Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal

Compartilhar

Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal

Mulberry é uma árvore decídua de tamanho médio que produz frutas pequenas, saborosas, mas bagunçadas no verão. amora branca (Morus alba), um nativo da China que agora é amplamente naturalizado na América do Norte e do Sul.

Tanto as espécies vermelhas quanto brancas — assim como quaisquer híbridos — possuem folhas verdes escuras com bordas serrilhadas e apresentam frutos que se parecem surpreendentemente com as amoras. A amora branca é um espalhador desenfreado e hibridizador, por isso é provável que as árvores que mancham calçadas e calçadas com seus frutos sejam esta espécie ou uma forma híbrida.

Independentemente de seus problemas, as árvores de amora de todos os tipos podem fazer adições aceitáveis da paisagem, desde que sejam selecionadas e cuidadas adequadamente. As amoras são melhor plantadas no início da primavera e crescerão rapidamente, muitas vezes atingindo alturas de 10 a 12 pés dentro de seis anos.

As folhas e frutas não maduras de amora contêm um látex levemente tóxico para os humanos.

Nome Comum Amora, amora vermelha, amora branca
Nome Botânico Morus Spp.
Tipo de planta Árvore decídua
Tamanho Maduro 35-50 pés de altura, 35-40 pés de largura
Exposição solar Completo, parcial
Tipo de solo Rico, úmido, mas bem drenado
PH do solo Ácido a neutro (5,5 a 7,0)
Hora da Flor Primavera
Cor da flor Verde-amarelado
Zona de Dureza 4-8 (USDA)
Cordilheira Nativa América do Norte, China
Toxicidade Folhas, frutas não maduras levemente tóxicas para os humanos

Cuidados com a árvore de amora

Amoras são árvores fáceis de cultivar, mas não são adequadas para todos os jardins. Para muitas pessoas, será melhor escolher uma das cultivares sem sementes (e infrutíferas) disponíveis, incluindo Morus alba “Chapparal”, que é uma variedade chorona, e Morus alba “Kingan”, uma cultivar muito tolerante à seca adequada para algumas regiões mais secas.

É importante ter em mente que as amoras têm raízes muito prolíficas e de rápido crescimento. Plante sua árvore longe de estruturas importantes, como sua fundação, calçada ou garagem, e características como linhas de utilidade, séptica ou de esgoto, para que você não arrisque as raízes que danificam elementos vitais de sua propriedade.

Você também deve levar em consideração a altura madura da árvore e escolher um local onde ela possa ser mantida relativamente livre de poda (o que causa estresse) e deixá-la fazer seu trabalho de produzir frutos e desfrutar das muitas frutas que lhe oferecerá.

Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal
Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal

AVISO

A amora branca, nativa da China, é considerada uma planta seriamente invasiva em grande parte do Centro-Oeste e em locais espalhados em outros lugares. É melhor selecionar uma cultivar estéril sempre que possível nessas regiões Controlar a disseminação de árvores frutíferas é muito difícil, pois as aves prontamente espalham as sementes depois de comer a fruta.

Luz

As amoras podem prosperar tanto em condições de sol total quanto de sombra parcial, embora, como acontece com muitas árvores frutíferas, mais luz equivale a mais frutas.

Solo

As amoras são um pouco adaptáveis e podem lidar com argila, loam e solo arenoso com facilidade, desde que a mistura possa manter drenagem suficiente. As árvores podem prosperar em uma variedade de níveis de pH variando de neutro a levemente ácido.

Água

Rega sua amora profundamente e regularmente depois de inicialmente plantá-la para ajudá-la a estabelecer um sistema radicular forte — recomenda-se de dois a três galões por semana para o primeiro ano. Uma vez estabelecidas, as amoras são bastante tolerantes à seca, embora o tempo seco prolongado possa levar a uma redução na frutífera ou queda precoce das frutas não maduras.

Temperatura e Umidade

Dependendo da espécie, a maioria das amoras são resistentes a frio e podem lidar com temperaturas tão baixas quanto menos 25 graus Fahrenheit durante a dormência. Eles produzem a quantidade ideal de frutas em regiões onde as temperaturas da estação de crescimento estão entre 68 e 86 graus Fahrenheit.

Fertilizante

As amoras geralmente se saem muito bem sem fertilização, embora possam se beneficiar de uma aplicação anual. Alimente sua árvore uma vez no final do inverno, usando uma mistura equilibrada de 10-10-10 e medindo 1 quilo de fertilizante para cada polegada no diâmetro do tronco.

Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal
Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal

Como plantar o galho da amora?

  1. 1.

    Prepare um recipiente de enraizamento antes de coletar estacas de amora para propagação. Encha potes de 8 polegadas com uma mistura de partes iguais perlite, areia grossa e turfa moída. Substitua coir por turfa, se desejar.

  2. 2.

    Despeje água na mistura perlite até que esteja completamente saturada. Pressione a superfície suavemente para extrair o excesso de água. Deixe escorrer por 10 minutos, depois faça um buraco de 4 polegadas de profundidade no centro.

  3. 3.

    Reúna um corte de 8 polegadas de comprimento de um novo e saudável ramo de amora. Primeiro, encontre um jovem, de 1,80 m de altura, perto da borda de um bramble saudável. Cavar 2 polegadas ao redor do ramo para expor a parte pálida e subterrânea da haste. Corte o amora cortando 2 polegadas no subsolo, usando uma faca de utilidade afiada, para obter o seu corte de 8 polegadas.

  4. 4.

    Enxágüe o corte imediatamente após cortá-lo para remover qualquer sujeira. Retire a maioria das folhas da haste, deixando apenas cinco ou seis na ponta.

  5. 5.

    Dab a extremidade decepada do corte de amora em IBA radiando talco hormonal. Bata levemente na haste para remover o pó emartêm-se. Este passo é opcional, mas enraizar cortes de amora sem o hormônio reduz a probabilidade de sucesso. Insira o corte no orifício de plantio preparado e pressione a mistura contra a haste.

  6. 6.

    Coloque o amora em vasos cortando ao ar livre dentro de uma moldura fria sombreada. Abra os conduítes de ventilação na estrutura fria para aumentar a circulação do ar e para evitar que a temperatura suba muito alto.

  7. 7.

    Misture o amora cortando duas vezes por dia para manter a folhagem hidratada e fria. Verifique o nível de umidade na mistura perlite e adicione água sempre que sentir principalmente seco na polegada superior. Evite adicionar muita água, pois as estacas de amora apodrecerão se mantidas encharcada.

  8. 8.

    Verifique as raízes três semanas depois de pote o corte de amora. Puxe levemente na base da haste e sinta resistência – isso indicará enraizamento bem sucedido. Mova a panela da armação fria para uma área sombria do jardim.

  9. 9.

    Transplante o corte de amora dois meses depois que ele raízes. Mova-o para um recipiente de 1 galão cheio de uma mistura de partes iguais loam, adubo e areia grosseira.

  10. 10.

    Cresça o amora sob condições levemente sombreadas durante o verão. Rega-o a uma profundidade de 2 polegadas a cada cinco ou sete dias, ou sempre que a mistura de crescimento seca no topo 2 polegadas.

  11. 11.

    Aclimate o amora para dirigir o sol no início do outono. Exponha-o ao sol da tarde por um período crescente de tempo a cada dia até que possa ficar sol cheio por oito horas sem queimar.

  12. 12.

    Transplante o amora em um leito permanente com solo ácido e drenante em meados do outono, por volta do final de outubro. Forneça uma estrutura de suporte para incentivar o crescimento vertical.

    Coisas que você vai precisar

    • potes de 8 polegadas
    • Perlita
    • Areia grosseira
    • Turfa moída ou coir
    • Faca
    • IBA (ácido indolebutírico) talco hormonal de enraizamento
    • Quadro frio
    • Garrafa de spray ou mangueira de jardim
    • recipiente de berçário de 1 galão
    • Barro
    • Composto

    Ponta

    As amoras “raiz de ponta” são uma alternativa para se propagar a partir de cortes. Cavar um buraco alguns centímetros de profundidade ao lado da planta pai, em seguida, dobre a bengala para que sua ponta esteja no buraco. Fixá-lo no lugar com um pino de paisagismo, em seguida, cubra a ponta da planta e rega-a completamente. Depois de vários dias de rega regular, a ponta começará a criar raízes próprias. Você pode cortá-lo livre do pai uma vez que ele está bem estabelecido, ou deixá-lo ligado para o equilíbrio dessa primeira estação de crescimento para que ele possa continuar a tirar nutrição da bengala dos pais.

    Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal
    Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal

Poda

A poda de rotina não é necessária com esta árvore, mas os brotos danificados ou de travessia devem ser podados no final do outono ou inverno enquanto a árvore está dormente, o que ajuda a evitar a perda de seiva.

