficus carica) são bastante lindas – grandes, lindamente moldadas e generosas em sua provisão de sombra.

É totalmente injusto que as folhas desta linda árvore tenham sido tão malignas ao longo da história, provavelmente devido à sua parte na história bíblica de Adão e Eva.

Qualquer planta que nos dê comida, beleza e abrigo certamente merece nosso respeito e admiração, em vez de nosso desprezo.

Origens

Nativa do Oriente Médio e noroeste da Ásia, a árvore foi trazida para a América do Norte por missionários espanhóis no início do século XVI.

Figos fáceis de cultivar estão entre os frutos mais antigos conhecidos pela humanidade e são membros da família Moraceae, que inclui a amora.

Uma imagem horizontal de perto de uma figueira plantada em um jardim doméstico ao lado de uma cerca de madeira retratada em um fundo de foco suave.
Foto de Ralph Barrera

Essas árvores podem ser deixadas desprotegidas nas Zonas de Hardiness do USDA BR 8-10. Jardineiros em zonas norte podem cultivar essas plantas em contêineres e trazê-las para dentro de casa quando as temperaturas caem abaixo de 10°F.

Essas árvores são relativamente rápidas e podem crescer até 20 ou até 30 pés de altura, e quase tão largas. As folhas profundamente lobed podem ter de quatro a oito polegadas de largura e até 10 polegadas.

A sombra fornecida por sua cintura e folhas grandes é bem apreciada. Na verdade, o fundador do budismo, Siddhartha Gautama, é dito ter encontrado iluminação enquanto estava sentado sob uma figueira.

Uma imagem horizontal de perto da folhagem de uma figueira. crescendo no jardim retratado sob o sol filtrado de luz.
Foto de Gretchen Heber

Nas condições certas, algumas espécies produzirão duas culturas em um ano. A primeira safra, chamada de safra de “breba”, amadurece no final de maio ou início de junho, e uma segunda estará pronta no final de setembro até o início de novembro.

O que comprar?

Dos quatro principais tipos de figos, três – Caprifigs, Smyrna e San Pedro – não costumam ser cultivados por jardineiros domésticos, pois possuem requisitos complexos de polinização.

O quarto tipo, o figo comum, é partenocarpic, ou seja, as formas de fruta sem fertilização. Vamos olhar para algumas variedades deste tipo.

Uma imagem vertical de perto de figos não maduros crescendo na árvore retratada sob luz do sol com folhagens em foco suave no fundo.
Foto de Ralph Barrera

Uma das figueiras mais comumente plantadas na América do Norte é ‘Celeste’, disponível no Nature Hills Nursery.

Esta grande beleza está crescendo rapidamente e produz frutas de tamanho médio, doces e suculentas que são marrom-roxo e prontas para colheita em julho.

Uma imagem quadrada de perto de uma pilha de figos 'Celeste' recém colhidos do jardim.

‘Celeste’

Celeste não produz uma cultura de breba. A fruta é boa tanto para comer fresco quanto para preservar. Também conhecido como figo de açúcar, é resistente à zona 6.

‘Peru marrom’ é outro favorito, especialmente para mais jardineiros do norte, pois é mais resistente ao frio do que algumas outras variedades.

Uma imagem quadrada de frutas "Peru Marrom" crescendo na árvore retratada sob luz do sol em um fundo de foco suave.

‘Peru Marrom’

Esta árvore produz um fruto menor que não é tão ricamente saborizado como ‘Celeste’, mas muitas vezes produz uma cultura de breba. E isso significa figos para todos! Prospera nas Zonas 7-9.

Os produtores super-sulistas podem querer tentar a “Missão Negra” – é um produtor vigoroso, mas não particularmente resistente a frio.

‘Missão Negra’

Esta variedade produz duas culturas de frutas grandes, ricas e roxas pretas que são boas frescas ou secas.

Diz-se que ‘Ischia’ se sairia particularmente bem na costa da Califórnia, enquanto a “Ischia Verde” relacionada é mais adequada para o Sul.

Ischia são frutas menores e de cor mais clara com excelente sabor.

Uma Árvore Amorosa do Sol

Como universitários nas férias de primavera, figos gostam de sol. Eles são mais felizes com sete a oito horas de sol cheio durante a estação de crescimento.

Ao escolher um local para sua árvore, não subestime sua capacidade e desejo de se espalhar. Pode parecer um pouco lotado se estiver muito perto de uma parede ou cerca.

Essas árvores não são muito exigentes com seu solo, embora prefiram loam bem drenado com muita matéria orgânica.

Propagação

Esta espécie é surpreendentemente fácil de propagar. Basta entrar no quintal do seu vizinho na calada da noite, podadores na mão

Nós brincamos. Peça permissão e faça um corte de madeira de 8 a 10 polegadas no início da primavera.

Uma imagem horizontal de perto de uma série de pequenos vasos com árvores frutíferas prontas para plantio no jardim.
Foto de Gretchen Heber

Coloque-o em um pote de boa sujeira, com vários centímetros abaixo da superfície e um ou dois botões acima da linha de terra.

Deixe o corte crescer no recipiente por uma temporada antes do transplante.

Uma imagem vertical de perto de uma pequena figueira em um pote de plástico preto colocado em frente a uma cerca de madeira.
Foto de Gretchen Heber

Minha árvore enorme é o resultado do meu querido vizinho Louie compartilhando uma planta de vasos que ele havia propagado de um corte que ele cortou de uma árvore ao lado de uma estrada em algum lugar.

Quando ele perdeu sua própria árvore durante a construção de sua piscina de quintal, ele voltou à nossa grande beleza para tomar um corte para se propagar.

Dicas de plantio

Plante figos quando estão dormentes, na primavera. Coloque plantas de contêineres três polegadas mais profundas do que a profundidade do contêiner.

Se você está plantando plantas de raiz nua, corte os topos para cerca de metade do seu comprimento original.

Uma imagem horizontal de figos maduros crescendo sobre a árvore no jardim retratada sob sol claro com folhagens em foco suave em torno da fruta.

Essas plantas são bastante tolerantes à seca, mas se as coisas secarem muito, você vai querer dar-lhes uma bebida.

Essas árvores geralmente se bem sem fertilização. Se parece que sua árvore está sendo mesquinha com seu desenvolvimento de folha de mola, dê-lhe algum fertilizante equilibrado, como 10-10-10 (NPK), de acordo com as instruções do pacote, para á-lo.

Essas plantas requerem pouca ou nenhuma poda. Um ramo mal colocado certamente pode ser removido para desbloquear um caminho, se necessário, é claro, no inverno. E você vai querer remover qualquer madeira morta.

Pragas e Doenças

Esquilos. Grrrrrrrr. Voltaremos a isso em um minuto.

Uma imagem horizontal de perto de um esquilo retratado em um fundo de foco suave.

Outras pragas a procurar incluem nematoides de nó radicular, que são uma séria ameaça para figueiras em partes do Sul.

As larvas dessas pragas destrutivas infectam raízes vegetais, inibindo sua capacidade de absorver nutrientes.

De acordo com G.W. Krewer, horticultor de extensão, e Floyd Hendrix, patologista de plantas, ambos do Serviço de Extensão da Universidade da Geórgia, árvores infectadas por nematoides de nó radicular não podem ser curadas com tratamento químico.

Krewer e Hendrix sugerem podar os topos para equilibrar o sistema radicular enfraquecido, o que pode prolongar a vida da árvore. Geralmente, no entanto, plantas infectadas eventualmente morrem.

Ferrugem é outra praga para se estar ciente. É um fungo que aparece na parte inferior das folhas como manchas marrons levantadas e avermelhadas.

Ferrugem geralmente não é fatal, e a menos que seja um problema anual, pulverizar com um fungicida não é necessário.

Figos também são suscetíveis a um par de pragas fúngicas, incluindo folha e praga rosa. Evite-os usando práticas de jardinagem sanitária, como a aplicação de mulch, limpeza de material vegetal morto e ferramentas de desinfetantes.

Evitando a vida selvagem engorda de figo

Os figos estão prontos para colher quando o pescoço enfraquece e a fruta cai.

