Cultivar alecrim dentro de casa não é nada difícil, desde que você dê à sua planta o que ela precisa! Enquanto o alecrim tende a ser um pouco mais complicado de crescer dentro de casa, há coisas que você pode para evitar que sua planta de alecrim morra.
Hoje vamos mostrar como cultivar alecrim com sucesso dentro de casa! O alecrim é uma erva extremamente aromática que adiciona uma profundidade incrível de sabor a muitos pratos, especialmente carnes, ensopados e alimentos grelhados.
Ter alecrim bem na sua cozinha na ponta dos dedos vai fazer seus pratos brilharem e seus convidados voltarem para mais! Vamos dar uma olhada em como cultivar alecrim dentro de casa!
Na maioria das vezes, há 4 coisas importantes que podem fazer com que sua planta de alecrim mure e tinga:
Falta de luz solar – uma planta de alecrim em vasos precisa de muito sol para prosperar. Certifique-se de colocar sua planta em uma janela virada para o sul. Se isso não for possível, coloque a planta sob qualquer luz brilhante, crie luzes ou luz fluorescente.
Rega ruim – só rega a planta quando o solo superior estiver seco ao toque. Muitas vezes, uma planta de alecrim vai tingir se for regada demais ou não o suficiente. Certifique-se de que não há excesso de água plantando seu alecrim em uma panela com orifícios de drenagem e use solo bem drenado.
Muita água, e a planta desenvolverá a podridão das raízes. No inverno, a planta precisará de muito menos água do que o normal, por isso não deixe de ajustar a quantidade de água durante esse tempo.
Mofo em pó – infelizmente, as plantas de alecrim são facilmente suscetíveis ao mofo em pó. Uma planta de alecrim em vasos não terá a mesma circulação de ar dentro de casa como seria ao ar livre. Para evitar que o mofo em pó ocorra, tenha um pequeno ventilador soprando na planta algumas horas por dia para fazer o ar se mover.
Pragas – pequenos insetos como pulgões podem ultrapassar sua planta de alecrim. Evite isso mantendo sua planta forte (certificando-se de que você não sobre a água, sob a água, ou mantê-la longe da luz solar). Se sua planta ficar infestada, pulverize-a com um inseticida natural.
PLANTIO:
- Para sua erva de alecrim ficar saudável, você precisará de uma panela grande o suficiente que tenha uma boa drenagem.
- Certifique-se de que o solo é um solo orgânico e rico.
- Você pode plantar alecrim a partir de sementes, ou comprar uma muda de alecrim do seu berçário local. Comprar uma planta de alecrim já cultivada é sempre melhor, porém, já que o alecrim pode ser um pouco complicado de crescer diretamente com a semente!
- Uma vez plantada, pulverize a planta de alecrim com um pouco de água, e certifique-se de que o solo está úmido o suficiente.
CUIDANDO DA SUA PLANTA DE ALECRIM:
- Coloque sua planta de alecrim em um parapeito da janela que recebe luz solar direta.
- As plantas de alecrim adoram o sol, por isso certifique-se de receber pelo menos 6-8 horas de luz solar.
- Deixe que as 2 polegadas superiores do solo sequem antes de regar a planta novamente.
- Use um fertilizante líquido uma ou duas vezes por mês.
- Use um ventilador para evitar a formação de mofo em sua planta. Coloque um ventilador bem na frente de sua planta de alecrim por algumas horas todos os dias. Isso fará com que o ar circule e evite qualquer mofo que a planta de alecrim esteja propensa.
COLHENDO ALECRIM:
- Você pode colher alecrim cortando diretamente acima de uma junta de haste.
- Isso permitirá que um novo crescimento continue!
- Certifique-se de nunca remover mais de 1/3 da planta ao mesmo tempo.
Feliz Plantio!
Vaja Também:
Como Fazer Enxerto de Pé de Jaqueira Para Duplicar Seus Frutos
Confira também Dicas sobre receitas deliciosas feita com frutas da jaca.
Como plantar coentro em vaso? Cuidados e dicas Simples