Como fazer enxerto de jabuticaba- Passo a passo

Compartilhar

Você sabe o que é o enxerto de jabuticaba? sabe como o mesmo funciona? Ou então, apresenta conhecimento sobre como deve ser feito o enxerto em uma muda de jabuticabeira? Bem, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre esse assunto e estão em busca da resposta para essas mesmas questões. Mas afinal, você sabe a resposta delas?

Bom, como todos sabemos a jabuticabeira é uma das plantas mais conhecidas em todo o país nos dias de hoje e isso não é atoa, já que ela nos oferece um fruto muito delicioso e que pode ser usado para diversas coisas, como sobremesas, sucos, vitaminas e muito mais. Ficou interessado no assunto? Então continue lendo esse artigo.

É muito importante você ter em mente o simples fato de que esse é o artigo correto para todas aquelas pessoas que apresentam interesse em entender o que é a enxertia, como realizar o enxerto de uma jabuticabeira e também, conhecer mais informações sobre essa planta. Se você é essa pessoa, você está no lugar certo.

O que é o enxerto ?

Caso não seja de seu conhecimento, a enxertia é um método utilizado por muitas pessoas que trabalham com plantas (como por exemplo, botânicos ou agrônomos) e esse mesmo método basicamente realiza a união de duas plantas diferentes.

Todo esse processo, acontece quando uma parte da planta que recebe o nome de enxerto (ou até mesmo cavaleiro) é inserida em alguma outra parte de alguma outra espécie de planta (ou até mesmo de uma planta de mesma espécie).

É importante estarmos lembrando, que quando um enxerto é feito cada planta conserva as suas  próprias características e os tecidos não são completamente unidos.

Mas quais são essas características? Bem, o porta-enxerto é responsável por conduzir todo e qualquer tipo de  minerais pela planta, enquanto que o enxerto é o responsável pela realização da condução de substâncias orgânicas produzidas pela fotossíntese à planta enxertada.

Como fazer o enxerto de jabuticabeira?

Para que você possa começar realizar o enxerto, é necessário ter em mãos uma árvore nova (que servirá como cavalo no processo) e um galho de uma árvore que seja mais velha e mais produtiva e que ofereça mais frutos (que servirá como cavaleiro ao longo do processo).

Fora isso, também é preciso ter em mãos fitilho, fita de cera, alicate e uma faca que será usada para descascar a ponta do galho que deverá ser enxertado.

Usando os materiais em suas mãos, você deverá cortar e fazer uma fenda de cima para baixo na planta que será usada como cavalo ao longo do processo.

No cavaleiro (a planta de cima), é recomendado que seja feito um corte “V” no galho, para que assim, o mesmo seja encaixado perfeitamente na fenda feita no cavalo, tendo assim como seu objetivo, unir ambas as partes.

Por fim, é necessário amarrar bem firme as duas plantas, usando o fitilho e a fita de cera, esse processo deve ser feito, para que assim as duas plantas enxertadas sejam cicatrizadas e assim unidas.

Depois que você observar que ambas as plantas já estiverem unidas, você poderá retirar todas as amarrações que foram feitas na planta.

Entenda melhor essa planta

Agora que você pôde entender não somente o que é o enxerto, mas também teve a chance de aprender a realizar o mesmo em uma muda de jabuticabeira, chegou o momento de entender melhor essa planta. Veja só algumas das informações que foram encontradas:

Solo para o bom enxerto de jabuticaba

O cultivo de jabuticabas deve ser feito em um solo úmido e fértil, onde, o Ph do solo deve estar entre  6,5 e 7,0. Mas lembre-se sempre que o excesso de umidade no solo, pode causar a aparição de pragas e pulgões em sua planta.

Condições climáticas para o bom enxerto de jabuticaba

O mais recomendado, é que a sua muda de jabuticabeira seja plantada em um local que apresente bastante luz natural ou pelo menos, uma meia sombra.

Isso deve acontecer, pois a jabuticabeira é uma árvore que suporta altas temperaturas e períodos prolongados de sol, ou seja, na grande maioria das vezes a mesma pode se desenvolver de forma melhor, em climas tropicais ou subtropicais.

O que pode prejudicar o bom desenvolvimento de uma jabuticabeira? Veja a seguir quais são esses mesmos fatores:

  • escassez de chuva
  • períodos prolongados de seca
  • temperaturas muito baixas
  • geadas e grandes altitudes
Poda:

O mais recomendado por especialistas, é que a poda de sua jabuticabeira seja realizada no inverno e somente uma vez durante todo o ano. É importante estarmos lembrando ainda, que esse processo deve ser feito antes do período de floração da planta e o corte feito, nunca deve ultrapassar 30% da copa da jabuticabeira.

Aquelas árvores mais antigas, devem ser podadas apenas para a limpeza da árvore, retirada de galhos secos e em excesso, mas você sabe o motivo? Bom, isso deve ser feito para que assim a sua jabuticabeira possa receber mais luz e ventilação, com estas dicas você consegue fazer um bom enxerto de jabuticaba.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3220