As frutas maduras serão macias ao toque e a pele pode começar a se dividir. E a maioria das variedades escurecem para uma cor marrom-roxo pouco antes da hora da colheita.

Uma imagem horizontal de figos maduros crescendo no jardim retratado em um fundo de foco suave.

Você vai querer pegá-los na hora certa. Escolhidos muito cedo, eles não são gostosos – e não amadurecem uma vez removidos da planta.

Aqui está a parte complicada: você tem que cronometrar a colheita da fruta perfeitamente, então você obtê-los quando eles estão apenas maduros, mas antes do $#&%@#! esquilos obtê-los! Ou os pássaros.

Alguns jardineiros cobrem árvores menores com redes para dissuadir a vida selvagem, mas isso é impraticável com árvores grandes. Você simplesmente tem que ser diligente em observar a maturidade e, em seguida, bater as criaturas astutas para a mercadoria.

Armazenamento de frutas

Figos colhidos têm uma vida útil bastante curta; armazená-los na geladeira por dois ou três dias, no máximo.

Uma imagem vertical de perto de um galho de uma árvore com uma pequena figueira verde em desenvolvimento retratada em um fundo de foco suave.
Foto de Ralph Barrera

Para secar essas frutas, lave-as bem e depois seque-as com uma toalha. Coloque-os inteiros ou reduzidos pela metade em um rack de arame. Coloque o rack de arame em uma assadeira.

Coloque a assadeira em forno de 140°F por oito a 24 horas.

Você também pode usar desidratador, seguindo as mesmas instruções. Saiba mais sobre os desidratadores deste artigo em nosso site irmã, Foodal.

Você saberá que eles estão secos quando as partes externas se tornam de couro e você não vê nenhum suco por dentro. Eles ainda devem ser ligeiramente flexíveis.

Guarde as frutas secas na geladeira ou freezer em recipientes herméticos por 18 a 24 meses.

Ideias de Receitas

Se comê-las como doces de alguma forma fica cansativa, você pode preservar as frutas ou adicioná-las a qualquer número de receitas.

Plante figos em seu jardim e use-os para fazer receitas deliciosas | GardenersPath.com
Foto de Kendall Vanderslice.

Embalados com figos, banana e tahini, eles fazem dupla tarefa como café da manhã e sobremesa.

E um figo doce anima uma salada fresca, também! Confira esta receita de salada de rúcula dijon com figos, pistache e brotos de ervilha, Receitas do momento

Uma imagem horizontal de perto de um prato azul e branco com uma salada verde fresca em uma superfície de madeira.
Foto de Meghan Yager.

Ou se você tiver uma colheita abundante, confira esta receita de geleia fácil de figo, Receitas do momento.

Você pode usar sua geleia fresca e caseira em um panini de frango assado saudável.

Uma imagem horizontal de perto de um panini de frango assado recém-feito em um prato branco retratado em um fundo de foco macio.
Foto de Kelli McGrane.

Isso não parece delicioso? Você pode encontrar a receita Receitas do momento.

Aspersões à parte

Claramente, somos totalmente a favor de descartar quaisquer conotações negativas do uso da folha de figo como uma cobertura para as coisas desagradáveis.

De fato, a figueira é um espécime mais agradável e generoso de uma planta cuja fruta é mais de 50% de açúcar. Nós ousamos você a lançar aspersões sobre esta beleza benevolente.

Uma imagem vertical de perto de duas mãos da direita do quadro segurando um punhado de figos recém-colhidos, com folhagens em foco suave no fundo.
Na verdade, perguntamos: Por que você não plantaria esta espécie? Amigos do norte, comprem um pote grande ou considerem a variedade “Hardy Chicago”. Jardineiros do sul, selecionem um lugar largo. Em breve serão todos membros do clube de fanáticos por figo!

Você tem figos fantásticos no seu jardim? Planejando sua escapada de bairro para “pegar emprestado” dos vizinhos? Conte-nos mais na seção de comentários abaixo.

Veja também:

Folhas de pepino amarelas como resolver esse problema

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3230