Conheça o maior ninho de águias carecas já encontrado

Compartilhar

Conheça o maior ninho de águias carecas já encontrado

Como aves nacionais dos Estados Unidos, águias carecas são um dos pássaros mais conhecidos ao redor. São grandes aves de rapina que são generalizadas e abundantes em todo os EUA. Águias carecas são facilmente reconhecidas por sua aparência distinta e envergadura maciça.

No entanto, águias carecas também são conhecidas por criar o maior ninho de qualquer pássaro do mundo. Mas quão grandes ficam seus ninhos? Junte-se a nós quando descobrirmos o maior ninho de águias carecas já encontrado!

Sobre Bald Eagles

águia careca empoleirada na coluna

Águias carecas são águias marinhas do grupo da família Accipitridae, que inclui águias, falcões, pipas, harriers e abutres do Velho Mundo. Apesar de seu nome, águias carecas (Haliaeetus leucocephalus) não são realmente carecas. Em vez disso, seu nome vem de uma palavra mais antiga para “cabeça branca”.

Águias carecas são pássaros grandes com corpos castanhos escuros e cabeças brancas. Eles têm uma envergadura maciça que varia entre 1,70 m e 1,70 m e pesam qualquer coisa até cerca de 14 quilos. As fêmeas são geralmente 25% maiores que os machos.

Curiosamente, o tamanho das águias carecas corresponde à distância do Equador – com pássaros maiores sendo encontrados mais longe dele. O Alasca, em particular tem algumas das maiores águias carecas dos EUA.

Águias carecas vivem perto de grandes corpos de água onde a comida é abundante, e há muitas árvores para eles construirem seus ninhos. Os habitats incluem litoral, rios e grandes lagos.

Como águias carecas são tão grandes, elas precisam de árvores fortes o suficiente para apoiá-las e seus ninhos. Portanto, as águias carecas preferem árvores coníferas maduras ou de madeira localizadas perto da água.

Águias carecas são alimentadores oportunistas. Embora comam predominantemente peixes, eles também comem outras aves (particularmente aves aquáticas) e mamíferos como roedores, coelhos, lebres, castores e até veados jovens.

Águias carecas são pilotos fortes e podem atingir velocidades de cerca de 100 mph. Eles pegam peixes descendo e agarrando-os em suas garras e podem carregar peixes quase tão pesados quanto eles mesmos. Pássaros tão grandes quanto gansos do Canadá são atacados no meio do voo.

No entanto, pássaros marinhos que vivem em tocas, como mar de tesouras e petréis de tempestade são retirados de suas tocas e mortos. Águias carecas são tão notórias predadores de aves marinhas que muitas espécies voam instantaneamente para longe no momento em que vêem uma águia careca nas proximidades.

O maior ninho de águias carecas já encontrado

O maior ninho de águias carecas já encontrado tinha 20 metros de profundidade e 9,5 metros de largura

O maior ninho de águias carecas já encontrado tinha 1,80 m de largura e 20 metros de profundidade! Incrivelmente, também pesava cerca de 4.400 libras! Este enorme ninho foi encontrado em São Petersburgo, Flórida em 1963 e foi construído por um par de águias carecas.

Embora este ninho fosse um tamanho gigante, a maioria dos ninhos de águias carecas tem cerca de 1 metro de profundidade e entre 1,5 m de largura.

Às vezes, o ninho pode ser muito grande e muito pesado para a árvore, ou a árvore começa a morrer e é incapaz de suportar o peso do ninho mais. Se isso acontecer, então a árvore pode entrar em colapso sob o peso. Também pode acontecer se o ninho for mais pesado pela chuva ou pela neve.

No entanto, o tamanho gigantesco deste ninho levanta a questão de como ele conseguiu chegar a um tamanho recorde. A chave para a resposta é que é provável que tenha sido usado por muitos, muitos anos. Como águias carecas acasalam para sempre, elas geralmente voltam para o mesmo ninho todos os anos, a menos que o ninho seja destruído.

Na verdade, esta é a razão pela qual ninhos de águias carecas podem acabar em tamanhos tão gigantes! Todos os anos, águias carecas retornam ao ninho e adicionam entre um e dois pés de material novo ao ninho. Isso significa que o ninho se acumula gradualmente ao longo do tempo.

O que faz um Ninho Adequado?

Como já mencionamos, águias carecas preferem madeira madura ou árvores coníferas para aninhar. As árvores mais comuns em que as águias carecas fazem ninho são árvores de algodão e pinheiros brancos. No entanto, carvalhos, aspens e abetos também são usados.

Apesar disso, não é apenas o tipo de árvore que é importante, pois há algumas outras coisas que as tornam adequadas para o ninho. Águias carecas gostam de fazer ninhos em árvores que lhes permitem ter boa visibilidade e estar perto de onde há muitas presas.

Portanto, na maioria das vezes, eles só fazem ninhos em árvores mais altas que 66 pés. Eles também gostam de árvores que têm uma estrutura aberta sem muita cobertura de dossel. Muitas vezes, ninhos podem ser qualquer coisa de 52 pés até 125 pés acima do chão.

O acúmulo de ninhos começa até três meses antes dos ovos serem colocados. Uma vez encontrado um local adequado para o ninho, tanto o macho quanto a fêmea ajudam a construí-lo, embora a fêmea geralmente recolhe os materiais.

O ninho é construído em direção ao topo da árvore usando uma mistura de grama, galhos, musgo e penas. Águias carecas também tendem a manter pequenos pedaços de vegetação fresca dentro e ao redor do ninho. Não é certo por que eles fazem isso, mas uma teoria é que mostra que o ninho está ocupado.

Além disso, penas ou pedaços macios de musgo e grama são usados para forrar o ninho em forma de tigela. Isso isola o ninho e evita que os ovos – e eventualmente os filhotes – caiam.

Nidificação

bebê águia e mãe
Águias carecas compartilham os deveres paternos e trazem comida para os filhotes até que sejam totalmente independentes.

Águias carecas colocam entre um e três ovos durante um período de três a seis dias. Novamente, ambos os pais compartilham os deveres de incubar os ovos. No entanto, o macho tende a ir caçar e fornecer comida enquanto a fêmea está fazendo ninho. Isso ocorre porque os machos são caçadores ligeiramente melhores do que as fêmeas, pois são menores.

Os ovos levam 35 dias para chocar com um dos pais permanecendo no ninho o tempo todo. Após a eclosão, os filhotes ainda permanecem na segurança do ninho por muitas semanas. Uma vez que os filhotes nasceram, tanto o macho quanto a fêmea os alimentam. Eles trazem comida de volta para o ninho e rasgam-na para os jovens comerem.

Filhotes de águia careca começam a voar depois de várias semanas no ninho e começam com voos curtos para frente e para trás. No entanto, eles não são plenos até terem cerca de 12 semanas de idade. Apesar disso, os pais continuam a alimentá-los por até 10 semanas depois de terem deixado o ninho até que possam aprender a ser totalmente independentes.

Embora os adultos não tenham predadores naturais, os predadores dos ninhos incluem guaxinins, ursos e gatos.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3230