COP30 Consolida 120 Planos de Ação de 190 Países
Início - Notícias e Tendências do Agro - COP30 Consolida 120 Planos de Ação de 190 Países
A 30ª Conferência das Partes (COP30), encerrada em Belém (PA), oficializou 120 planos de aceleração elaborados com a participação voluntária de 190 países. Os projetos complementam as decisões formais negociadas pelas Partes e obtiveram consenso em 29 itens da agenda climática.
De acordo com a coordenadora-geral da Agenda de Ação da presidência da COP30, Bruna Cerqueira, trata-se do primeiro compilado global que organiza iniciativas alinhadas às deliberações de uma conferência do clima. O material foi estruturado em seis eixos temáticos:
- Energia, indústria e transporte;
- Florestas, biodiversidade e oceanos;
- Sistemas alimentares e agricultura;
- Cidades, infraestrutura e água;
- Desenvolvimento humano e social;
- Eixo transversal de financiamento, tecnologia e capacitação.
No eixo de florestas e posse da terra, a iniciativa global voltada à proteção de territórios registrou avanços. Foram antecipados US$ 1,7 bilhão em recursos, com possibilidade de atingir US$ 2 bilhões. Durante a conferência, o Brasil anunciou novas áreas demarcadas dentro desse compromisso.
Cada plano passou por uma análise baseada em 12 alavancas de implementação, que abrangem aspectos regulatórios, técnicos e de aceitação pública, a fim de identificar gargalos e acelerar a execução. O Global Stocktake do Acordo de Paris serviu como referência para avaliar o progresso das metas.

Imagem: Sergio Moraes via canalrural.com.br
Com o término da edição em Belém, o desafio é manter o ritmo nas próximas conferências. Turquia e Austrália, países que presidirão os próximos encontros climáticos, sinalizaram interesse em dar continuidade à estrutura construída na COP30.
Com informações de Canal Rural