Propagando amora

As árvores de amora são facilmente propagadas por enraizamento de cortes de galhos semi-madeira. Veja como fazer:

  1. Na primavera, à medida que o novo crescimento está começando, corte segmentos de 6 a 8 polegadas de comprimento das pontas de galhos de 1/2 polegada de diâmetro — ramos relativamente novos, mas não completamente macios e verdes — usando predas afiadas.
  2. Mergulhe o fundo das estacas em hormônio de enraizamento, e plante as extremidades em pequenos potes cheios de solo comercial de vasos ou mistura de entrada de sementes.
  3. Rega bem as panelas, depois coloque-as dentro de sacos plásticos transparentes de 1 galão amarrados com elásticos.
  4. Coloque os potes em um local de sombra completo até que eles enraizem, verificando periodicamente para se certificar de que permanecem úmidos.
  5. Quando as estacas estão enraizadas (geralmente após cerca de um mês), você pode tirar os sacos plásticos e continuar cultivando-os nos vasos até o outono, quando eles podem ser plantados no jardim.

Nem todos os cortes vão raiz com sucesso, por isso é uma boa ideia tomar pelo menos quatro ou cinco cortes para aumentar suas chances.

Cultivando amora de sementes

As árvores de amora são incrivelmente fáceis de cultivar a partir de sementes, como evidenciado pela auto-semeadura desenfreada que produzem. Os frutos coletados da árvore podem ser secos para coletar sementes para o plantio, ou você pode simplesmente esperar que os voluntários a primaveram e transplantá-los cuidadosamente para novos locais.

Pote e Repotting Mulberry

A cultura de contêineres não é comum para essas plantas, uma vez que elas estão crescendo rapidamente e podem rapidamente alcançar um tamanho que é muito grande para a maioria dos contêineres. Dito isso, se você está disposto a podar com frequência e disposto a sacrificar a árvore quando ela se torna muito grande depois de alguns anos, é inteiramente possível cultivar amora em um recipiente grande para um deck ou pátio ensolarado, embora a fruta bagunçada possa ser um obstáculo nesses locais.

Use solo comercial comum em vasos alterado com bastante composto, no maior e mais largo recipiente que é prático. É melhor começar com um pote grande em vez de repotar à medida que a planta cresce, já que repotting não é muito prático.

Esteja preparado para regar e alimentar com mais frequência com uma árvore de amora cultivada em recipientes. Para o inverno, tente mover a árvore de vasos para um local ligeiramente protegido.

Ponta

Nem todas as árvores de amora são bagunçadas. Só as árvores fêmeas produzem os frutos que criam a bagunça. Se o que você quer é uma árvore de amora sem bagunça, encontre um berçário respeitável para comprar uma árvore de amora macho.

Hibernação

Proteger os troncos de árvores jovens com escudos metálicos ou pano de hardware nos primeiros anos irá protegê-los de coelhos, veados e outros animais que roem na casca. Depois de três anos ou mais, as árvores geralmente são grandes o suficiente para resistir a danos nos animais.

A limpeza rotineira de frutos caídos é uma boa ideia para reduzir a auto-semeadura desenfreada que ocorre com as árvores de amora. Essas árvores resistentes não requerem proteção contra o frio de inverno se estiverem sendo cultivadas dentro de sua faixa de dureza aceita.

Pragas Comuns e Doenças Vegetais

As amoras podem ter que lidar com uma variedade de problemas com pragas, incluindo mosca branca, escala e mealybugs. A boa notícia é que esses insetos não causarão muito dano às árvores maduras — eles são resistentes o suficiente para resistir, o que é bom porque tratar uma árvore grande de 15 metros não é fácil. Se você notar sinais de uma infestação em uma muda jovem mais vulnerável, você pode aplicar um óleo horticultural como o óleo de neem.

Essas árvores são relativamente livres de problemas de doenças, embora pragas bacterianas e doenças fúngicas podem ocorrer algumas vezes. As partes vegetais doentes devem ser removidas como são notadas. Doenças fúngicas raramente são fatais e geralmente não requerem tratamento.

As amoras são mais propensas a incorrer em problemas de pragas e doenças em climas mais quentes.

Como fazer mulberry florescer

De um modo geral, os proprietários não querem encorajar as árvores de amora a florescer, uma vez que as flores não são vistosas e levam a frutas bagunçadas que não são de uso, a menos que você queira colhê-las para geleias, geleias ou outras receitas. Mas se você quiser incentivar a floração e a produção de frutas, basta garantir que as necessidades culturais básicas da árvore estejam sendo atendidas — muita luz solar, água regular e fertilização anual.

A razão mais comum para a falha de flor/fruta em uma árvore de amora é a falta de nutrientes do solo e a geada da primavera que mata os botões de flores.

Problemas comuns com amora

Os problemas mais mencionados com amoras envolvem sua bagunça e propagação invasiva.

Manchas de Frutas

As variedades férteis e frutíferas desta árvore são muitas vezes consideradas plantas incômodas em ambientes urbanos, uma vez que o fruto caído manchará o pavimento e os carros, e as manchas podem ser facilmente rastreadas dentro de casa.

Para evitar isso, é melhor plantar uma das cultivares estéreis que não produzem frutas. Se você quer o fruto para o benefício de alimentar pássaros ou fazer geleias, tente posicionar a árvore em uma área do seu quintal onde a fruta não vai criar uma bagunça.

Propagação desenfreada

As árvores de amora podem se espalhar muito facilmente através da auto-semeadura. Áreas de jardim imediatamente ao redor de uma árvore podem ver centenas de mudas voluntárias, que, se não imediatamente arrancadas, podem desenvolver rapidamente sistemas de raízes que tornam as mudas difíceis de erradicar. Se você tem uma árvore de amora frutífera, aprenda a reconhecer as mudas e arrancar-as assim que elas aparecerem.

Como Plantar Amora na Terra ou Vaso no Seu Quintal

PERGUNTAS FREQÜENTES

  • Como faço para colher o fruto de uma árvore de amora?

    Sua amora estará pronta para produzir frutas depois de aproximadamente três anos, e quando isso acontecer, é melhor você estar pronto para colher. Você pode esperar que as frutas estejam prontas entre junho e agosto, embora isso não diga que todos eles vão atingir o pico de maturação ao mesmo tempo.

    Como regra geral, quanto mais escura a fruta, mais doce o sabor. Esteja avisado que as amoras são muito macias e vão esmagar facilmente. A fruta pode causar uma bagunça pegajosa se for permitido cair no chão, por isso certifique-se de recolhê-la prontamente para proteger contra insetos, vida selvagem e danos materiais.

    Os dois métodos de colher amoras são a dedo, que pode ser muito tedioso, ou colocar uma lona ou uma folha velha sob a árvore e dar-lhe um bom shake. Você pode então coletar as frutas não machucadas e preparar cuidadosamente as frutas como parte de geleia ou geleia, ou congelar as frutas para usá-las periodicamente conforme desejado.

  • Como faço para remover uma árvore de amora?

    Mais do que alguns jardineiros desistem da amora quando percebem o quão bagunçada e invasiva a árvore pode ser. Mesmo que a árvore seja cortada no nível do solo e o tronco desenterrado e removido, pequenos pedaços restantes da raiz podem brotar rapidamente novamente.

    A melhor solução é primeiro cortar a árvore e desenterrar o máximo possível da estrutura radicular, em seguida, aplicar um herbicida não-seletivo concentrado (como glifosato) para qualquer crescimento verde brota novamente.

    E fique de olho nas plantas voluntárias que brotam; qualquer amora no bairro se espalhará por sementes nas fezes de aves que consomem a fruta.

  • Quanto tempo vive uma árvore de amora?

    As amoras brancas (o tipo mais comum) são conhecidas por viver por até 100 anos, embora a vida útil de 25 a 50 anos seja mais comum para cultivares paisagistas.

  • Qual é a diferença entre amora vermelha e branca?

    A amora branca tem folhas verdes brilhantes, enquanto a amora vermelha tem folhas verdes maçante. Com amora branca, a fruta é esverdeado-branco como parece pela primeira vez, gradualmente escurecendo para roxo-avermelhado. Na amora vermelha, as frutas são avermelhadas desde o início.

  • Como posso usar essa árvore na paisagem?

    Mulberry é uma árvore de tamanho médio com uma coroa densamente arredondada que pode fazer uma boa árvore de baixo de um quintal grande. Mas a fruta pode ser bastante bagunçada, por isso é melhor plantar a árvore fora do caminho, onde ela pode fornecer frutos para os pássaros que os amam, mas onde os pés humanos não podem pisar neles. Esta não é uma árvore que você quer pendurada sobre um pátio, calçada ou calçada.

    Se você deseja usar a amora como uma pequena árvore de sombra em áreas mais traficadas, é melhor escolher uma cultivar estéril que não produz sementes férteis nem frutas.

    Vaja Também:

    Como Fazer Enxerto de Pé de Jaqueira Para Duplicar Seus Frutos

    Confira também Dicas sobre receitas deliciosas feita com frutas da jaca.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3220