Além de serem inspiradores e bonitos, os rios servem como partes cruciais de seus ecossistemas locais. Suas águas fornecem hidratação e casas para uma grande variedade de criaturas vivas, e fornecem recursos necessários para os seres humanos também. Como tal, os rios moldaram a civilização humana desde o início dos tempos e permanecem marcos importantes até hoje!
Então, quanto tempo alguns dos maiores rios do mundo podem ficar? Hoje, vamos aprender sobre os 10 rios mais longos do mundo e classificá-los de acordo com quantos quilômetros de comprimento eles têm entre origem e delta. Também aprenderemos alguns fatos divertidos sobre cada um!
-
Rio Amur
Continente: Europa e Ásia
Espécies locais de vida selvagem: Kaluga
Localização de saída: Mar de Okhotsk
O rio Shilka e o rio Argun se unem para formar o majestoso rio Amur, que se dirige para o leste e depois se alimenta do Estreito do Tártaro. Os rios Sungari e Ussuri servem como seus principais afluentes, e é o terceiro maior rio sem represas do mundo. Muitas pessoas no Extremo Oriente da Rússia usaram o rio Amur como uma rota de comércio e transporte chave.
Você sabia?
O rio Amur também se chama Heilung Jiang, que se traduz em “Rio Dragão Negro”.
-
Congo
Continente: África
Espécies locais de vida selvagem: Elefante-da-floresta africana
Localização de saída: Oceano Atlântico
Além de ser um dos rios mais longos do mundo, o rio Congo também é o mais profundo em mais de 230 metros! Costumava ser chamado de rio Zaire quando a antiga República do Zaire era governada por Mobutu Sese Seko, e tem um grande número de rios afluentes que se alimentam dele. O Congo é o segundo maior rio do continente africano, e o segundo maior do mundo em termos de volume de descarga.
Você sabia?
O Congo compreende a maior rede navegável de hidrovias da África.
-
Rio da Prata
Continente: América do Sul
Espécies locais de vida selvagem: Golfinho la Plata
Localização de saída: Rio da Prata
Rio da Prata é incomum, pois é um pouco ambíguo em termos de classificação. Dependendo do tipo de critério que você usa, ele pode ser considerado um rio, um golfo, um estuário, ou até mesmo um mar marginal. Com base em sua localização, ele serve claramente como o estuário dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Rio da Prata também é um dos rios mais amplos do mundo!
Você sabia?
O golfinho de La Plata é o único tipo de golfinho do rio que vive em oceano salgado ou águas estuarinas.
-
Rio Ob
Continente: Europa e Ásia
Espécies locais de vida selvagem: Carcaju
Localização de saída: Golfo de Ob
Os rios Biya e Katun se originam nas Montanhas Altai e fluem juntos para formar o rio Ob. O rio Ob é um dos três grandes rios da Sibéria, todos os quais desádicos para o Oceano Ártico, e também é o estuário mais longo do mundo. Este rio também é uma fonte de oportunidade econômica, apesar de estar cercado em muitas áreas por terras estéreis.
Você sabia?
O rio Ob abriga mais de 50 espécies de peixes e é uma fonte fundamental de hidroeletricidade.
-
Rio Amarelo (Huang He)
Continente: Ásia
Espécies locais de vida selvagem: Veado Sika
Localização de saída: Mar de Bohai
O mundialmente famoso Rio Amarelo tem origem nas Montanhas Bayan Har e flui por nove províncias, tornando-se o segundo rio mais longo da China. Este rio tem sido referido como o berço da civilização chinesa, e flui por algumas das cidades mais antigas da China. O rio deve sua cor e nome aos sedimentos loamy, finos que matizam suas águas.
Você sabia?
O folclore antigo diz que o Rio Amarelo fluiu do céu e estava conectado à Via Láctea.
-
Rio Yenisei
Continente: Europa
Espécies locais de vida selvagem: Esturjões sterlet
Localização de saída: Mar de Kara
O rio Yenisei possui muitos afluentes, com o rio Selenga contribuindo com o maior volume de água. 55 espécies diferentes de peixes nativos vivem no rio Yenisei, incluindo duas espécies totalmente endêmicas: Gobio sibiricus e Thymallus nigrescens. Este rio no sentido norte flui através da Sibéria central e desempenhou um papel importante no desenvolvimento de antigos estabelecimentos tribais, bem como infraestruturas econômicas modernas.
Você sabia?
Navios fluviais como o SS Nikolai foram trazidos pela primeira vez através do Mar de Kara para o rio Yenisei em 1864.
-
Rio Mississipi
Continente: América do Norte
Espécies locais de vida selvagem: Castor
Localização de saída: Golfo do México
O Mississipi é famoso por seu grande comprimento e ecossistemas prósperos, e é dividido em três seções: o Alto Mississippi, o Mississippi Médio e o Baixo Mississipi. O rio tem origem no Lago Itasca e é modificado por 43 barragens entre sua origem e St. Louis, Missouri. O rio também toca ou passa por 10 estados diferentes ao longo de seu caminho!
Você sabia?
Leva aproximadamente 90 dias para uma única gota de água viajar toda a extensão do Mississipi!
-
Rio Yangtzé
Continente: Ásia
Espécies locais de vida selvagem: Jacaré chinês
Localização de saída: Mar da China Oriental
O lindo Yangtzé é o maior rio da China, e o rio mais longo do mundo que flui inteiramente dentro de um único continente. Também abriga uma variedade de espécies fascinantes da vida selvagem, incluindo o jacaré chinês. O jacaré chinês é endêmico e exclusivo do rio Yangtzé, e se assemelha muito ao jacaré americano, mas menor. O Yangtzé também é extremamente importante para o povo da China, gerando quase 20% do Produto Interno Bruto da China.
Você sabia?
A Represa dos Três Desfiladeiros, localizada no Yangtzé, é a maior usina hidrelétrica do mundo.
-
Rio Amazonas
Continente: América do Sul
Espécies locais de vida selvagem: Peixe-boi amazônico
Localização de saída: Oceano Atlântico
O Rio Amazonas é conhecido por seus arredores acidentados e ecossistemas repletos de vida selvagem. Na verdade, muitas das espécies locais de fauna e flora ainda não foram identificadas! Das espécies identificadas e classificadas, 8.000 são insetos – e algumas delas são altamente perigosas, como mosquitos que podem transmitir febre amarela. As 2.500 espécies de peixes na Amazônia também fornecem uma importante fonte de proteína para os moradores locais.
Você sabia?
O rio Amazonas foi nomeado em homenagem a um grupo de nativos liderados por mulheres ferozes que atacaram exploradores no século XVI.
-
Rio Nilo
Continente: África
Espécies locais de vida selvagem: Crocodilo
Localização de saída: Mar Mediterrâneo
O rio Nilo é o rio mais longo do mundo. É mundialmente famoso por sua duração e importância cultural, embora haja um nível justo de disputa sobre se o Nilo ou o Rio Amazonas é realmente mais longo. De qualquer forma, o Nilo é a principal fonte de água para o povo do Egito e do Sudão, e os direitos de uso sobre suas águas têm sido uma fonte de conflito local. O rio é formado por três correntes principais: o Nilo Azul, o Nilo Branco e o Atbara.
Você sabia?
A direção e a temperatura do fluxo do Nilo eram confusas para gregos e egípcios antigos.
Veja também outros artigos:
Como criar galinhas Os segredos simples para um grande rebanho no quintal!
Como preparar suas galinhas para o inverno
Confira também Dicas sobre receitas deliciosas feita com frutas da jaca.
Como plantar coentro em vaso? Cuidados e dicas Simples
Como Cultivar Alho-Poró Passo a Passo Confira!