Conselho Europeu Deve Aprovar Acordo Mercosul-UE em Dezembro
Início - Notícias e Tendências do Agro - Conselho Europeu Deve Aprovar Acordo Mercosul-UE em Dezembro
Brasília – O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, afirmou que o Conselho Europeu deve se reunir e dar a aprovação final ao acordo entre Mercosul e União Europeia até a metade de dezembro.
Segundo Mosca, a expectativa do governo brasileiro é anunciar o desfecho ainda neste semestre, abrindo “um processo extraordinário” de integração entre dois blocos que somam cerca de 700 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto conjunto de US$ 22 trilhões.
O diplomata destacou que o setor agroalimentar do Brasil tende a ser um dos principais beneficiados, graças à redução de tarifas para a entrada de produtos no mercado europeu. Ele descartou a possibilidade de “invasão” de mercadorias sul-americanas na Europa e disse esperar, ao contrário, aumento do fluxo de itens europeus — especialmente italianos — para os países do Mercosul.
O tema também foi abordado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que declarou nesta semana a intenção de assinar o acordo em 20 de dezembro. A fala ocorreu durante o painel “Perspectivas Econômicas com o Novo Acordo União Europeia e Mercosul”, no Lide Brasil e Itália Forum, em Roma.

Imagem: Ministério da Agricultura via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural