Como Cultivar Romãs Guia Muito Simples Confira!

Compartilhar

Como Cultivar Romãs Guia Muito Simples Confira!

A romã é uma fruta multi-semeada – na verdade um tipo de fruta especializada – que se originou na Antiga Pérsia. Como era de se esperar, esta árvore pequena prefere climas quentes e secos. No clima certo, é muito fácil crescer. Mesmo em outras áreas, você pode experimentar plantas de contêineres que se movem dentro de casa para o inverno.

Sobre a Romã

Romãs crescem em arbustos ou árvores pequenas raramente com mais de 30 pés de altura. Há também algumas variedades anãs que ficam abaixo de cinco pés. Todos produzem flores perfumadas vermelhas, laranjas ou rosas em rajadas ao longo da estação de cultivo. As frutas geralmente amadurecem de julho a outubro, dependendo da variedade, e não armazenam bem a menos que as “frutinhas”, ou arils, estejam congeladas.

Escolhendo variedades de romã

Se você mora nas Zonas usda 8 a 10, escolha variedades. No entanto, muitos estão disponíveis, não importa onde você more:

  • Ambrosia – sementes rosas longas e pálidas, Zonas 7-10
  • Angel Red – rubi colorido, doce, amadurece setembro, Zonas 8-10
  • Emek – Variedade israelense, amadurece em julho, Zonas 7-10
  • Granada – fruta vermelha doce, amadurece em agosto, Zonas 8-10
  • Maravilhosa – a variedade mais comum, frutas vermelhas, Zonas 8-10.

Solo para Romãs

Como Cultivar Romãs Guia Muito Simples Confira!
Como Cultivar Romãs Guia Muito Simples Confira!

As romãs se originaram em uma área de solos pobres e marginais e não são exigentes com o tipo de solo. Muitas das romãs na Índia são cultivadas em cascalho rochoso. Eles vão se sair bem em solos neutros e ácidos, embora prefiram um pH de 5,5 a 7,0. A característica mais importante dos solos para romã é que eles drenam bem; argila pesada deve ser alterada com areia grosseira.

Romãs regadas

Naturalmente adaptadas a áreas áridas, as romãs são muito tolerantes à seca. No entanto, eles florescerão melhor e produzirão mais frutas se for dada a água profunda uma vez por semana. Para romãs em recipientes, experimente a rotina semanal; se eles não estão indo bem ou o tempo está muito seco e ventando, água duas vezes por semana. Certifique-se de que a água escorre completamente para evitar a podridão.

Fertilizante de romã

Em solo médio de jardim, as romãs geralmente se multam sem mais fertilizante do que um mulch orgânico espalhado ao redor da linha de gotejamento da árvore. Você pode descobrir que eles produzem mais flores ou frutas maiores com fertilizante, no entanto. Escolha um fertilizante orgânico 10-10-10 e use uma vez por mês na estação de cultivo. Para as plantas de contêineres diluindo-se a metade da resistência com água.

Quando colher romãs

A variedade que você plantar determinará o tempo de colheita – aproximadamente no final de julho a outubro. Não importa qual seja a cor, procure um acabamento áspero e fosco. A fruta deve estar quase hexagonal em forma, com extremidades achatadas. Quando tocado, vai soar minúsculo. Torça suavemente uma fruta – se estiver madura, ela facilmente escorregará da haste. Uma vez que qualquer romã se divide, colhe toda a colheita.

Veja também:

Como Plantar Pera Dicas Simples e Práticas

Veja como plantar manga em vaso ou solo passo a passo

Como cultivar uvas confira o passo a passo

Receita de Argolinhas fritas de limão Super Delicioso

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3222