Como fazer cerveja caseira deliciosa em sua casa confira!

Compartilhar

Como fazer cerveja caseira deliciosa em sua casa confira!

Então, você considerou fabricar sua própria cerveja, mas ainda não está disposto a deixar cair o dinheiro para o kit de nível de entrada ainda. Com alguns equipamentos simples e ingredientes aqui está como você pode preparar o seu próprio mini lote. Em apenas algumas semanas você pode provar por si mesmo se homebrewing é um hobby que você quer levar para o próximo nível.

Não me errei, acho que os kits de cerveja de nível básico são um bom valor. Eles incluem alguns equipamentos especiais não usados aqui que tornarão as coisas mais fáceis. Mas, você vai gostar da cerveja ou achar o processo de fabricação gratificante? Eu acho que sim. Este projeto permitirá que você descubra por si mesmo.

Passo 1: Equipamento

Equipamento
  • Pote de cerveja – qualquer panela de cozinha grande que vai segurar um par de galões de água com espaço de sobra para evitar ferver.
  • Coador de cozinha – para coar grãos e lúpulo antes de ir para o fermentador
  • Termômetro de cozinha
  • Funil grande
  • Rolo – para esmagar o grão
  • Recipiente de 3 galões de água engarrafada – isso lhe fornecerá a água para fazer sua cerveja e servir como seu recipiente de fermentação
  • Recipiente de engarrafamento – Um recipiente vazio de pelo menos 3 galões… poderia ser outra garrafa de água vazia ou um balde de plástico limpo, sem arranhões e de grau alimentar.
  • 3 pés de tubos de poli-vinil claros de 3/8″ – para sifonação e bloqueio de ar de fermentação
  • Garrafas – há um monte de opções aqui e eu vou cobrir alguns deles no passo de engarrafamento mais tarde

Passo 2: Ingredientes

A maioria das receitas para a homebrewer são escritas para fazer lotes de 5 galões. Eu simplesmente cortei a lista de ingredientes pela metade para o lote de 2,5 galões aqui. Você precisará encontrar uma loja de suprimentos local ou uma das muitas lojas na web para comprar os ingredientes. (Veja a lista de recursos na Etapa 15)

Cerveja Simples

  • Extrato de malte seco leve de 3 lbs
  • 8 oz de malte de cristal esmagado
  • 1 oz Northern Brewer pellet hops
  • 1 pkg cervejeiro fermento
  • 3/8 xícara de açúcar para engarrafamento

Passo 3: Esmagando o Grão

Esmagando o Grão

Use um grande saco de congelador pesado e despeje cerca de 8 onças do malte de cristal um pouco de cada vez. Use um rolo para esmagar o grão. Você não quer fazer farinha aqui apenas uma textura muito curso de grãos quebrados. Mais tarde, quando você decidir ficar mais sério, você pode querer comprar uma fábrica de malte projetada especificamente para este fim.

Passo 4: Inclinação

Maceração
Maceração
Maceração

Este é o termo de fabricação para o processo de extração da bondade de grãos especiais, malte cristalino nesta receita. Primeiro despeje 1/2 galão de água de sua garrafa de água de 3 galões e coloque uma marca no nível de água de 2 1/2 galão. Agora despeje até 2 1/2 galões da água restante em sua panela de cerveja deixando pelo menos 3 polegadas para o topo da panela. Adicione seus grãos esmagados.

Ligue o fogo para médio alto e leve a temperatura de 150 a 155 graus. Desligue o fogo e cubra a panela para deixar a magia acontecer dentro por 30 minutos. Use um coador para remover o máximo possível do grão gasto sem se preocupar muito com alguns grãos restantes.

Passo 5: A Fervura

A Fervura

Agora deixe ferver o conteúdo da panela de cerveja. Em seguida, retire do fogo e mexa no extrato de malte. Volte ao fogo e volte a ferver. Cuidado aqui! Este é o ponto onde você está em maior risco de ferver. Uma fervura é algo que você definitivamente quer evitar, pois você terá uma bagunça bastante pegajosa para limpar se isso acontecer.

Uma vez que você tenha uma fervura controlada adicione cerca de 2/3 oz das pelotas de lúpulo para ferver e mantenha a fervura por 60 minutos para obter o máximo do potencial amargor de seus lúpulos.

Submerse seu coador de cozinha na fervura durante os últimos 15 minutos para higienizá-lo para uso posterior. Ao final de 60 minutos desligue o fogo e adicione o restante das pelotas de lúpulo. Cubra e deixe os saltos recém-adicionados íngremes por 10 minutos. Lúpulo adicionado neste momento vai contribuir com um pouco de sabor de lúpulo e aroma para sua cerveja acabada.

Passo 6: Bloqueio aéreo

Bloqueio de ar

Este passo pode ser feito mais cedo, mas eu escolhi fazê-lo durante a fervura. Em todo caso, você vai querer manter um olho na fervura o tempo todo. Eu avisei sobre ferver?

Eu usei uma trava de ar comercial, mas você poderia moldar uma trava de ar a partir de um pedaço de tubo de vinil claro, uma extremidade encaixada na tampa e a outra extremidade em uma xícara de água.

As fechaduras de ar comerciais são de apenas $1 ou mais e estão incluídas nos kits de partida. Fiz um buraco de 3/8″ na tampa da garrafa de água. A trava de ar se encaixa perfeitamente no buraco. A ideia é deixar que o dióxido de carbono produzido durante a fermentação escape enquanto impede que o ar fora entre.

Passo 7: Resfriando o Wort

Parabéns! Neste ponto você tem wort (pronuncia-se wert). Wort é simplesmente cerveja sem fermento. Mais rápido é melhor quando se trata de resfriamento. Um método para o resfriamento é criar um banho de água fria na pia para submersar parcialmente a panela de cerveja.

Adicionar gelo ao banho ajudará a acelerar o processo de resfriamento. Gire suavemente a panela de cerveja na água fria do banho. Uma vez que os lados da panela de cerveja se tornam legais ao toque você está pronto para o próximo passo, mas primeiro uma palavra sobre saneamento.

Saneamento é muito importante na fabricação de cerveja. Qualquer coisa que entre em contato com seu wort resfriado deve ser higienizada mais você corre o risco de criaturas indesejáveis vivendo e se multiplicando no wort apenas para contribuir com sabores não intencionais no seu.

Você higienizou seu coador na fervura, certo? Sua garrafa de fermentação é higiênica porque você acabou de abri-la e tampar depois de usar água dela, certo? Seu funil e qualquer outra coisa para entrar em contato com o wort pode ser higienizado, encharcando uma solução de 1 colher de sopa de alvejante por galão de água por 30 minutos.

Passo 8:

Despeje suavemente seu wort resfriado através do seu coador higienizado e afunilue na garrafa de fermentação vazia. Você vai querer que o volume total no fermentador seja de 2 1/2 galões. Se o seu pote de cerveja era grande o suficiente para permitir que você ferva um total de 2 1/2 galões você terá que compensar a evaporação que ocorreu durante a fervura.

Se você precisar adicionar água para alcançar a marca de 2 1/2 galão feita na Etapa 4 faça isso agora. A água da torneira está boa. Você pode usar água do galão de 1/2 que você derramou no Passo 4 se você guardá-lo em um recipiente higienizado. Leve o volume total até a marca que fizemos anteriormente na garrafa.

Passo 9: Lançando a levedura

Lançando a Levedura

A levedura de arremesso é o termo de fabricação para adicionar levedura ao wort não fermentado. Se o wort, agora em seu fermentador, é aproximadamente temperatura ambiente você pode lançar o fermento. Se os lados do fermentador estiverem quentes ao toque, deixe o wort esfriar à temperatura ambiente antes de arremessar o fermento.

Nota: Um pacote de fermento cervejeiro normalmente contém uma quantidade para um lote de 5 galões, por isso despeje aproximadamente metade de um pacote no fermentador. Um pouco mais da metade está bem e provavelmente é melhor estar um pouco mais do que um pouco abaixo.

