Como plantar chuchu passo a passo confira!
O Chuchu é um fruto-vegetal que ainda não tem muita fama devido à ignorância de suas características contra diversas doenças, como hipertensão, renal, problemas urinários e muito mais.
Além de ser extremamente rico em água e fibras é um excelente complemento para várias dietas, e é aí que está se expandindo.
Além de ser extremamente simples de plantar é algo que também se desenvolve muito rapidamente e facilmente, e para que isso aconteça, há apenas o suficiente sobrando e um lugar onde ele pode subir.
Eu ainda me lembro dos Chuchus que minha mãe costumava plantar, ela os colocou perto de uma árvore e eles cresceram como nunca antes! Eles subiram a árvore até o topo e deram centenas de chuchus apenas de uma única semente.
É algo que dá muito pouco trabalho, então vale a pena.
Vale a pena plantar chuchu?
Saber plantar chuchu não é nada de especial, pois o processo é simples, e só esse risco “baixo” já faz valer a pena!
Vale a pena porque uma única semente é suficiente para uma “árvore” gigante que dá centenas desses frutos.
Aqueles que não gostam de comê-los, ou que não gostam do sabor ou dos efeitos, podem usá-los para dar aos animais, assim como minha mãe fez, e ainda gosta.
Você pode assar e dar a porcos, galinhas, ovelhas, coelhos e muito mais.
Mesmo que não seja para consumo próprio, cultivar chuchu vale muito a pena devido à sua simplicidade e à quantidade de frutos que uma única árvore pode originar.
Fatores que devemos levar em conta para cultivar Chuchu
Como fazemos em todos os artigos sobre Como Crescer, listaremos os fatores mais importantes.
Siga a lista e leia o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!
- Clima;
- Meio ambiente;
- Terra;
- Espaçamento;
- Fertilização;
- Colheita.
Como plantar Chuchu
Vamos explicar cada um dos pontos acima, eles servem para as pessoas que querem colocar apenas um Chuchu no quintal ou para aqueles que querem produzir em massa para vender, por isso fique atento a todos os detalhes.
Clima
O clima que o chuchu gosta são climas amenos, não muito ensolarados nem muito frios. A neve é horrível para o seu desenvolvimento, por isso, se é neve onde o plantio vai começar, é melhor não começar este projeto.
Além da neve, chuvas fortes e ventos extremos têm a capacidade de arrancar a flor que dá origem ao fruto, para que nenhum fruto nasça.
Ambiente
Uma temperatura entre 15 ºC e 25 ºC é ideal para o bom desenvolvimento deste fruto.
Recomendo o plantio em um lugar com alguma exposição ao sol, mas pouco, pois a “árvore” do chuchu gosta de sombra, para que se desenvolvam adequadamente e com frutas maiores e de melhor qualidade.
Se você mora em Portugal ou no Brasil você pode plantar sem problemas, em princípio seu crescimento não será afetado pelas baixas/altas temperaturas.
Minha mãe é de Portugal e todos os anos ela planta alguns chuchus, e até rega algumas vezes e tendo pouco cuidado eles desenvolvem de uma maneira simplesmente incrível!
Chão
A fertilização do solo é praticamente indispensável para qualquer tipo de plantio.
Se preferir, poderá usar adubo comprado em qualquer centro de agricultores, cinzas de fogo, ervas podres ou estrume animal.
Minha mãe sempre usou estrume dos animais para fertilizar a terra, e sempre fica onde a planta chuchu, e os efeitos são devastadores, muito bons!
Espaçamento
O espaçamento vai depender muito de como você plantá-los. Você pode plantar em sua própria estrutura (como uma estufa) ou na borda de árvores onde eles podem agarrar e subir até que eles não possam obter mais.
Seja qual for a sua escolha, deixamos a parte do espaçamento ao gosto de cada um.
Os chuchus nascem do tipo abóbora, do ramo, para que você possa usar um espaçamento semelhante.
Colheita
Você pode colher entre 80 e 150 dias após o plantio.
Neste ponto o chuchu já deve estar totalmente desenvolvido e pronto para colher e comer.
Se você preferir que a fruta fique madura, deixe-a chegar a 150 dias. Se você quiser colher mais verde, você pode começar a colher quando for 80 dias depois de ter sido plantada.
Lembramos que cada caso é um caso e que devido a uma grande variedade de fatores a colheita pode ser influenciada positiva e negativamente em relação umas às outras.
Se o ambiente, a temperatura e o solo são adequados, eles se desenvolvem mais rápido, e o oposto também é claro.