Como Plantar Frutas: 13 Frutas Fáceis de Plantar

Compartilhar

Como Plantar Frutas em casa de forma simples e natural. Além disso, no artigo de hoje você irá ficar sabendo quais são as 13 plantas frutíferas mais fáceis de cultivar em casa. Além disso, você ficará sabendo também que não precisa de um espaço muito grande para cultivar suas próprias frutas em casa.

Portanto, nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Como Plantar Frutas: 13 Frutas Fáceis de Plantar e ressaltamos que, depois de saber dessas informações e aplica-las você terá um belíssimo cultivo de frutas em sua casa.

Nesse sentido, se o espaço de sua casa é limitado, tente cultivar sua fruta em recipientes como vasos, panelas, etc. Você pode até cultivar morangos em cestas suspensas. Portanto confira a lista que preparamos sobre Como Plantar Frutas: 13 Frutas Fáceis de Plantar e veja as plantas frutíferas que você tanto almeja ter em sua horta, pomar ou jardim.

Conteúdo: [Mostrar]

As Frutas Fáceis de Plantar em Casa: 

Como Plantar Frutas
Como Plantar Frutas

A lista de plantas frutíferas que nós do site horta em casa selecionamos é de dar água na boca, além disso, creio que ficará especialmente feliz ao saber que pode cultivar essas frutas em sua casa.

1. Morangos:

Morangos
Morangos

Todo mundo adora o sabor fresco e suculento de morangos aquecidos pelo sol e colhidos diretamente do jardim. O fruto é tão versátil que pode ser cultivado em recipientes, cestos, vasos, plantadores ou plantados diretamente no chão.

2. Framboesas: 

Framboesas
Framboesas

As plantas frutíferas do outono são fruteiras autossuficientes, para que você possa plantá-las em vasos ou no chão de seu próprio jardim ou horta.

Nesse caso, a planta de framboesa é pouco exigente e pode ser colhida do final do verão ao início do outono para uma deliciosa sobremesa. Além disso, essa planta é fácil de manter, você só tem que cortar as bengalas ao nível do solo todo mês de fevereiro e esperar impacientemente por outra colheita suculenta!

3. Mirtilos:   

Mirtilos
Mirtilos

Se você está interessado em cultivar frutas em recipientes, então tente mirtilos. Ao cultivá-los você terá flores com aroma de primavera, folhagem de outono cor de fogo e colheitas nutritivas de mirtilo fresco no final do verão: o que mais você poderia querer de uma planta?

Para cultivá-lo tudo o que precisa é de um solo ácido (ericáceo), que você pode comprar em lojas de jardinagem, viveiros, etc.

Os mirtilos são de baixa manutenção, frutificando após cerca de 3 anos – e enquanto a planta não fornece frutos ela pode servir como uma planta ornamental em seu jardim ou horta, pois possui características muito atraentes.

Se o espaço for pequeno, experimente a variedade compacta Blueberry ‘Top Hat’. Regue os mirtilos com água da chuva, uma vez que o cal, da água da torneira, irá reduzir a acidez do solo ao longo do tempo.

4. Figos: 

Figos
Figos

Para saborear o sabor mediterrânico, por que não cultivar seus próprios figos? Eles precisarão ser cultivados contra uma parede ensolarada e quente com uma orientação Sul/Oeste.

Além disso, a planta é melhor cultivada quando suas raízes são restritas, neste caso são perfeitos para serem cultivados em vasos, panelas e em outros recipientes que você possa ter em sua casa.

Você precisará de um pouco de paciência, pois os figos começam a se formar no outono e não estarão prontos para a colheita até o verão seguinte. Mas o sabor dos figos recém-colhidos, aquecidos pelo sol, vale a pena esperar.

5. Groselhas:

Groselhas
Groselhas

Sendo perfeitas para ser cultivadas em qualquer horta ou jardim, as groselhas são versáteis o suficiente para serem colhidas cedo (antes da maturação) para molhos salgados, ou deixadas na planta para amadurecer e serem usadas no preparo de bolos, doces, coberturas e até mesmo para serem consumidas in natura, colhidas diretamente do arbusto, frescas e deliciosas.

Além disso, as groselhas são frutos de baga perfeitos para decorar sobremesas, fazer compotas e gelatinas ou para ser adicionadas em molhos.

Além disso, elas podem ser armazenas congeladas para que você possa saborear o sabor do verão durante os meses de inverno.

6. Amoras:

Amoras
Amoras

Procure frutas de cobertura para serem cultivas em seu próprio jardim! Cultive amoras naquele canto áspero atrás do galpão, ou plante-as perto de uma cerca velha e desagradável (sendo uma planta que precisa de suporte dará uma nova cara para sua cerca).

Cultivar sua própria fruta de amora não poderia ser mais fácil. Estas deliciosas frutas crescem quase em qualquer lugar e não precisam de muita atenção.

Fixe as hastes nos arames ( ou cercas)  para facilitar a colheita – se você não estiver interessado em ser picado, experimente uma variedade sem espinhos como a amora Apache.

7. Bagas de mel:

Esta fruta incomum, é cheia de antioxidantes e são muito semelhantes aos mirtilos, além disso, são frutas saborosas que podem ser consumidas ao serem colhidas diretamente da planta.

Bagas de mel são plantas incrivelmente resistentes, além disso, não são fáceis de estragar. Para obter os melhores rendimentos e saborosas frutas, cultive-as em pares para aumentar a polinização.

8. Goji Berry: 

Muitas vezes descritas como um “superalimento”, as bagas de Goji são ricas em nutrientes, com um sabor doce de alcaçuz.

Apesar de seu nome exótico, estes arbustos robustos são surpreendentemente resistentes e crescem em quase qualquer posição ensolarada, mesmo em áreas costeiras ventosas.

Além disso, depois de obter seus frutos, para consumir basta adicionar bagas de Goji a cereais e sucos para um delicioso começo de dia.

9. Maçã:

Maçã
Maçãs

Uma macieira bem estabelecida é um recurso real, e há tipos de maçãs para cada tamanho de sua horta ou jardim. Escolha o tipo de maçã que deseja cultivar com cuidado, de modo que se adeque ao seu gosto e ao tamanho do espaço em que você ira cultivá-la.

Se o espaço permitir, escolha duas variedades que se polinizam. Nos jardins e hortas menores tente cultivar árvores frutíferas em cubas.

Uma maçã da família anão tem 3 variedades diferentes na mesma árvore – sendo perfeita para ser cultivada em um recipiente em seu quintal.

10. Banana: 

Banana
Banana

Algumas plantas de fruta da banana produzem frutos comestíveis, enquanto outras produzem frutos que não podem ser consumidos, além disso, é mais viável cultivar a variedade anã da planta de banana (Super Dwarf Cavendish ou Red Dwarf-a), já que a planta comum tem um porte muito grande, sendo inviável para um espaço pequeno.

Outro ponto importante para saber antes de cultivar essa planta, é que ela é autocrucificadora, o que significa que não precisa de um polinizador.

Plantio e cuidado:

O solo de cultivo de sua bananeira deve ser rico em nutrientes, fertilize mensalmente para mantê-la crescendo forte. A bananeira gosta de muita água por causa de suas enormes folhas, mas deixe o solo secar completamente entre uma rega e outra.  As folhas podem ser nebulizadas para simular um clima úmido.

Habitat:

A bananeira gosta de muita luz solar, então coloque-a posicionada ao sul, se possível. Vire a planta periodicamente para que todos os lados recebam luz.

11. Abacate: 

Abacate
Abacate

Para ser claro, é muito difícil cultivar um abacate em casa, mas não é impossível. Em vez de cultivar uma semente, procure por uma planta inicial enxertada, originada de uma árvore que produza frutas de bom sabor. Naturalmente, procure plantar pequenas árvores, como a Wurtz, Gwen e Whitsell, que é uma planta de porte pequeno e não precisa ser polinizada para produzir frutos.

Plantio e cuidado:

Adicione um pouco de areia ao fundo de um vaso e preencha-o com uma mistura de adubo, regue regularmente, sem deixar o solo ficar molhado.

Habitat:

Abacate é uma planta de estação quente, são cultivados com exposição direta ao sol, se for plantar seu abacateiro em casa, certifique-se de posicioná-lo perto da janela para que receba luz.

12. Azeitonas: 

Azeitonas
Azeitonas

É prolíficas (uma única árvore pode produzir até 10 quilos de frutas por ano), as oliveiras não requerem muito cuidado em comparação com outras árvores frutíferas.

Ao comprar uma oliveira em recinto fechado, tenha em mente que muitas cultivares são puramente ornamentais, o que significa que não frutificarão, mas há grandes variedades internas (Considerar uma Arbequina) que é de crescimento lento e goteja água das folhas (chamadas “choronas”) – ou uma Picolina, que é mais vertical.

Plantio e conservação:

As oliveiras cobertas só precisam ser regadas quando o topo do solo estiver seco, menos no outono e no inverno, quando elas descansam naturalmente.

Habitat: 

Uma oliveira precisa de pelo menos 6 horas de sol todos os dias. Coloque-a perto de uma janela ensolarada virada para o sul (mas não muito perto ou as folhas ondulam).

13. Limão: 

Limão
Limão

Se você quiser cultivar limões e limas em casa, escolha uma espécie de planta anã – polinizadas, como a Meyer Lemon, que não necessita de muito calor para amadurecer o fruto, ou Kaffir limão, que produzirá uma colheita mais rápida e a planta terá um tamanho manejável.

Plantio e Cuidado:

O melhor solo para o cultivo de árvores cítricas saudáveis ​​é um solo pouco ácido e à base de sedimentos (o que significa 2: 2: 1).

Elas também gostam muito de umidade no ar – até 50% de umidade – mas você pode simular esse ambiente pulverizando-as com um borrifador de água regularmente. Deixe o solo secar completamente antes de regar.

Habitat:

Nenhuma surpresa aqui: plantas de frutas cítricas precisam de muita luz solar, 8 a 12 horas por dia. Coloque sua árvore no lugar mais ensolarado que você tem, melhor ainda se for uma sala com dupla exposição (sul e leste, por exemplo).

Veja no Vídeo mais Detalhes de Como Plantar Frutas: 13 Frutas Fáceis de Plantar! 

 

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3230