Passo 10: Fermentação

Fermentação

Durante os próximos 7 a 10 dias, a levedura fará seu trabalho de converter açúcares no wort para álcool e dióxido de carbono. Coloque o fermentador em um lugar fresco e escuro. A escuridão total não é necessária, mas a luz solar direta é um não definitivo.

O processo de fermentação é divertido de assistir, mas não se preocupe se nada parece estar acontecendo por 12 a 24 horas. Depois desse tempo você deve começar a ver espuma e bolhas escapando de sua trava de ar. Após 7 a 10 dias os açúcares fermentáveis devem ser convertidos pelo fermento e você está pronto para o próximo passo.

Passo 11: Priming

Escorva
Escorva

Parabéns, agora você tem cerveja! Mas você ainda não acabou. Se você beber agora vai ser plano. Priming é o processo de adicionar uma quantidade medida de açúcares fermentáveis adicionais pouco antes do engarrafamento. A levedura viva ainda em sua cerveja converterá os açúcares adicionais em dióxido de carbono enquanto estiver na garrafa. O dióxido de carbono não tem como escapar da garrafa resultando em cerveja carbonada.

Ferva 3/8 xícara (1/4 xícara mais 2 colheres de sopa) de açúcar (de preferência açúcar de milho, mas açúcar de mesa vai fazer) em 1 xícara de água por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar um pouco, em seguida, despeje em um recipiente higienizado grande o suficiente para segurar sua cerveja (outra grande garrafa de água vazia, balde de plástico vazio, etc).

Agora sifone sua cerveja do fermentador para o recipiente de engarrafamento tomando cuidado para não perturbar muito sedimento na parte inferior do fermentador (você se lembrou de higienizar essa mangueira de sifão, não é?). Sua cerveja está pronta para engarrafamento.

Passo 12: Engarrafamento

Engarrafamento
Engarrafamento

Como caseiro, você vai querer garrafas de cerveja marrom e bonés ou um sistema de kegging para conter seu produto acabado. Há muitas opções alternativas para a primeira vez cervejeiro. Você pode comprar garrafas e bonés vazios. Você pode reutilizar garrafas e comprar tampas (não as garrafas de tampa de torção).

Se você vai usar garrafas de tampa de pry-off regular, você vai precisar de um capper (incluído em kits de partida) para pressionar caber as tampas nas garrafas. Você pode reutilizar garrafas de champanhe.

Você pode reutilizar growlers vazios do seu bar de cerveja local. Você poderia usar garrafas de refrigerante vazias e bonés. De qualquer forma, é importante usar algo que resistirá à pressão na garrafa resultante da carbonação. Mais uma vez, o saneamento é importante.

Então, limpe e higienize as garrafas antes de preenchê-las. Mergulhar em uma solução de alvejante diluída por 30 minutos e enxaguar com água limpa da torneira fará o truque.

Passo 13: Envelhecimento

Envelhecimento
Envelhecimento

As cervejas condicionadas à garrafa devem ser envelhecidas na garrafa pelo menos 7 dias para permitir a fermentação que ocorre na garrafa para carbonizar a cerveja. Coloque sua cerveja engarrafada em um lugar escuro e fresco por 7-10 dias e tente evitar a tentação de abrir uma garrafa mais cedo.

Não coloque a cerveja engarrafada na geladeira ainda ou o fermento não será capaz de fazer seu trabalho nos açúcares de escoramento. A cerveja também começará a clarear durante este tempo, à medida que a levedura suspensa se instala no fundo da garrafa.

Passo 14: Beba!

Beba!

Coloque algumas garrafas na geladeira para esfriar. Abra uma garrafa e despeje lentamente em um copo deixando um pouco no fundo da garrafa.

Este acabou bem. Sabe muito bem, mas notei uma leve neblina fria após a revarção. Admito que ainda sou muito novo nisso, então terei que fazer uma pesquisa para descobrir o que causa neblina. No entanto, ainda é uma bebida saborosa!

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3220